O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.
Mafuá de Trens - Foto: Divulgação/Claudio Cretti

Mafuá de Trens – Claudio Cretti

A partir do dia 07 de agosto, os mineiros poderão conferir de perto as peças do artista brasileiro Claudio Cretti, na AM Galeria, em Belo Horizonte. Com curadoria do professor e crítico de arte, Agnaldo Farias, a exposição “Mafuá de Trens”, estará aberta ao público até o dia 11 de setembro, de segunda à sexta, das 12h às 19h. E, aos sábados, das 12h às 14h. A mostra é gratuita, mas as visitas precisam ser realizadas por agendamento, de acordo com os protocolos de segurança para prevenção do COVID-19.

publicidade

Cretti nasceu em Belém do Pará, mas é radicado em São Paulo, com mais de 30 anos de carreira e aborda artes com características bi e tridimensionais. Para sua primeira exposição na AM Galeria, serão apresentadas 13 esculturas recentes e 18 desenhos de uma série de 2003/2004. “Os desenhos são monocromáticos e fazem parte de uma pesquisa sobre os próprios desenhos da Tarsila do Amaral. Já as esculturas são compostas de diversos materiais distintos em textura, cores e formas ”, conta Claudio Cretti.

Com obras compostas por diversos tipos de objetos, Cretti ressignifica uma peça comum em algo ilusório, despertando assim a atenção do visitante. “Eu busco na coleta de materiais artesanais, indígenas e caipiras, algo curioso, encontrados em tudo quanto é lugar, e que podem se transformar. Costumo dizer até que essas obras são quimeras (monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente), por despertar em nós uma inquietação e curiosidade na tentativa de apreender todos os lugares imaginados possíveis que vem com cada trabalho”, destaca o artista.

Já Agnaldo Farias enfatiza o nome da exposição “Mafuá de Trens” em homenagem ao artista, “Ele é um caçador de trens. E o trem aqui, reflete a fala do mineiro. Já a palavra mafuá, que simboliza várias coisas juntas, deu super certo e mostra um pouco do que o visitante pode esperar da mostra”, comenta Farias. “Espero que as pessoas se sintam fascinadas com as obras e fiquem curiosas para entender que trem é esse!”, finaliza o curador.

Mafuá de Trens - Foto: Divulgação/Claudio Cretti
Mafuá de Trens – Foto: Divulgação/Claudio Cretti

Serviço

Exposição: Mafuá de Trens – Claudio Cretti
Data: 07 de agosto a 11 de setembro de 2021
Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte/MG
Horário: Segunda à sexta, de 12h às 19h. Aos sábados de 12h às 14h
Entrada: Gratuita
Agendamento: O agendamento pode ser feito pelos números: 31 3223-4209 e 11 99233-1138.
Curadoria: Agnaldo Farias

Sobre AM Galeria de Arte

Fundada por Angela Martins, a AM Galeria iniciou suas atividades em 1989, em Belo Horizonte, representando grandes escultores brasileiros, como Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos, Marcos Coelho Benjamin, entre outros.

A galeria tem o compromisso de realizar regularmente exposições de artistas consolidados na cena artística nacional. Assim como apresentar novos nomes da produção emergente de arte contemporânea brasileira, combinando diversos meios de expressão artística, como escultura, pintura, desenho, fotografia, vídeo e instalação.

Em 2018, sob a direção de Henrique Martins Modenesi, a galeria reabriu seu espaço em São Paulo, consolidando sua presença na cena artística brasileira, além do compromisso com o fomento da arte e cultura.

The event is finished.

Data

07 08 2021 - 11 09 2021
Expired!

Tempo

12:00 - 19:00

Custo

Grátis

Localização

AM Galeria de Arte
R. do Ouro, 136 - Serra, Belo Horizonte - MG, 30220-000
Website
http://amgaleria.com.br/
Categoria
Deixe uma resposta