O sábado, dia 02 de janeiro de 2016, é especial para a torcida do Cruzeiro. O clube celeste completa 95 anos e traça planos para um temporada bem melhor do que a anterior. Com o futebol profissional comandado por Bruno Vicintin, vice de futebol, e por Thiago Scuro, diretor de futebol, o time estrelado se reformula, rejuvenesce e passa por uma mudança planejada que deverá render bons resultados.
A primeira e significativa mudança foi no comando técnico da equipe. Mano Menezes aceitou uma proposta do futebol chinês e deixou o clube após comandar a reação celeste no Brasileirão 2015. Ao invés de procurar nomes desgastados no mercado, a diretoria apostou em Deivid como treinador em 2016.
Deivid chegou ao clube como auxiliar técnico de Luxemburgo. Fez um bom trabalho e chamou a atenção da diretoria que, após a saída do treinador, optou por contratá-lo como membro da comissão técnica fixa do clube. A boa performance do ex-atacante estrelado continuou na parceria com Mano.
Com a saída do experiente treinador e tendo o apoio do grupo de jogadores e também da diretoria, Deivid foi alçado ao posto de técnico principal para 2016. O trabalho dele já começou. Trouxe Pedrinho, ex-jogador, para ser auxiliar e deu continuidade ao processo reformulação do grupo de atletas iniciado em conjunto com Mano Menezes.
Deixaram o clube nomes tarimbados como Júlio Baptista, Charles, Ceará, Leandro Damião, Outro que está de saída é o zagueiro Paulo André que deve acertar a transferência para o Atlético-PR na transação que envolve a vinda de Bruno Coutinho para a Toca II.
Além do atacante do rubro-negro paranaense, o Cruzeiro terá mais reforços para 2016. A ideia da diretoria é trabalhar com um grupo mais jovem, sem apostar na contratação de medalhões. Não é atoa que o clube pretende anunciar um pacote de jovens atletas que reforçarão o clube na temporada. Nomes como Bruno Nazário (20), Sánchez Miño (25), Matias Pisano (24) e Gustavo Cuéllar (23) devem ser as novidades na Toca II nos primeiros dias de pré-temporada.
O goleiro Fábio, o zagueiro Bruno Rodrigo e os meio-campo Henrique e Ariel Cabral deverão formar o pilar de experiência do grupo para o ano. “Não pretendemos contratar nenhum jogador experiente. Nossa filosofia é trazer atletas mais jovens. Já temos um time montado, estamos terminando de equipar, e não tem nada de jogador experiente. Queremos jogadores bons”, explicou o presidente Gilvan sobre a montagem do elenco para 2016.
No mais é aguardar o início dos trabalhos em janeiro. A torcida está ansiosa para ver o time celeste em campo. Os desafios na temporada serão a Copa Sul-Minas-Rio, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o desafio do pentacampeonato brasileiro.
Newsletter do Cruzeiro
Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Cruzeiro.