Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Dicas essenciais para escolher sua chuteira do futebol do fim de semana

Dicas essenciais para escolher sua chuteira do futebol do fim de semana - Foto: Divulgação/Pexels

Dicas essenciais para escolher sua chuteira do futebol do fim de semana - Foto: Divulgação/Pexels

Após uma semana de muito trabalho, nada como aproveitar o fim de semana para jogar aquele futebol clássico com os amigos. A paixão pelo esporte transcende o amor pelos clubes, com muitos integrando essa atividade física em sua rotina e tirando um tempo do seu período de descanso para se divertir e suar a camisa.

Mas para quem quer comprar uma chuteira com desconto, vem aquela dúvida: como escolher o modelo ideal para a prática? No que você deve prestar atenção além do tamanho da chuteira? Conheça algumas dicas sobre o que avaliar nessa escolha no texto a seguir.

Peça por indicações de amigos

Se você está em dúvida sobre qual chuteira escolher, não hesite em pedir indicações dos seus amigos do futebol. As recomendações são sempre bem-vindas nesse momento de escolha, já que os outros podem relatar suas experiências com determinado modelo. Assim, torna-se bem mais fácil ter uma ideia geral sobre qual chuteira escolher.

Dê preferência para pessoas que tenham características físicas parecidas com as suas, além do estilo de jogo. Isso irá aumentar as chances de que você encontre a chuteira que se adeque melhor às suas necessidades. Entretanto, tenha muita atenção: não há um padrão de tamanho ou formato do pé, com você podendo se sentir confortável com uma chuteira que alguém falou que era ruim ou vice-versa. As indicações devem servir como guia para você orientar sua escolha, mas você não precisa levá-las ao pé da letra.

Preste atenção na superfície que irá jogar

Um conselho básico, mas que é essencial, é escolher uma chuteira que seja adequada para a superfície em que você pratica futebol. Assim, você deve escolher uma chuteira de futsal caso jogue em quadras de taco ou piso, chuteira society caso jogue em quadras de grama sintética e chuteira de campo para jogos em gramados naturais.

“Mas tem algum problema jogar com a chuteira de uma modalidade em outro tipo de piso?”. Tem sim. O uso inadequado aumenta os riscos de se lesionar durante a partida, indo desde o aumento de escorregões até o risco de torções e casos mais sérios.

Considere a posição em que mais gosta de jogar

Você sabia que hoje existem chuteiras mais indicadas para cada tipo de posicionamento em campo? A tecnologia delas evoluiu tanto que permitiu que esses modelos específicos atendessem as características mais importantes dos jogadores de cada faixa do campo.

Por exemplo, se você tem o costume de jogar como defensor, deve prestar atenção na estrutura da chuteira. Esses modelos apresentam costuras mais reforçadas e flexibilidade menor, o que permite mais firmeza em movimentos defensivos, como divididas e carrinhos.

As chuteiras para quem joga no meio de campo focam na versatilidade, sendo que os modelos arredondados garantem mais precisão para os passes e cruzamentos algo que qualquer volante ou armador deseja. Já as chuteiras dos atacantes costumam ser modelos mais alongados, flexíveis e leves, que garantem conforto, agilidade e precisão ao controlar e chutar a bola.

No caso da chuteira para quem joga em campo, vale lembrar da peculiaridade relacionada à qualidade do campo, algo que interfere nas travas dela. Quanto mais travas o modelo tem, maior será a mobilidade, enquanto o número menor delas garante mais estabilidade para o jogador. Já as chuteiras com travas de metal ajustáveis são uma boa indicação para jogar em campo molhado ou enlameado, pois o risco de deslizar é maior. Por sua vez, as travas de material plástico são recomendáveis para superfície seca, seja ela grama, seja terra.

Não abra mão do conforto

Em hipótese alguma você deve abrir mão do seu conforto. Além de proteger o pé do jogador, a chuteira deve fazer com que ele se sinta confortável para desempenhar as suas habilidades e ter uma boa performance. E isso não é possível se a chuteira estiver muito apertada, folgada ou não combinar com o seu passo. Além disso, não se deve trocar o conforto em razão de marketing, estética ou qualquer outro aspecto secundário.

Comentários
Sair da versão mobile