Deu a lógica! Grande surpresa do Campeonato Mineiro 2016, a URT jogou fechadinha e buscando os contragolpes, se segurou bem, mas não o suficiente para evitar desta vez a derrota. O Atlético foi melhor, dominou boa parte do jogo e com paciência conseguiu derrotar a equipe de Patos de Minas por 2 a 0 na tarde deste sábado (23) no Independência. Os gols da vitória alvinegra foram marcados por Lucas Pratto e Rafael Carioca.
Com a vitória, o Galo garantiu a vaga na final do Mineiro mais uma vez e disputará a decisão do estadual pela 10ª vez seguida. Agora, o Atlético espera para saber quem será o seu adversário na final estadual. Cruzeiro e América se enfrentam neste domingo (24), às 16h, no Mineirão. O Coelho venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença que será finalista.
Apesar disso, o Galo deixa agora o Mineiro de lado e foca 100% em outra decisão que tem pela frente, as oitavas de final da Copa Libertadores 2016. Na próxima quarta-feira (27), o Atlético começa a brigar com o Racing-ARG, às 19h30, em Buenos Aires (ARG), por uma vaga nas quartas da competição sul-americana. Como se classificou em melhor situação na fase de grupos, o time alvinegro tem a vantagem de disputar o segundo jogo em casa. O elenco atleticano embarcar rumo à Argentina na próxima segunda-feira (25).
Ataque contra defesa
O primeiro tempo entre Atlético e URT foi de domínio alvinegro. O Galo pressionou na maior parte do tempo, mas faltou qualidade no passe e sentiu dificuldades em superar a boa marcação do adversário. Já o Pato se segurou como pode, esteve bem organizado defensivamente e procurou jogar nos contragolpes. Os visitantes jogavam por uma bola.
Como a URT está bem fechadinha atrás, o Atlético teve que insistir muito em jogadas aéreas. O time alvinegro sempre atacava pelos lados e cruzava bastante para a área. Em um desses lances, Dátolo cruzou pela esquerda e a bola bateu no lateral Alex Murici, os jogadores atleticanos pediram toque de mão, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro nada marcou.
A bola parada também era uma arma atleticana para tentar superar a marcação adversária. Júnior Urso tentou de cabeça e mandou para fora. Depois Dátolo cobrou falta pela esquerda direta para o gol, Follmann espalmou e Léo Silva quase aproveitou no rebote, mas o árbitro também já tinha apontado impedimento no lance. O Galo também tentou em chutes de longe, porém faltou mira.
Já a URT teve poucas chances, mas também não caprichou no passe. O placar acabou ficando igual na primeira etapa. A defesa levou a melhor sobre o ataque no primeiro tempo.
Água mole em pedra dura…
O Atlético continuou dominando o jogo, mas a URT foi se animando aos poucos e precisando da vitória começou a sair um pouco mais para o ataque. Mas a estratégia permaneceu a mesma, jogar fechadinha e buscando sair em velocidade nos contragolpes.
A URT deu alguns sustos no Atlético no início do segundo tempo. Primeiro, Carlos Magno arriscou de fora da área e a bola foi para fora com perigo. Depois, Ramos aproveitou escanteio cobrado por Leomir e desviou bem de cabeça, mas Victor fez boa defesa e não permitiu o gol da equipe de Patos de Minas.
Mesmo assim, o Galo seguiu melhor no jogo e continuava sem conseguir balançar as redes do goleiro Follmann. Em boa jogada de Robinho pela esquerda e cruzamento rasteiro, Pratto chegou de carrinho embaixo do gol e acabou mandando para fora. O velho ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” entrou em ação no Independência.
O gol finalmente saiu aos 27 minutos, quando Douglas Santos cruzou na área, a bola desviou no meio e Pratto pegou de primeira para marcar, a bola ainda bateu no travessão. A URT tentou buscar o empate e voltou a assustar o Galo em chute de Alex Murici, porém Victor apareceu bem de novo e fez boa defesa.
Após o gol, o técnico Diego Aguirre resolveu mudar a equipe e colocou sangue novo em campo. Ele tirou Dátolo, Robinho e Leandro Donizete, mandando a campo Clayton, Hyuri e Cazares. E deu certo. Hyuri entrou bem no jogo e participou da jogada do segundo gol. Aos 47 minutos, ele roubou a bola e passou para Pratto, o argentino rolou para Rafael Carioca na entrada da área e o volante bateu rasteiro no cantinho direito de Follmann para matar o jogo. Galo na final do Mineiro.
Veja a ficha técnica do jogo:
ATLÉTICO 2 X 0 URT
Motivo: 2º jogo da semifinal do Mineiro 2016
Data/horário: 23/04/2016, sábado, 16h
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (CBF) e Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF)
Gols: Lucas Pratto (ATL), 27min 2ºT, Rafael Carioca (ATL), 47min 2ºT
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Erazo e Leandro Donizete (Atlético); Marco Antônio, Carlos Magno e Mauro Viana (URT)
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Juan Cazares), Júnior Urso, Dátolo (Clayton) e Robinho (Hyuri); Lucas Pratto. Técnico: Diego Aguirre.
URT: Follmann; Alex Murici, Mauro Viana, Robinho e Rodrigo Crasso; Leandro, Ramos, Carlos Magno (Rafael Magalhães) e Marco Antônio (Leomir); Jonathan Balotelli e Kelvin (Gabriel Davis). Técnico: Ademir Fonseca.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.