Decisivo! Assim tem sido o atacante Robinho com a camisa atleticana. Novamente, o atacante evitou a derrota alvinegra no Brasileirão. Em jogo difícil em Porto Alegre (RS) na tarde deste domingo (28), o Atlético arrancou o empate em 1 a 1 com o Grêmio nos minutos finais da partida. Depois de Luan abrir o placar no início da etapa final, Robinho deixou tudo igual já na reta final do jogo. Empate com gosto de vitória para os mineiros.
Com o empate no final, o Galo terminou a 22ª rodada do Brasileirão na 3ª posição com 39 pontos, um a menos que o vice-líder Flamengo e quatro a menos que o líder Palmeiras, ambos venceram na rodada. Já o Grêmio, que poderia até ultrapassar o Atlético na tabela, se manteve fora do G-4 e é o sexto colocado com 36 pontos.
Agora o Galo terá tempo para descansar e se preparar melhor para o próximo jogo. O Atlético só volta a jogar no próximo dia 7 de setembro, uma quarta-feira, às 19h30. O adversário será o Vitória no Independência. Diante da torcida, o time alvinegro buscará reencontrar o caminho das vitórias. Foram dois empates nos últimos dois jogos, um na Copa do Brasil e um no Brasileiro. Já o Grêmio jogará no mesmo dia, porém às 21h45, diante do Coritiba em Curitiba (PR).
Quase um ataque contra defesa
O primeiro tempo entre Atlético e Grêmio deixou um pouco a desejar em termos de qualidade técnica. O jogo foi mais de marcação e de poucas chances efetivas de gols. De qualquer forma, foi praticamente um ataque contra defesa. Os gaúchos buscaram o tempo todo o ataque, enquanto os mineiros se limitaram a defender. O time alvinegro não conseguiu sair em contragolpes, na maioria das vezes era só chutão para frente.
Em uma das poucas chances que teve, talvez até a única, foi em um contra-ataque armado por Maicosuel. O meia avançou bem e passou para Fred na esquerda, o centrovante atleticano lançou na direita para Pratto e o argentino sem ângulo acabou finalizando mal e facilou a defesa de Marcelo Grohe.
Apesar de ser superior na etapa final e atacar mais, o Grêmio também não foi muito efetivo no ataque. Os gaúchos pecaram na finalização. Algumas chances foram em chutes de fora da área, a maioria dos lances por cima do gol. O goleiro Uilson não fez nenhuma defesa muito difícil, a maioria firme e sem dificuldades. Em uma das poucas boas defesas, o jovem apareceu bem de soco após um cruzamento perigoso.
Além disso, a primeira etapa também foi marcada por muitos cartões. Os atleticanos foram os mais amarelados com três cartões. Já no lado gaúcho apenas um amarelo. De qualquer forma, placar em branco nos primeiros 45 minutos.
Craques decidem
O Atlético voltou para a etapa final mudado com Douglas Santos na vaga de Lucas Cândido. A mudança pouco mudou inicialmente. O Grêmio seguiu atacante e o Galo apenas se defendendo. A insistência foi grande dos gaúchos que o gol acabou saindo. Luan recebeu livre na área e acertou chute forte, a bola desviou em Ronaldo e encobriu o goleiro Uilson.
Em desvantagem no placar, o técnico Marcelo Oliveira resolveu então finalmente colocar mais qualidade em campo. Ele mandou Robinho a campo no lugar de Fred. A alteração acabou sendo importante, já que o atacante das pedaladas é hoje um dos principais jogadores atleticanos e mais uma vez decidiu.
Tudo foi se desenhando para que Robinho decidisse o jogo. Primeiro, o atacante recebeu livre na área e iria marcar o gol, porém o auxiliar apontou equivocadamente o impedimento. Mas depois, já no apagar das luzes, veio o gol heroico. Aos 41 minutos, Douglas Santos, que havia entrado no início da etapa final, apareceu bem pela esquerda e cruzou na medida para Robinho marcar na Arena do Grêmio. Tudo igual.
E o Galo ainda teve chance incrível de virar o jogo. O atacante Lucas Pratto recebeu livre na área, mas acabou finalizando para fora. A bola passou pertinho da trave. Uma chance impressionante. Mas a fase do argentino também não é das melhores. O placar não foi mais mexido no Sul.
Vale destacar também no jogo o goleiro Uilson. Apesar de não ter tido nenhuma atuação impecável, já que o Grêmio também não foi tão preciso nas finalizações, ele apareceu bem em lances importantes e não parece ter sentido a pressão de jogar na casa do adversário. O jovem goleiro fez duas boas defesas. Primeiro em chute de Bolaños na área e depois em batida de fora da área de Walace. 1 a 1 positivo para os mineiros.
Ficha do jogo
GRÊMIO 1 X 1 ATLÉTICO
Motivo: 22ª rodada do Brasileirão 2016
Data/horário: 28/08/2016, domingo, 16h
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima (SE)
Auxiliares: Ailton Farias da Silva (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE)
Gols: Luan (GRE), 7min 2ºT, Robinho (ATL), 41min 2ºT
Cartões amarelos: Wallace Reis, Walace, Miller Bolaños e Kannemann (Grêmio); Léo Silva, Lucas Cândido, Fred e Rafael Carioca (Atlético).
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Wallace Reis, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson (Guilherme), Maicon e Douglas (Ramiro); Miller Bolaños (Henrique Almeida) e Luan. Técnico: Roger Machado.
ATLÉTICO: Uilson; Carlos César, Léo Silva, Ronaldo e Fábio Santos (Romulo Otero); Rafael Carioca, Leandro Donizete, Lucas Cândido (Douglas Santos) e Maicosuel; Lucas Pratto e Fred (Robinho). Técnico: Marcelo Oliveira.
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em esporte.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.
Newsletter do Atlético
Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Atlético.