Em 2025, o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Interlagos, celebra 85 anos de história, paixão e velocidade. O local foi inaugurado em 1940, tornando-se o símbolo máximo do automobilismo no Brasil.
A adrenalina do GP de Interlagos conquista fãs a cada edição, e esse entusiasmo também se reflete fora das pistas, já que casas de apostas confiáveis oferecem oportunidades de palpites em tempo real nas principais disputas da Fórmula 1. Pratique o jogo seguro.
O Autódromo de Interlagos surgiu para transformar a região, planejado pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson em 1920. Porém, após anos engavetado, o projeto saiu do papel na década seguinte e foi inaugurado oficialmente em 12 de maio de 1940.
Um ano antes, Manuel de Teffé liderou um grupo de pilotos para dar as primeiras voltas na pista e, em novembro daquele ano, o local foi aberto para receber alguns treinos.
Ao longo do tempo, o local passou por reformas visando atrair provas internacionais, inicialmente com a Fórmula Ford e, em seguida, a Fórmula 1.
GP de Interlagos na Fórmula 1
O primeiro Grande Prêmio do Brasil disputado em Interlagos foi em 1972, mas não valeu pontos para o Campeonato Mundial. O argentino Carlos Reutemann foi o vencedor.
Já em 1973, valendo pontos, Emerson Fittipaldi se tornou o vencedor com a Lotus e, ao vencer em 1974, se tornou o primeiro a engatar dois triunfos no circuito. José Carlos Pace, Niki Lauda e novamente Reutemann venceram em sequência, mas, em 1978, o GP do Brasil foi para Jacarepaguá.
Em 1979 e 1980, o GP retornou a São Paulo com dobradinha francesa, com as vitórias de Jacques Laffite e René Arnoux. De 1981 a 1989, a competição ficou longe do circuito, mas, ao retornar em 1990, com a vitória de outro francês, Alain Prost, não saiu mais de Interlagos, onde permanece até hoje.
Ao longo dos anos, o circuito já contou com cinco traçados diferentes, com o atual reformado em 2014. São 4,309 km e 15 curvas.
Entre os momentos lendários no local, poucos se comparam à vitória épica de Ayrton Senna, em 1991, quando o ídolo nacional superou problemas mecânicos para cruzar a linha de chegada em êxtase diante da torcida brasileira. Foi a sua primeira vitória em casa, marcada por muita emoção.
Já em 2008, Interlagos foi palco de um dos finais de temporada mais dramáticos da história. Felipe Massa cruzou a linha de chegada de Interlagos como campeão, mas ainda restava o complemento com a última volta dos pilotos.
O quarto colocado, Timo Glock, usava pneus para pista seca, mesmo com a chuva. Ele não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado por Vettel e Lewis Hamilton.
Com isso, o piloto inglês se tornou campeão mundial por um ponto de diferença, frustrando o público.
GP de Interlagos não contará com sprint em 2026
O Grande Prêmio de São Paulo, disputado no circuito de Interlagos, não terá corrida sprint pela primeira vez na temporada. Desde que o formato foi implementado em 2021, o país sempre esteve no calendário das etapas que incluem provas reduzidas de 100 km no sábado, antes da corrida principal no domingo.
Confira o calendário completo para a Fórmula 1 em 2026:
- GP da Austrália
- GP da China (Sprint)
- GP do Japão
- GP do Bahrein
- GP da Arábia Saudita
- GP de Miami (Sprint)
- GP do Canadá (Sprint)
- GP de Mônaco
- GP de Barcelona
- GP da Áustria
- GP da Inglaterra (Sprint)
- GP da Bélgica
- GP da Hungria
- GP da Holanda (Sprint)
- GP da Itália
- GP da Espanha
- GP do Azerbaijão
- GP de Singapura (Sprint)
- GP dos Estados Unidos
- GP do México
- GP de São Paulo
- GP de Las Vegas
- GP do Catar
- GP de Abu Dhabi
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







