Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Fim de linha! Aguirre anuncia saída do Galo e revela já ter pedido para sair 20 dias atrás

Não deu certo! Assim foi a passagem do técnico Diego Aguirre no comando técnico do Atlético. Depois de não conseguir o título em três competições que disputou no início de 2016, Primeira Liga, Campeonato Mineiro e Libertadores, o uruguaio pediu demissão do cargo de técnico do clube alvinegro. A eliminação diante do São Paulo nesta quarta-feira (18) na competição sul-americana foi o capítulo final de sua trajetória discreta na equipe mineira.

Sem conceder coletiva, o técnico Diego Aguirre fez um pronunciamento junto com o presidente Daniel Nepomuceno na Cidade do Galo e anunciou a sua saída do Atlético. Sem responder perguntas da imprensa, o uruguaio revelou que já tinha pedido para sair do clube alvinegro há 20 dias atrás, mas foi convencido pelo presidente Daniel Nepomuceno a continuar até pelo menos o fim da Libertadores.

“Estamos aqui junto com Daniel (Nepomuceno) para comunicar que tomei a decisão de deixar o clube. O principal objetivo esportivo era a Libertadores, que não foi possível. Como vocês viram ontem, estamos fora. Acho que o momento esportivo é difícil para o clube, porque perdemos. É bom aliviar um pouco o Daniel e os jogadores, e talvez seja bom para eles continuarem por um caminho que acho que foi bom. Tivemos a tranquilidade que fizemos um grande trabalho. Estou muito agradecido ao presidente, ao (Eduardo) Maluf, a todos que trabalham aqui no clube, fundamentalmente aos jogadores, que tivemos um trabalho excelente. Futebol é assim, é ganhar, e às vezes temos que tomar decisões. Vinte dias atrás pedi para sair do clube, pedi ao Daniel, e ele pediu que eu ficasse e que tinha um jogo importante pela Libertadores com o Racing. Achei justo, mas pedi que falássemos que, quando acabasse a participação na Libertadores, e foi ontem. Tivemos uma reunião, um contato, uma coisa que decidi fazer. Mas reitero o agradecimento a todos. Tivemos uma experiência excelente com profissionais do mais alto nível, deixamos coisas importantes para o futuro do Atlético e, bom, tomando como parte do futebol. Agora é mirar para o futuro. Não sei se estou esqueecendo de alguma coisa, mas é isso que queria comunicar a vocês, agradecer o bom relacionamento que tivemos e nada mais”, disse Aguirre ao anunciar sua saída do Galo.

Depois de Diego Aguirre, foi a vez de Daniel Nepomuceno falar. Assim como o uruguaio, o presidente atleticano apenas falou sobre a saída do treinador sem responder nenhuma pergunta dos jornalistas. Nepomuceno confirmou o que foi dito por Aguirre, que foi procurado por ele nas oitavas da Libertadores e teve um pedido para sair do clube. Além disso, o mandatário alvinegro garantiu não ter procurado nenhum treinador ainda, elogiou Aguirre e agradeceu ao uruguaio.

“Em uma relação profissional, estamos nas horas boas e ruins. Desde quando começamos em dezembro, nosso relacionamento sempre foi muito bom. Nesse momento, que não é bom, temos que estar juntos e trabalhar com a realidade. Não tenho muito a dizer. Mas já tem algumas semanas que ele me procurou, já estávamos nas oitavas da Libertadores. Deixa a equipe vários ensinamentos. Treinador moderno, competente. É isso. Reunimos hoje e futebol, infelizmente, traz esses dias de encerramento de etapa. Não conversei com treinador nenhum. Quando tiver que acontecer, vai acontecer e vocês serão informados. Hoje não é uma tarde boa para os funcionários e os jogadores que sempre apoiaram o técnico. Quero agradecer o Diego (Aguirre) e a imprensa por terem vindo”, comentou Nepomuceno.

Os números de Aguirre no Atlético não são tão ruins. Em 31 jogos com o uruguaio no comando, o Galo vence 16 jogos, empatou sete e perdeu oito, um aproveitamento de 59,13%. Apesar da eliminação na Libertadores, o time alvinegro só sofreu duas derrotas na competição sul-americana. A primeira para o Independiente Del Valle por 2 a 0 no Equador, ainda na primeira fase, e a outra para o São Paulo por 1 a 0 no primeiro jogo das quartas de final.

Uruguaio deixa o clube com um título

O técnico Diego Aguirre foi anunciado como novo técnico do Atlético no final do ano passado. O anúncio foi feito pelo presidente Daniel Nepomuceno em seu twitter. O uruguaio começou seu trabalho no início da pré-temporada em janeiro. Ele acabou conquistando seu único título no comando técnico atleticano em seu primeiro mês no clube, foi campeão da Florida Cup, competição amistosa que contou com a participação de clubes como Corinthians, Internacional, Schalke-04-ALE e Bayer Leverkusen-ALE, entre outros.

Quem será o novo técnico?

O presidente Daniel Nepomuceno negou que tenha já procurado um novo técnico e não deu prazo para o anúncio do novo comandante. De qualquer forma, alguns nomes já são bastante especulados. O principal deles é o de Marcelo Oliveira, ex-jogador e treinador do Atlético. Alguns dias atrás, ele recusou uma proposta para voltar ao Cruzeiro, rival atleticano, porque teria um proposta do exterior. Outro nome especulado é o de Abel Braga, que só estaria disponível para acertar com outros clubes em agosto. Qual é a sua aposta?

De  Bruno Muniz

Comentários

Newsletter do Atlético

Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Atlético.

[contact-form-7 id="157734" title="Newsletter Atlético"]
Sair da versão mobile