Chances mínimas! O Atlético segue sem vencer na Primeira Liga 2016. Na primeira edição da nova competição, os mineiros não estão nada bem. Depois de perder em casa para o Flamengo na estreia, a equipe atleticana, que atuou com time misto assim como o adversário, perdeu por 2 a 1 para o Figueirense e agora só conseguirá se classificar com um milagre. Na partida realizada no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), Dudu, de pênalti, e Gabriel esteves garantiu a vitória dos donos da casa. Eduardo, que teve boa atuação, descontou para os atleticanos.
Com a derrota em Floripa, o Galo continua sem pontuar na competição e é o lanter do grupo C. Já o Figueirense é o segundo da chave no saldo de gols. Para continuar com pequenas chances de se classificar, o Atlético tem que torcer para que o confronto entre Flamengo e América do próximo dia 17, quarta-feira, tenha um vencedor. Se o duelo ficar empatado, os alvinegros mineiros estarão matematicamente eliminados.
Agora, o Atlético muda o seu foco e se concentra na segunda rodada do Campeonato Mineiro. Na próxima quarta-feira (10), o Galo receberá a Caldense reeditando o duelo que marcou a final da edição e 2015 do estadual. O jogo será às 21h45 no Independência. Será o primeiro jogo da equipe alvinegra no Horto em 2016. Além disso, os mineiros já começam a pensar na Libertadores, principal foco da temporada. A estreia pelo grupo 5 será no próximo dia 17, quarta-feira, diante do Melgar-PER, às 21h45, em Mariano Melgar, no Peru.
Pênalti polêmico; Galo melhor
O Figueirense começou melhor o jogo contra o Atlético, acertando o travessão e tentando se impor em campo diante de sua torcida. Os catarinenses até conseguiram abrir o placar. Porém, depois do gol, o Galo cresceu no jogo e passou a dominar a partida, mantendo a posse de bola e tentando achar um espaço na defesa adversária, que estava bem postada.
No embalo da sua torcida, o Figueirense começou em cima e quase abriu o placar aos 9 minutos, quando Guilherme Queiroz desviou de cabeça após escanteio e acertou o travessão do goleiro Victor, que ainda chegou a raspar na bola. Em seguida, o próprio Queiroz fez boa jogada e arriscou de fora da área, a bola foi para fora com perigo.
O gol catarinense acabou saindo pouco depois em lance polêmico. Aos 12 minutos, novamente Guilherme Queiroz apareceu bem no ataque e arriscou o chute, a bola bateu no braço de Edcarlos e o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou pênalti. Os atleticanos reclamaram muito, mas o gaúcho não quis saber de conversa. Dudu cobrou a penalidade com categoria e abriu o placar. 1 a 0.
Após levar o gol, o Galo passou a ter o controle do jogo e manteve sempre a posse de bola. Todo fechado, os catarinenses não davam muitos espaços para a equipe mineira. Aos poucos, o Atlético no toque de bola foi achando os espaços e chegando com perigo. Aos 21 minutos, Luan tentou de cabeça após escanteio e mandou para fora. Depois, aos 23, boa troca de passes, Mansur recebeu na esquerda e cruzou para Hyuri, que mandou de cabeça para fora.
O gol de empate atleticano parecia questão de tempo. A rede balançou aos 28 minutos, quando Hyuri aproveitou cruzamento de Pablo e marcou de cabeça. Mas o assistente apontou impedimento no lance e acertou, o atacante do Galo estava sim impedido. O velho ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” entrou em ação. O gol finalmente saiu aos 38 minutos, quando Dátolo cobrou escanteio pela direita e Eduardo marcou de cabeça. Tudo igual nos primeiros 45 minutos. 1 a 1.
Edcarlos falha; Figueirense garante vitória
O Atlético era melhor no jogo e chegou a acertar a trave do Figueirense no início da etapa final, mas novamente Edcarlos acabou falhando feio e acabou jogando um balde de água fria no torcedor atleticano. Depois do gol tomado, o Galo se perdeu em campo e caiu um pouco de produção. Aliás, as duas equipes voltaram a etapa final mudadas. Dodô entrou na vaga de Pablo. Já nos donos da casa, Gabriel Esteves substituiu Luan.
A virada atleticana quase veio logo aos 3 minutos, quando Eduardo apareceu bem no ataque após boa tabela com Dodô, o volante arriscou o chute da entrada da área e acertou o travessão. A bola não entrou por pouco. A exemplo do que aconteceu muito no ano passado, novamente a defesa do Galo acabou vacilando feio. Aos 9 minutos, Edcarlos se atrapalhou feio e facilitou a vida de Guilherme Queiroz, que avançou e cruzou rasteiro para Gabriel Esteves só completar. Aliás, 2 a 1.
O Atlético se desorganizou um pouco em campo após levar o segundo gol. Foi um balde de água fria para os atleticanos. Mesmo assim, o Galo continuou lutando e tentou buscar pelo menos o empate. Luan tentou de fora da área aos 20 minutos, mas mandou para fora. Nem com as duas mudanças restantes, Aguirre conseguiu mudar as coisas. Ele colocou o jovem Henrique e Carlos César nas vagas de Dátolo e Mansur.
O Galo teve chances no final para empatar a partida, mas não conseguiu aproveitar. Aos 40 minutos, Hyuri recebeu belo passe de Eduardo e pegou de primeira, mas Gatito Fernandez fez grande defesa e evitou o gol atleticano. Já, aos 46, Hyuri novamente apareceu bem no ataque e desta vez bateu para fora. Não teve jeito, outra derrota na Primeira Liga e chance de classificação quase nula.
Ficha técnica do jogo:
FIGUEIRENSE 2 X 1 ATLÉTICO
Motivo: 2ª rodada da Primeira Liga 2016
Data: domingo, 7 de fevereiro, às 17h
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Auxiliares: José Javel Silveira (RS) e Júlio Rodrigues Santos (RS)
Gols: Dudu (FIG), 14min 1ºT, Eduardo (ATL), 38min 1ºT
Cartões amarelos: Jesiel e Carlos César (Atlético)
Figueirense: Gatito Fernandez; Henrique, Nirley, Bruno Alves e Rodrigo Biro (Henrique Trevisan); Dener (Jaime), Jefferson, Bruno Dybal e Luan (Gabriel); Guilherme Queiroz e Dudu. Técnico: Hudson Coutinho.
Atlético: Victor; Patric (Carlos César), Edcarlos, Jesiel e Mansur; Eduardo, Lucas Cândido, Luan, Dátolo (Henrique) e Pablo (Dodô); Hyuri. Técnico: Diego Aguirre.
Por Bruno Muniz
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







