Chegou a vez de Ouro Preto receber a Tocha Olímpica Rio 2016. A cidade, que chegou a ser a mais populosa da América Latina nos anos 1750, então chamada de Vila Rica na época da intensa extração de ouro na região, abriu o revezamento nesta sexta-feira (13). Inhotim e Itabirito também terão a passagem do grande símbolo do movimento olímpico até o final do dia. Neste trecho, oito condutores indicados pela campanha do Bradesco têm a oportunidade de carregar a chama.
Luiz Alberto Gomes participa de corridas de rua há 16 anos. Como membro da Associação de Corredores de Rua, idealizou e realizou a Meia Maratona Estrada Real que teve a sua 2ª edição em 2015. Além de atleta, desde jovem realiza um trabalho de divulgação da astronomia através de um projeto que ele chama de Semana da Astronomia. Por sete dias entre os meses de abril a junho, monta o telescópio em várias praças da cidade mostrando as belezas do céu aos curiosos que passam pelo local.
Luiz foi um dos condutores selecionados pelo Bradesco para conduzir a tocha em Ouro Preto, cidade localizada a 95 km da capital Belo Horizonte. “Certamente é um momento único, que pra mim é histórico. Participo com muito prazer, muita honra e estou muito orgulhoso”, afirmou.
Lourdes Aparecida dos Santos Fernandes também carregou a tocha em Ouro Preto. Maratonista, ela já conquistou diversas medalhas em provas nacionais e internacionais. Lourdes ainda atua como professora voluntária de educação física e concilia o tempo entre sua vida profissional e os treinos de corrida de rua.
“Trabalho como voluntária em um projeto que atende jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Fiquei feliz demais quando soube que havia sido escolhida para carregar a tocha. Era tanta felicidade que não cabia dentro de mim. Já tive uma experiência semelhante, quando carreguei uma tocha de um campeonato regional, mas essa é muito mais especial”, disse.
Além de Luiz Alberto e Lourdes, Humberto Nepomuceno também conduziu a tocha em Ouro Preto. Os outros selecionados a partir da campanha de indicação do Bradesco para carregarem a tocha nesta sexta-feira foram Amanda Oliveira, Douglas Rosendo, Maria de Lourdes Lopes Abreu e Thiago Pires, em Itabirito.
Sobre o Revezamento da Tocha Olímpica
O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer 327 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.