A Tocha Olímpica Rio 2016 continua desbravando o país e, nesta quinta-feira (12), conheceu a cidade natal de um dos grandes poetas brasileiros. Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade fechou o dia de revezamento, que ainda passou por Naque e Coronel Fabriciano. Ao todo, 13 condutores indicados pela campanha do Bradesco carregaram a tocha nos três municípios mineiros.
Geralda Figueiredo Soares, hoje com quase 70 anos de idade, dedica-se há décadas ao trabalho voluntário com crianças e adolescentes, através da Pastoral de diversas instituições e de outros trabalhos sociais e comunitários. Em 2006, criou um projeto no Bairro Santa Ruth, em Itabira (MG). Além de orientar e educar dezenas de crianças, o projeto oferece oficinas de judô, música, teatro e Informática.
Dona Geralda, como é conhecida, teve a honra de conduzir a chama olímpica na frente de um dos maiores símbolos de Itabira: a locomotiva. Drummond dedicou um poema à Maria Fumaça chamado “O maior trem do mundo”. Nele, o poeta descreve que os trilhos ligam sua terra natal a qualquer lugar do planeta. E Dona Geralda entendeu esse sentimento nesta quinta-feira.
“É um orgulho e uma sensação indescritível. Saber que você vai colocar seu nome na história mundial é muito importante. Até agora a ficha não caiu ainda. Eu estou segurando a tocha, mas ainda a ficha não caiu”, afirmou, emocionada, logo após completar o seu trajeto no revezamento.
Outro condutor selecionado pelo Bradesco em Itabira foi Clever Machado. Ele é um professor de educação física dedicado a desenvolver o esporte e o lazer na região. É exemplo esportivo para crianças, adolescentes e adultos da cidade. Desenvolve um trabalho de excelência junto às escolas e clubes em que trabalha. Além disso, criou um grupo de “Brincadeiras de Ruas”, em que, voluntariamente, oferece à comunidade uma oportunidade de reviver as brincadeiras de rua e, ao mesmo tempo, estimular hábitos saudáveis. Recebeu recentemente o título de Mérito Desportivo concedido na Câmara Municipal de Itabira.
Além de Dona Geralda e Clever, os selecionados a partir da campanha de indicação do Bradesco para conduzirem a tocha nesta quinta-feira foram Flamiani Amorim de Oliveira, em Naque; Alexandra Maria de França e Rudney Dias Nogueira, em Coronel Fabriciano; e Elizabeth Ferreira Silva, Marco Antonio Oliveira Santos, Alice de Oliveira Silva, Elias dos Reis de Lima, Mônica Maria Lage Silva e Vanderci Geraldo dos Santos, em Itabira.
Sobre o Revezamento da Tocha Olímpica
O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer 327 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.