Um dos segmentos mais afetados pela pandemia do coronavírus em 2020, foi o esportivo. Diante da situação atual, muita gente se pergunta qual o cenário dos esportes em 2021.
Para responder a essa questão, é preciso analisar uma série de fatores, que vão desde o período passado de pandemia, até as previsões para os próximos meses.
Compreender o cenário dos esportes em 2021, que já começa a se “desenhar”, ajuda esportistas e profissionais da área a se prepararem para o que está por vir.
Cancelamentos e novas datas
A cada quatro anos, o maior evento do mundo esportivo acontece: as Olímpiadas. Em 2020, o evento estava marcado para acontecer em Tóquio, mas ganhou um ano de adiamento com a pandemia.
O cancelamento das Olímpiadas demonstra bem qual o cenário dos esportes diante de uma doença de proporções globais, algo único na história do evento.
Em 2021, a competição está confirmada, já que centenas de esportistas precisam colocar em prova o treinamento de uma vida inteira.
Outras competições importantes também foram canceladas. Esportes como Fórmula 1, tênis, pentatlo moderno e até atletismo, halterofilismo e natação tiveram suas provas canceladas.
Esses cancelamentos e tentativas de novas datas são formas que o mundo dos esportes encontrou para lidar com uma situação nunca vivida.
Negócios nos esportes
Ainda assim, alguns dos principais esportes conseguiram manter suas competições em dia, como é o caso do futebol, que é uma das modalidades que mais arrecada e faz negócios.
Até mesmo países que tiveram um lockdown controlado, como a Alemanha e a Inglaterra, mantiveram as partidas de futebol, ainda que sem a presença da torcida.
Nesse meio tempo, o direito desportivo também teve uma alta nos negócios realizados dentro do esporte. Trocas de jogadores de times, redução de patrocínios e a entrada de novos apoiadores movimentaram os bastidores e exigiram advogados especializados no assunto.
O cenário dos esportes em 2021
Embora algumas competições tenham suas datas adiadas, a tentativa de montar um calendário para diferentes modalidades mostra que há um esforço do segmento para manter a “normalidade” nas provas.
Além disso, as competições que estão acontecendo têm tomado uma série de providências para diminuir e evitar o risco de contágio da doença, como a proibição de torcidas e protocolos sanitários pesados para os atletas.
Todos esses cuidados não significam que competições, de todos os tipos e portes, têm garantia de realização. Recentemente, jogos da NBA foram adiados pela falta de esportistas nos times, que ficaram afastados pelo contágio da Covid.
Ainda assim, a tentativa de realizar jogos e competições mostra um cenário dos esportes em 2021 diferente do que tivemos em 2020, com um pouco mais de otimismo e controle.
A vacina como esperança
Outro item que impacta diretamente em um cenário dos esportes em 2021 um pouco melhor é o surgimento das vacinas, que já estão sendo aplicadas na população de vários países do mundo.
Na União Europeia, por exemplo, há a previsão de uma volta ao nível econômico pré-pandemia mais cedo, já que a vacinação está acontecendo em um ritmo acelerado.
E uma vez que a vacinação seja realizada, os atletas e o público em geral podem voltar a contar com os esportes em suas atividades de rotina.
Para as Olimpíadas, há uma pressão do governo japonês para que os atletas tenham a proteção antes de entrarem no país, o que garantiria que o sistema de saúde não entrasse em colapso.
Diante de todas as mudanças da pandemia, saber qual o cenário dos esportes em 2021 não é tão simples.
Aos fãs de esportes, cabe ficar na torcida para que tudo volte ao “normal” o mais rápido possível.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.