Não deu! O Cruzeiro foi melhor em campo e criou mais chances claras de gols que o Palmeiras, porém pecou demais nas finalizações e acabou castigado com o empate na etapa final. O destaque foi Marcos Vinícius, que marcou o gol celeste e participou das principais jogadas do time. O paraguaio Lucas Barrios, que entrou no segundo tempo, acabou empatando o jogo após desatenção da defesa cruzeirense em jogada aérea. Empate ruim para os dois times, que ficam mais longe do sonho da vaga para a Libertadores 2015.
Com o empate em 1 a 1, o Cruzeiro manteve a incrível série invicta agora de 12 jogos sem derrota no Brasileirão 2015. O time celeste havia conseguido isso em 2003, quando conquistou a Tríplice Coroa, e em 2013 e 2014, quando foi bicampeão seguido do Brasileiro. Já o Palmeiras aumentou o saldo negativo e chegou a cinco jogos sem vitória.
O gosto do empate foi de derrota para o Cruzeiro. O time celeste agora é o sétimo colocado com 52 pontos, quatro a menos que o quarto colocado São Paulo, que ainda jogará na rodada. O Santos, quinto colocado com 55, também vai entrar em campo nesta rodada. A Raposa pode ficar sem chances matemáticas de conseguir a vaga no G-4, caso as duas equipes paulistas vençam as suas partidas.
A situação do Palmeiras no Brasileiro é ainda pior que a do Cruzeiro. O time alviverde é o nono colocado com 50 pontos e a chance de chegar ao G-4 é bem remota. A esperança dos palmeirenses é conseguir a vaga para a Libertadores 2016 na Copa do Brasil. Os paulistas vão disputar o título contra o rival Santos a partir da próxima quarta-feira (25).
O Cruzeiro buscará voltar a vencer e continuar sonhando com pelo menos um possível G-5 diante do desesperado Joinville no domingo que vem, dia 29, às 17h, no Mineirão. Já o Palmeiras terá pela frente o Santos no primeiro duelo da final na Copa do Brasil 2015. Os dois paulistas se enfrentam na quarta-feira (25), às 22h, na Vila Belmiro. Depois, o time alviverde receberá o desesperado Coritiba também no dia 29, porém às 18h, no Allianz Parque.
Vantagem celeste
O Cruzeiro esteve mais organizado em campo que o Palmeiras. O time paulista esquecia de se preocupar com a defesa e com isso dava muitos espaços para os mineiros. A Raposa jogava com muita inteligência e tranquilidade. A primeira boa chance do jogo foi celeste aos 8 minutos, quando Marcos Vinícius recebeu boa bola de Arrascaeta e chutou com perigo para fora.
As principais jogadas do Palmeiras eram neutralizadas pelo time celeste, que parece ter estudado muito bem o adversário. O Gol do Cruzeiro parecia se desenhar a cada minuto que passava. Aos 18 minutos, Arrascaeta recebeu cruzamento de Fabrício, ajeitou e tentou o chute, mas pegou mal na bola. Já, aos 20, não teve jeito. Marcos Vinícius recebeu na área, limpou bem João Pedro e bateu forte para marcar um belo gol. Festa celeste. 1 a 0.
A Raposa ainda teve chance de ampliar o placar pouco depois do primeiro gol. Aos 24 minutos, Willian recebeu Fabrício, ajeitou e finalizou para o gol, porém não pegou bem na bola e acabou mandando para fora. Com a desvantagem no placar. O Palmeiras procurou atacar e tentava incomodar os mineiros. Aos 31 minutos, Cristaldo recebeu na área após linda jogada e arriscou o chute, porém não chegou a assustar o goleiro Fábio.
O Cruzeiro teve uma chance incrível para ampliar o placar, mas o dia parecia não ser de Willian. O atacante recebeu boa bola cara a cara com Fernando Prass, ele chutou em cima do goleiro palmeirense e no rebote acabou não conseguindo bater direito para o gol. Apesar disso, o time celeste foi para o intervalo com a justa vantagem no placar. 1 a 0.
Marcelo muda bem; Cruzeiro bobeia e Palmeiras empata
O Palmeiras ameaçou começar a etapa final indo para cima, mas ainda sim era pouco efetivo. O Cruzeiro continuava neutralizando as principais jogadas adversárias. Aos 2 minutos, Cristaldo recebeu boa bola de Egídio e bateu forte de canhota, Fábio defendeu sem muitas dificuldades.
O Cruzeiro continuava mais organizado em campo e levando mais perigo ao gol adversário. Porém a Raposa abusava de perder chances incríveis de encaminhar a vitória. Aos 9 minutos, Marcos Vinícius continuava jogando bem e deixou Arrascaeta em boas condições para marcar, mas o uruguaio parou em Prass, que mandou para escanteio. No minuto seguinte, Bruno Rodrigo ficou com sobra de bola após escanteio e arriscou o chute, porém pegou mal na bola.
Com a desvantagem no placar, o técnico Marcelo Oliveira resolveu colocar alguns titulares no jogo. Ele mandou a campo o paraguaio Lucas Barrios e o jovem Gabriel Jesus nos lugares de Cristaldo e Allione respectivamente. E as alterações deram. Brilhou a estrela de Marcelo. O gol de empate veio aos 25 minutos, quando Egídio cruzou na área, a defesa celeste bobeou e Barrios subiu mais alto que os zagueiros para marcar. 1 a 1.
Pouco depois do gol, para piorar a situação da Raposa no jogo, o técnico Mano Menezes acabou expulso pelo árbitro Elmo Alves Resende Cunha por reclamação exagerada. O treinador celeste queria que o zagueiro Leandro Almeida fosse expulso por falta dura em Willian e além disso ficou insatisfeito pelo fato do juiz não ter deixado o atacante celeste voltar a campo mesmo estando pronto, deixando a equipe com 10 jogadores na hora do gol.
As mudanças no Cruzeiro não surtiram muito efeito igual as do Palmeiras. Marcos Vinícius, que estava bem no jogo, deu lugar a Alisson. Depois Arrascaeta deixou o campo para a entrada de Leandro Damião.
Quem não estava em um dia feliz era o atacante Willian, ele que já havia perdido gol incrível no primeiro tempo, continuava sem conseguir balançar as redes. Aos 32 minutos, Willian tentou de longe e obrigou Prass a fazer grande defesa. Já aos 41, o Bigode novamente apareceu cara a cara com Prass, assim como na primeira etapa, e novamente ele não conseguiu superar o goleiro palmeirense. Foi a gota d’água para que ele fosse substituído por Marquinhos. Mas não teve jeito, empate amargo em São Paulo e vaga na Libertadores de 2016 mais longe.
Veja a ficha técnica do jogo:
PALMEIRAS 1 X 1 CRUZEIRO
Motivo: 36ª rodada do Brasileirão 2015
Data/horário: 21/11/2015, sábado, 19h30
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Gols: Marcos Vinícius (CRU), 20min 1ºT, Lucas Barrios (PAL), 25min 2ºT
Cartões amarelos: Leandro Almeida e Mouche (Palmeiras); Arrascaeta (Cruzeiro)
Palmeiras: Fernando Prass; João Pedro, Nathan (Vitor Hugo), Leandro Almeida e Egídio; Thiago Santos, Arouca, Allione (Gabriel Jesus), Mouche e Kelvin; Cristaldo (Lucas Barrios). Técnico: Marcelo Oliveira.
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel e Fabrício; Willians, Henrique e Ariel Cabral; Marcos Vinícius (Alisson), Willian (Marquinhos) e Arrascaeta (Leandro Damião). Técnico: Mano Menezes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.