Muito complicada! Assim está a situação do América no Campeonato Brasileiro 2016. O time alviverde voltou a vacilar no Independência e acabou sendo derrotado pelo Corinthians por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (29). Os paulistas se aproveitaram de dois erros americanos, além de um pênalti polêmico, para vencerem o duelo válido pela 12ª rodada. Os gols da vitória alvinegro foram marcados pelo paraguaio Ángel Romero e por Marquinhos Gabriel.
Com a derrota, o Coelho se afundou ainda mais no Brasileirão 2016 e é o lanterna isolado da competição com apenas oito pontos ganhos. O América viu a vantagem em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento aumentar para cinco pontos. Além disso, o clube alviverde tem o pior ataque da competição, com apenas nove gols marcados, e a pior defesa ao lado da Chapecoense, 20 gols sofridos. Ao contrário dos mineiros, o Corinthians vive bom momento e é agora o vice-líder com 22 pontos, perde apenas no saldo de gols para o líder Palmeiras.
O Coelho terá que buscar sua reabilitação no Brasileiro fora de casa, serão dois jogos seguidos longe de seus domínios. No próximo sábado (2), o América vai visitar o Atlético-PR, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Já o Corinthians terá um clássico nacional pela frente. Os paulistas vão receber o Flamengo no domingo (3), às 16h, na Arena Corinthians.
Corinthians melhor
O América não fez um bom primeiro tempo contra o Corinthians. O time paulista dominou boa parte do jogo e não foi a toa que acabou abrindo o placar com certa rapidez. O Coelho errou demais, voltou a falhar na defesa e sentiu novamente falta de qualidade em seu setor ofensivo.
O Corinthians abriu o placar em jogada de bola aérea. Giovanni Augusto cobrou escanteio na área, Balbuena ajeitou e e Romero livre completou para o gol. No lance, Leandro Guerreiro desatento acabou não saindo do lance e deu condições para o atacante paraguaio.
O América criou algumas poucas chances. Osman tentou de longe e mandou pra fora. Mas foi Alan Mineiro que perdeu uma grande oportunidade. Após bela jogada de Osman, Alan Mineiro recebeu na entrada da área em boas condições, mas acabou pegando mal na bola com a canela e isolou. Aliás, a maioria das finalizações americanas eram em chutes de longa distância.
O Corinthians teve outras boas chances de ampliar o placar. Luciano acertou o travessão, apesar do impedimento ter sido marcar no lance. Giovanni Augusto apareceu bem no ataque e chutou com perigo para fora. Vantagem paulista no primeiro tempo.
Coelho melhora, mas Corinthians define com pênalti polêmico
O América voltou melhor para a etapa final e chegou a pressionar o Corinthians em parte da etapa final. Os paulistas caíram de produção e já não dominavam mais as ações do jogo. Mas, assim como foi contra o rival Atlético, o Coelho pecou demais nas finalizações. Quando a fase não é boa, nada dá certo. O time alviverde acabou castigado depois com o segundo gol do adversário.
O Coelho buscou pressionar o Corinthians em busca do empate. Adalberto teve duas boas chances de cabeça após escanteios, nos dois lances a bola saiu por pouco. Danilo obrigou Cássio a fazer boa defesa após bom chute. Com a desvantagem no placar, o técnico Sérgio Vieira resolveu promover a reestreia de Gilson, que entrou na vaga de Danilo.
Um lance polêmico acabou sendo um balde de água fria para o Coelho. Após cruzamento na área, o árbitro Wagner Reway marcou pênalti de Adalberto em Luciano, um puxão de camisa. Os americanos reclamaram muito no lance e apontaram que o atacante corintiano antes da penalidade ajeitou a bola com o braço. Marquinhos Gabriel cobrou com categoria e praticamente definiu a vitória paulista.
O técnico Sérgio Vieira ainda tentou mudar o América mais uma vez, uma última cartada. Ele tirou Alan Mineiro, que novamente não jogou bem, e colocou em seu lugar o jovem Matheusinho. O América até tentou lutar no final, porém não conseguiu reagir. Mais uma derrota do Coelho e novamente em casa.
Ficha técnica
AMÉRICA X CORINTHIANS
Motivo: 12ª rodada do Brasileirão 2016
Data/horário: 29/06/2016, quarta, 21h45
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Gols: Ángel Romero (COR), 9min 1ºT
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Adalberto (América); Marquinhos Gabriel (Corinthians)
AMÉRICA: João Ricardo; Jonas, Alison, Adalberto e Danilo (Gilson); Leandro Guerreiro, Claudinei, Ernandes e Alan Mineiro (Matheusinho); Osman e Victor Rangel (Borges). Técnico: Sérgio Vieira.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho (Camacho (Willians)), Giovanni Augusto (Guilherme) e Marquinhos Gabriel; Romero e Luciano. Técnico: Cristóvão Borges.
Por Bruno Muniz
Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em esporte.pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Twitter e Facebook e pelo RSS.
Newsletter do América-MG
Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do América-MG.