Por Dentro de Minas (MG)

Os eSports são realmente esportes?

Isso foi o me perguntaram quando eu estava me dedicando a um site chamado VulkanBet betting, onde usuários acompanham competições de jogos de videogame. De uma forma ou de outra, estes jogos possuem os seus valores e relevância. Felizmente, já tinha encontrado a resposta quando fui convidado para dar a minha opinião sobre o mundo do eSports.

Comparar o mundo virtual com atividade física parece contraditório, pois há argumentos consideráveis, os jogos, os seus critérios e pessoas que tenham tomado o tempo para se informar mais podem negar que eles são realmente esportes.

O gerente do clube do Vulkan Bet lida com o debate em seu trabalho. Através de uma pesquisa realizada com os dados das habilidades dos jogadores, horas de treinamento e estratégias, pode se concluir que elas não são diferentes de qualquer outro tipo de esporte. Além disso, ele argumenta com um relatório sobre a atividade física nesta área de jogos de videogame: “Um estudo realizado pela Universidade de Granada revelou que nos jogadores do League of Legends se manifestaram as mesmas substâncias estimulantes de qualquer atleta em demais esportes.”

Em janeiro deste ano, a Associação Coreana de e-Sports emitiu vários pedidos para que o Comitê Olímpico Coreano registrasse eSport como esporte olímpico de segundo nível, após aceito, a decisão foi anunciada pelo presidente, Park Yong-Sung, durante a conferência da Olympic Parktel em Seul em Janeiro de 2017. Graças a isso, as competições profissionais de videogame foram reconhecidas como um esporte verdadeiro.

E se falássemos da diferença entre esportes físicos e mentais? Para isso existe a Associação Mundial de Esportes Mentais, que criou seus próprios Jogos Mundiais no âmbito das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, em Pequim em 2008 e Londres em 2012. Esta organização é formada pelas federações de Xadrez, Damas, Pôquer, entre outros.

Em um jogo de League of Legends há regras como em qualquer outro esporte e também há talento e habilidades como qualquer outro esporte. Elena Peña González, jornalista especializada em esportes eletrônicos, destaca que “é necessários treinamento constante, persistência, habilidade, estratégia e capacidade de tomar decisões, além do trabalho em equipe que é difícil de ser realizado”.

Aprendi que os eSports têm seus treinadores, fãs, estratégias, preparamento tanto físico como mental de atletas. No entanto, é chocante que profissionais de esportes eletrônicos ainda não sejam considerados como atletas. Além disso, eles são considerados um esporte ativo e legal. Disputas entre equipes tem tornado o eSports cada vez mais popular e relevante.

A precisão dos jogadores, dedicação, rapidez, reflexos e estratégias são elementos essenciais para caracterizar o eSport como um esporte. Eles não exigem menos para o corpo do que qualquer outro tipos de esporte, como o bilhar, ténis de mesa e outros,  que são considerados esporte e o mais importante, o eSport têm uma característica básica comum que todo o esporte tem: a competitividade.

Comentários
Sair da versão mobile