Já virou corriqueiro ligar a televisão, assistir a um jogo de futebol e avistar propagandas nos estádios que até pouco tempo atrás não estavam presentes nas arenas de todo Brasil e nas principais ligas do mundo.
Os chamados sites de apostas e de cassino online estão pouco a pouco dominando boa parte da publicidade presente nos estádios e esse efeito está longe de ser apenas uma mera coincidência.
Entendendo a força dos jogos online
A presença dos jogos de cassino e das apostas esportivas está presente na sociedade há séculos, mas o seu auge está sendo presenciado nos dias atuais. A globalização em massa da internet abriu um novo caminho para que esses segmentos atingissem níveis altos em cifras e popularidade por todo planeta.
Estima-se que só no Brasil o mercado das apostas online movimente bilhões de reais todos os anos, com esportes como futebol, basquete e futebol americano sendo as ligas mais procuradas pelos apostadores brasileiros.
Além dos esportes, que puxam o carro-chefe das apostas online no país, as apostas envolvendo entretenimento com programas televisivos — como Big Brother Brasil e A Fazenda — também estão se tornando cada vez mais comum.
Portanto, tamanha a força das apostas online, é natural com que as maiores empresas do ramo conectem suas respectivas imagens com os jogos de futebol mais populares em grandes países.
A presença dos sites de aposta nos estádios em números
Além dos fatores citados acima, a representatividade dos clubes importantes na mídia e as grandes audiências dos principais campeonatos do mundo fizeram com que companhias do universo das apostas esportivas e também do segmento de jogos de cassino online investissem milhões em publicidade no futebol mundial.
Desta maneira, essas empresas conseguem grande alcance em suas campanhas promocionais, como em bônus de boas-vindas nas apostas esportivas e nas ações de marketing de jackpots progressivos em cassinos online, por exemplo.
Na Premier League, primeira divisão do campeonato inglês e uma das ligas de maior prestígio do futebol mundial, 50% dos clubes da última temporada tinham contrato de publicidade com empresas de apostas esportivas e cassino online.Um exemplo é o West Ham, por exemplo, equipe de Londres que há aproximadamente 10 anos tem um site de apostas esportivas como patrocinador principal.
Influência das apostas esportivas no esporte brasileiro
Quem acompanha os canais esportivos já deve ter visto diversas propagandas sobre casas de apostas contendo esportistas famosos protagonizando suas respectivas publicidades e a lista dos famosos dos esportes que já realizaram esse tipo de trabalho não é pequena.
Para Rodrigo Giordano, CCO da agência Abille, que é responsável pela criação de um novo comercial de casa de aposta veiculado nos canais esportivos, a estratégia é sempre ter pelo menos um embaixador local de renome para promover a marca.
Além dos esportistas citados por Rodrigo Giordano, outros nomes conhecidos do esporte brasileiro já representaram diferentes marcas para sites de apostas esportivas, como Anderson Silva, Felipe Melo, Loco Abreu, Denílson e tantos outros.
Expectativa para o futuro é uma conexão entre as apostas e o esporte brasileiro
O maior número de anúncios e acordos publicitários de casas de apostas esportivas com o esporte brasileiro indica que o mercado de apostas nacional está em ascensão e essa curva ascendente não deve se estagnar para os próximos anos, visto que a força do segmento gera projeções otimistas para o futuro.
Com o trabalho de marketing sendo muito bem feito pelas principais empresas do ramo, além do grande número de pessoas com acesso à internet, muitos especialistas acreditam que as apostas esportivas online não deverão perder força no país, pelo menos nos próximos anos.
Contudo, o próximo passo dos principais sites de apostas esportivas que operam no Brasil é estender o nível da influência das placas à beira do gramado e do patrocínio na camisa para o naming rights nos estádios — algo que já é uma tendência no futebol europeu.