Frustante! Esse foi o sentimento do torcedor atleticano após a partida de estreia na Primeira Liga 2016. No reencontro com a sua torcida, o Atlético acabou derrotado pelo Flamengo em pleno Mineirão. Após dominar o jogo no primeiro tempo, os mineiros caíram demais de produção na etapa final e virão os cariocas gostarem do jogo. O peruano Paolo Guerrero, que estava um bom tempo sem marcar, fez os dois gols da vitória rubro-negra.
Com o resultado, o Flamengo sai na frente e o Galo atrás na chave da Primeira Liga, que também conta com América e Figueirense, que se enfrentam nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Independência. Caso a Liga continue, já que há ainda uma dúvida e só a primeira rodada foi 100% confirmada, o Atlético buscará a sua reabilitação na competição diante do Figueirense em Santa Catarina.
Agora, o Galo muda o foco e se concentra na estreia do Campeonato Mineiro. No próximo domingo (31), o Atlético vai encarar o Uberlândia, às 19h30, no Triângulo Mineiro. O Flamengo, em meio a atritos com a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), vai começar a sua caminhada no Carioca diante do Boavista no sábado (30), às 19h30.
Galo é melhor, mas não aproveita chances
O Atlético dominou o primeiro tempo contra o Flamengo no Mineirão, impôs velocidade e esteve bem postado na defesa. Os cariocas praticamente só finalizaram uma vez já no finalzinho em chute de fora da área de Guerrero, que pegou mal na bola e isolou. O Galo teve as melhores chances, porém pecou demais nas finalizações. O meia Giovanni Augusto não esteve com o pé calibrado nesta quarta.
As melhores chances alvinegras nos primeiros 45 minutos foram com o zagueiro Tiago e com meia Giovanni Augusto. Logo no primeiro minuto, Tiago aproveitou escanteio e desviou na cabeça no travessão. Depois aos 10, Pratto apareceu bem pela direito e cruzou rasteiro para o Giovanni Augusto, o meia de frente pro gol vazio acabou finalizando fraco, Gabriel apareceu e de carrinho salvou os cariocas. Depois, aos 27, Giovanni Augusto de novo apareceu na área e chutou à queima roupa, Paulo Victor fez grande defesa.
O Galo ainda teve outras oportunidades no primeiro tempo em chute colocado de fora da área de Dátolo, que saiu com perigo, e em cabeçada perigosa de Leonardo Silva após escanteio, que também foi para fora com um certo perigo. A ineficência atleticana nas finalizações deu o placar em branco na primeira etapa. 0 a 0.
Eficiente, Flamengo define na etapa final diante de Galo apagado
No segundo tempo, o panorama do jogo mudou. O Flamengo começou a gostar do jogo e a crescer ofensivamente. Já o Atlético esteve muito desligado, caiu muito de produção e também os jogadores pareciam sentir o cansaço. O Galo errou muitos passes e os cariocas souberam aproveitar.
Após um jejum grande sem marcar gols, o peruano Paolo Guerrero aproveitou as oportunidades que teve na etapa final. Depois de Everton e o próprio Guerrero desperdiçaram duas oportunidades, que resultaram em boas defesas de Victor, os gols começaram a sair. Aos 22 minutos, Marcelo Cirino fez boa jogada pela direita e rolou para Guerrero, que bateu de fora da área para marcar um belo gol. Depois, aos 42, o peruano recebeu totalmente livre na área e tocou na saída de Victor para selar o placar. 2 a 0.
O técnico Diego Aguirre mudou o time na etapa final, mas nenhuma alteração surtiu efeito. A primeira mudança foi a entrada do volante Lucas Cândido. Mesmo o time levando o primeiro gol, ele manteve a substituições tirando um meia ofensivo e colocando um volante. Lucas na vaga de Giovanni Augusto. Depois, apenas aos 30 minutos, ele voltou a aumentar a força ofensiva, mandando a campo Dodô e Pablo nos lugares de Leandro Donizete e Dátolo.
Em certo momento da etapa final, a torcida atleticana perdeu a paciência e começou a gritar ” eu quero raça, do time todo”. Logo depois continuou apoiando. Mas não teve jeito e o primeiro jogo em casa, o reencontro da torcida, acabou de forma amarga com derrota no Mineirão. 2 a 0.
Ficha técnica
ATLÉTICO 0 x 2 FLAMENGO
Motivo: Primeira rodada da Primeira Liga 2016
Data/horário: 27/01/2016, quarta-feira, às 21h45
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Nadine Câmara Bastos (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC)
Público e renda: 30.378. Renda de R$ 649.450,00
Gols: Paolo Guerrero (FLA), 22min e 42min 2ºT
Cartão amarelo: Tiago (Atlético)
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Dodô), Patric, Dátolo (Pablo) e Giovanni Augusto (Lucas Cândido); Lucas Pratto. Técnico: Diego Aguirre.
Flamengo: Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Éverton (Chiquinho); Gabriel (Marcelo Cirino), Emerson Sheik (Canteros) e Paolo Guerrero. Técnico: Muricy Ramalho.
Por Bruno Muniz
Newsletter do Atlético
Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Atlético.