Complicado! Assim está a situação de Cruzeiro e América no Brasileirão 2016. Em um confronto direto para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão 2016, os dois rivais ficaram no empate em 1 a 1 na tarde deste sábado (28) no Mineirão. Victor Rangel abriu o placar para o time alviverde no primeiro tempo e o uruguaio De Arrascaeta empatou já na reta final do segundo tempo.
Estreante da Raposa, o meia Robinho deu boa impressão na torcida celeste com direito a lindo passe que resultou no gol de empate do uruguaio De Arrascaeta. Já Juninho jogou por pouco tempo e não deu para a torcida americana ter alguma grande impressão.
Com o empate, Cruzeiro e América seguem sem vencer no Brasileirão 2016, ambos sofreram duas derrotas e tiveram dois empates em quatro jogos. Por isso os dois rivais continuam na zona de rebaixamento pelo menos até a próxima rodada. A Raposa é a 18ª colocada com 2 pontos ganhos e pode ir para a lanterna se Sport e Atlético-PR vencerem seus jogos. Já o Coelho é o 17º com a mesma pontuação.
Agora, Cruzeiro e América terão que buscar a reabilitação na próxima rodada e quem sabe finalmente conseguir as suas primeiras vitórias na competição para resgatar a confiança. A Raposa vai jogar fora de casa e enfrentará o Botafogo na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília. Já o Coelho volta para a sua casa e recebe a Ponte Preta na quinta-feira (2), às 19h30, no Independência.
A princípio, o Cruzeiro não teve nenhum problema no jogo contra o América em termos de lesões. Já o América ganhou uma nova preocupação. O lateral-direito Hélder saiu de campo sentiu uma lesão e Victor Rangel deixou o gramado mancando.
O jogo
O clássico entre Cruzeiro e América foi de uma certa forma equilibrado no primeiro tempo. A Raposa começou buscando o ataque e marcando em cima a saída de bola alviverde. Já o Coelho iniciou bem fechadinho e sempre tentando sair nos contragolpes em velocidade. As duas equipes, mesmo faltando qualidade técnica em alguns momentos, lutavam muito.
O Cruzeiro chegou com Arrascaeta, ele fez boa jogada e arriscou chute perigoso de fora da área, a bola foi para fora por cima do gol alviverde. O América respondeu com o lateral Danilo chegando bem pela esquerda e tentando o Chute, Fábio defendeu.
Apesar do bom início, as duas defesas novamente falharam. Primeiro, a zaga americana saiu jogando errado, Bruno Ramires roubou a bola e deixou Arrascaeta na cara do gol. O uruguaio tentou tirar João Ricardo com um toque de categoria, mas pegou mal na bola.
Depois foi a vez da defesa celeste vacilar e foi fatal. A zaga cruzeirense afastou mal uma bola, o lateral-direito Hélder pegou a sobra e jogou na área para Claudinei, ele ajeitou para Victor Rangel bater forte e abrir o placar. O camisa 9 americano novamente mostrou estrela em clássicos.
Com a desvantagem no placar, o Cruzeiro tentou impor uma pressão em cima do América, porém pecou demais nas finalizações. O atacante Willian teve três boas chances. Na primeira, ele apareceu na área pela esquerda e chutou forte, João Ricardo espalmou para escanteio. Depois, ele apareceu na pequena área e de frente para o gol, desviou de primeira e mandou para fora. Por fim, ficou cara a cara com o goleiro americano, que fez defesa sensacional.
Pressão e gol de empate no final
O Cruzeiro voltou para a etapa final pressionando o América. O time alviverde recuou demais, passou aperto no segundo tempo e acabou castigada. Já a equipe celeste lutou muito e por isso foi premiada no final.
Com a desvantagem no placar, o técnico Paulo Bento fez algumas alterações no jogo como a entrada de Douglas Coutinho no lugar de Federico Gino, além de promover a estreia de Robinho na vaga de Ariel Cabral.
Já o técnico Givanildo Oliveira teve que fazer algumas mudanças devido a problemas sentidos pelos jogadores. O atacante Victor Rangel deixou o campo mancando e deu lugar a Bruno Sávio. Já o lateral-direito Hélder sentiu uma lesão e foi substituído pelo zagueiro Roger.
As alterações celeste fizeram o time melhorar muito no jogo, principalmente a entrada de Robinho, que deu qualidade para o Cruzeiro no meio-campo. Já as mudanças alviverdes não surtiram muito efeito.
O atacante Willian seguiu perdendo chances na etapa final. Ele tentou duas vezes e parou em João Ricardo. A pressão celeste era grande, um escanteio atrás do outro. O atacante Riascos, que retornou de empréstimo e reestreou, quase marcou de cabeça após cruzamento de Bruno Ramires, mas a bola saiu por pouco.
O velho ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” entrou em ação no Mineirão. De tanto lutar, o Cruzeiro conseguiu arrancar o empate. O estreante Robinho deu lindo lançamento na área, De Arrascaeta pegou de primeira e acertou o cantinho direito de João Ricardo, que nada pode fazer. Tudo igual.
Após levar o gol, o América teve a chance de desempatar logo em seguida. Bruno Sávio apareceu livre no ataque, invadiu a área e arriscou o chute para boa defesa de Fábio.
Confusão no final
Nos últimos minutos de jogo, o clima esquentou muito nos bancos de reservas dos dois rivais. O técnico Paulo Bento e o técnico Givanildo Oliveira começaram a discutir muito, os jogadores precisaram intervir e a confusão foi grande. O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva expulsou os dois treinadores.
No final da partida, o Cruzeiro teve uma chance com Henrique, mas João Ricardo fez boa defesa. Depois, o América terminou o jogo no campo de ataque e teve uma última oportunidade em escanteio pelo lado direito, porém o lance não deu em nada. Empate amargo para os dois rivais no Mineirão.
Ficha técnica
CRUZEIRO 1 x 1 AMÉRICA
Motivo: 4ª rodada do Brasileirão 2016
Data/horário: 28/05/2016, sábado, 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA-PA)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Público e renda: 11.266 pagantes. Renda de R$ 283.562,00.
Gols: Victor Rangel (AME), 28min 1ºT, De Arrascaeta (CRU), 36min 2ºT
Cartões amarelos: Douglas Coutinho (Cruzeiro); Leandro Guerreiro (América)
CRUZEIRO: Fábio; Federico Gino (Douglas Coutinho), Léo, Bruno Viana e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Ramires e Ariel Cabral (Robinho); De Arrascaeta e Élber; Willian (Riascos). Técnico: Paulo Bento.
AMÉRICA: João Ricardo; Hélder (Roger), Artur, Sueliton e Xavier; Leandro Guerreiro, Claudinei, Rafael Bastos e Danilo; Tiago Luís (Juninho) e Victor Rangel (Bruno Sávio). Técnico: Givanildo Oliveira.
De Bruno Muniz
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.