O técnico Paulo Bento não tem ideia do trabalho e do desafio que tem pela frente no comando do Cruzeiro no Brasileirão. Se o português assistiu a estreia estrelada no Campeonato deve ter acendido a luz de alerta logo na primeira rodada. Fora de casa, a Raposa esteve irreconhecível no Couto Pereira e perdeu por 1 a o para o Coritiba.
A coisa foi feia pra não dizer outra coisa. Em 90 minutos, o time treinador pelo interino Delamore deu apenas um chute a gol que não levou perigo à meta de Wilson. De resto foi um festival de passes errados, de burocracia e falta de competitividade.
Para se ter uma ideia, Fábio foi o melhor jogador em campo pelo Cruzeiro. Graças a pelos menos quatro grandes defesas que impediram que a derrota fosse pior na capital paranaense.
A boa atuação do capitão vai totalmente contra ao que produziu o restante do time. Especialmente o lateral direito Lucas e o volante Romero. Os dois, em lances isolados, foram expulsos de campo e atrapalharam o que já estava ruim.
Em consequência, o Coritiba, que também não fica atras na baixa qualidade, marcou o gol da vitória com Kléber Gladiador e conquistou os três primeiros pontos na competição. Foi pouco diante do quadro desenhado durante os 90 minutos e que não foi aproveitados pelos donos da casa.
O jogo
Em casa, o Coritiba começou a partida em busca do gol. Fábio foi acionado pela primeira vez as sete minutos. Após bom passe de Kleber, o lateral Dodô ficou cara a cara com o capitão celeste. Fábio fechou o ângulo e evitou o primeiro gol dos donos da casa.
A resposta estrelada veio aos 10 minutos. Pisano foi acionado pela esquerda e cruzou para a área. Élber apareceu como elemento surpresa e bateu de primeira. A bola passou a direita da meta de Wilson.
O jogo era muito brigado no Couto Pereira. A batalha pela bola ficou concentrada no meio de campo. Faltava criatividade para ambos os lados. Sobraram passes errados e os goleiros trabalharam pouco durante toda a etapa inicial. Para se ter uma ideia, em 30 minutos de partida, o time estrelado errou 20 passes e o Coxa 10.
Mudança no Cruzeiro
Sem efetividade no ataque, Delamore decidiu mudar o time para a etapa complementar. O técnico interino da Raposa sacou Allano e apostou em Douglas Coutinho para tentar aumentar a ofensividade da equipe.
Salva, Fabio!
Com um minuto, Fábio foi obrigado a fazer uma daquelas defesas sensacionais. Após falta cobrada pela esquerda, Juninho subiu mais do que a defesa e testou para o gol. O capitão celeste se esticou todo e evitou a abertura do placar para os donos da casa.
Pro chuveiro mais cedo!
Aos 22 minutos da etapa complementar, o Cruzeiro ficou com um homem a menos em campo. O lateral Lucas entrou de carrinho em Kléber, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso da partida. Na cobrança da falta, a bola foi cruzada na área e Fábio mais uma vez salvou o Cruzeiro.
Contra-ataque fatal!
Não demorou muito e o Coxa abriu o placar no Couto Pereira. Explorando o espaço deixado no lado direito da defesa estrelada, Vinicius cruzou na medida para Kléber que bateu de primeira sem chances de defesa para Fábio.
Romero fora
Aos 28, Romero perdeu a cabeça e pisou nas costas de Gonzalez que estava deitado no gramado. O árbitro viu e não titubeou: deu o vermelho. Aí ficou enterrada qualquer tipo de reação celeste na partida. Com dois homens a menos, a coisa ficou dificil no Couto.
Do outro lado, o Coritiba não conseguiu explorar a vantagem numérica e só teve uma grande oportunidade aos 43. Alan Santos cobrou falta pela direita e Fábio, com a mão trocada, fez mais uma bela intervenção.
Não havia tempo para mais nada e o Cruzeiro não tinha forças para conseguir o gol de empate. O Coxa também não foi eficiente e o resultado foi justo pois os donos da casa aproveitaram a chance para balançar as redes.
Nos embalos de sábado a noite
O Cruzeiro continuará na faixa nobre de sábado para a segunda rodada do Brasileirão 2016. Pela primeira vez em casa na competição, o time estrelado receberá o Figueirense. A bola vai rolar no Gigante da Pampulha, às 21h. Ja o Coritiba vai a Vila Belmiro encarar o Santos, domingo, às 11h, na Vila Belmiro.
CORITIBA 1X0 CRUZEIRO
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Couto Pereira
Data: sábado, 14 de maio de 2016
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima – (Asp. Fifa/RS)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Rafael da Silva Alves (Asp. Fifa/RS)
Pagantes: 6.028 Presentes: 6.426 Renda: R$ 143.630,00
Gol: Kleber, aos 25min do 2ºT (CTB)
Cartões amarelos: Kleber, aos 41min do 2ºT (CTB); Henrique, aos 13min, Lucas, aos 20min e 21min do 2ºT, e Leo, aos 42min do 2ºT (CRU)
Cartões vermelhos: Lucas, aos 21min, e Lucas Romero, aos 27min do 2ºT (CRU)
CORITIBA – Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Ruy (Leandro, aos 16min do 2ºT) e Cesar González (Thiago Lopes, aos 33min do 2ºT); Vinícius (Ortega, aos 41min do 2ºT) e Kleber Técnico: Gilson Kleina
CRUZEIRO – Fábio; Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero e Henrique; Elber (Bruno Ramires, aos 26min do 2ºT), Pisano (Ariel Cabral, aos 12min do 2ºT) e Allano (Douglas Coutinho, no intervalo); Willian Técnico: Geraldo Delamore
Newsletter do Cruzeiro
Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Cruzeiro.