Não foi o espetáculo que a torcida queria mas, no futebol, o que vale é a vitória e os três pontos. Assim, o Galo derrotou o Independente Del Valle por 1 a 0, no Independência, e assumiu a liderança isolada do Grupo 5 da Libertadores com seis pontos.
O gol que garantiu o segundo triunfo atleticano consecutivo na fase de grupos aconteceu logo aos três minutos. Pratto recebeu cruzamento de Marcos Rocha e, livre de marcação, bateu para o gol.
O Atlético fez uma bela exibição até os 30 minutos de jogo. O time era envolvente, pressionava os adversários que mal conseguiam sair do campo de defesa. O equatoriano Cazares era o destaque atleticano, ditava um ritmo forte com passes de primeira e muita velocidade.
No entanto, o ritmo de jogo caiu a partida da segunda metade da etapa inicial e o time não voltou com a mesma pegada para o segundo tempo. Aguirre sacou o garoto Cazares da equipe para a tão esperada estreia de Robinho. A torcida não entendeu a saída do jovem equatoriano e vaiou o treinador.
O Galo administrou o resultado a partir de então. Tentou manter a posse de bola durante a maior parte do tempo e deu campo de jogo para o Independiente Del Valle. Os equatorianos tiveram algumas oportunidades para empatar a partida. Porém, eles pararam nas intervenções do goleiro Vitor que impediu o empate com pelo menos duas boas defesas.
Liderança Isolada
Com o resultado, o Atlético é o único time do Grupo 5 com 100% de aproveitamento. São duas vitórias, seis pontos e a invencibilidade garantida nas primeiras rodadas da competição. O Independiente Del Valle ainda não venceu e aparece em terceiro lugar na chave com um ponto.
De olho no Estadual
Agora, o Atlético volta as atenções para a primeira fase do Campeonato Mineiro. O time de Diego Aguirre defenderá a liderança no final de semana longe de Belo Horizonte. No próximo sábado, o Galo vai a Patos de Minas encarar a URT. A bola vai rolar as 17h no Zama Maciel.
O jogo
O início de jogo do Galo no Independência foi fulminante. Com apenas três minutos, o artilheiro Lucas Pratto botou o alvinegro em vantagem no marcador. Marcos Rocha cruzou da direita e encontrou o argentino livre dentro da área. Ele só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes equatorianas.
O Atlético era senhor da partida. Tinha posse de bola, mandava no meio-campo, atacava pelos lados e sufocava os equatorianos. O Del Valle não conseguia sair da pressão atleticana e tinha dificuldades para levar a bola até o ataque. A bola mal chegou em Victor nos momentos iniciais.
Pressão total!
O Galo não tirou o pé do acelerador e a blitz continuava intensa pra cima dos assustados equatorianos. Aos 15 e aos 16 foram duas chances seguidas para ampliar a vantagem. Primeiro foi Douglas Santos que bateu cruzado e o defensor do Independiente tirou em cima da linha mandando para escanteio. Em seguida, após a cobrança, Leonardo Silva apareceu como elemento surpresa na área e cabeceou. A bola passou pertinho da trave direita.
Vitor!
Os equatorianos assustaram pela primeira vez aos 30 minutos. Cabezas entrou na área livre pela esquerda. Cara a Cara com Vitor, ele bateu para o gol e viu o goleiro atleticano salvar o empate.
A partir desse lance, o ritmo de jogo do Atlético diminuiu. Os equatorianos equilibraram a partida no meio de campo e diminuiram os espaços dos donos da casa no ataque. A defesa alvinegra apresentou algumas falhas e o primeiro tempo acabou com a vantagem mínima obtida nos minutos iniciais de jogo.
Um jogo diferente
O segundo tempo começou de uma maneira diferente. A pressão atleticana deu lugar a um Galo mais preocupado com o setor defensivo. O Independiente del Valle mudou o esquema, voltou com a marcação adiantada e tirou os espaços das principais peças de criação e velocidade dos donos da casa.
A primeira oportunidade de gol do Atlético aconteceu apenas aos nove minutos. Pratto recebeu pela direita, levou para a linha de fundo e cruzou para o meio da área. Livre, na marca do pênalti, Cazares furou e perdeu a grande chance de fazer o primeiro gol dele com a camisa alvinegra.
Robinho em campo!
Com o time mais lento, Aguirre promoveu a tão esperada estreia de Robinho com a camisa alvinegra. No entanto, a substituição nao agradou a torcida. O treinador sacou Cazares, que vinha fazendo uma boa apresentação.
O Atlético não repetia a boa apresentação do primeiro tempo e dava campo aos equatorianos. Aos 18 minutos, Vitor fez outra boa intervenção. Cabezas recebeu pela esquerda e bateu cruzado. O goleiro atleticano espalmou e evitou o empate.
Reforço na marcação
Aos 21, Aguirre trocou os volantes do time. Sacou Leandro Donizetti, amarelado, para a entrada de Júnior Urso.
Que susto!
Os equatorianos quase empataram o jogo aos 31. José Angulo fez bela jogada individual pela esquerda e encheu o pé. A bola saiu com perigo por cima do gol de Victor.
Com a torcida apreensiva, o Independiente gostou do jogo e se aventurou no ataque durante a partida final da partida. No entanto, o Atlético teve o lance mais importante. Caicedo derrubou Hyuri dentro da área. O árbitro não deu o pênalti e mandou tocar o jogo.
A partir desse lance, os jogadores do Atlético valorizaram a posse de bola, tentaram ficar a maior parte do tempo no campo de ataque e consolidaram os três pontos na Libertadores.
Em Santiago!
O Atlético só voltará a jogar pela Libertadores no dia 10 de março. O Galo vai a Santiago do Chile encarar o Colo Colo, no Monumental. O duelo que fechará o primeiro turno do Grupo 5 acontecerá às 21h45 (horário de Brasília).
ATLÉTICO 1 X 0 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Motivo: 2ª rodada do grupo 5 da Libertadores
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Ivan Nuñez (ARG) e Ezequiel Brailovski (ARG)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Marcos Rocha, Lucas Pratto, Leandro Donizete (ATL); Luís Ayala, Jefferson Orejuela, Arturo Mina (IND)
Gol: Lucas Pratto, 3min do primeiro tempo
Público: 20.851 torcedores Renda: R$ 1.244,430
Atlético – Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete (Junior Urso), Rafael Carioca, Cazares (Robinho) e Patric; Luan (Hyuri) e Lucas Pratto Técnico: Diego Aguirre
Independiente Del Valle – Daniel Azcona; Cristhian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Luis Ayala; Mario Rizotto, Jefferson Orejuela, Tellechea (Julio Ângulo) e Bryan Cabezas; Junior Sornoza (Gabriel Cortez) e Jose Ângulo Técnico: Pablo Repetto
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.