Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

América quebra invencibilidade do Cruzeiro e abre vantagem nas semifinais

Caiu o último invicto do Campeonato Mineiro 2016. De nada adiantou todo o mistério feito por Deivid durante a semana. Sem apresentar um futebol sequer convincente, o Cruzeiro foi dominado pelo América e saiu do Independência derrotado por 2 a 0 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.

Méritos para Givanildo Oliveira. O técnico americano montou um bom esquema tático, anulou os homens de criação da Raposa e foi extremamente objetivo na hora de matar o jogo.

Os gols da boa vitória americana foram marcados um em cada tempo. A abertura do marcador ficou a cargo do zagueiro Adalberto. Depois de um primeiro tempo com poucas emoções, o time americano chegou ao gol aos 42 minutos. Após cobrança de falta, Suelliton desviou de cabeça e a bola sobrou para o zagueiro Adalberto que não bobeou e meteu para o fundo das redes de Fábio.

Aos 30 do segundo tempo foi a vez de Vitor Rangel. Bruno Rodrigo tentou cortar uma bola na intermediária mas ela sobrou para Pablo. O lateral avançou livre e serviu Vitor Rangel que, na cara de Fábio, fez o segundo gol para matar o jogo e garantir a vantagem americana no jogo de volta.

Coelho pode até perder

Mudou de mãos a vantagem na briga pela vaga nas finais do Campeonato Mineiro 2016. A boa vitória por dois gols de diferença no Independência deu ao América a possibilidade de até perder por um gol no jogo de volta que mesmo assim carimbará o passaporte. Para o Cruzeiro, só a vitória interessa. Para voltar a disputar as finais do Mineiro, a Raposa precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. O jogo de volta acontecerá no próximo domingo, dia 24 de abril, às 16h, no Gigante da Pampulha.

O jogo

O clássico no Independência começou com os dois times se estudando e o jogo concentrado no meio de campo. O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 13 minutos de jogo. Alisson arrancou pela esquerda e cruzou para Rafael Silva que não alcançou a bola.

Não valeu!

O Cruzeiro balançou as redes pela primeira vez aos 22 minutos. Mas não valeu! Após cobrança de falta da direita, Rafael Silva cabeceou para o gol. O árbitro parou o lance dando impedimento do ataque estrelado.
Poucos lances de perigo foram criados pelos dois times. O Cruzeiro tinha mais posse de bola porém tocava de um lado pro outro em busca de espaços para furar o bom sistema defensivo americano.

AMÉRICA NA FRENTE!

O América demorou para criar um bom lance de ataque e quando fez foi fatal. Aos 42 minutos, após cobrança de falta da intermediária, Suéliton desviou de cabeça , o zagueiro Adalberto se adiantou e bateu de primeira sem chances de defesa para Fábio. Um belo gol.

Esse foi o último lance de perigo da etapa inicial. O Cruzeiro até tentou a reação mas nao teve tempo suficiente para fazer pressão à defesa americana.

Mudança no Cruzeiro

Hora de correr atrás do prejuízo para o Cruzeiro. Deivid mudou o meio de campo e o esquema tático do time estrelado para melhorar a produtividade praticamente nula na etapa inicial. Saiu o argentino Ariel Cabral, amarelado, e entrou o meia atacante Élber. Em consequência, o Cruzeiro sai do esquema com três volantes e aposta na velocidade para furar o bloqueio defensivo americano.

Salva, Fábio!

Apesar da ofensividade celeste, quem levou perigo em dois lances consecutivos foi o América. Aos oito minutos, Rafael Bastos recebeu pela direita, limpou o lance e bateu cruzado. Fábio fez a defesa e, no rebote, Bryan bateu seco. Fábio se recuperou no lance e mandou a bola para escanteio. Após a cobrança, a bola chegou em Thiago Luiz que tentou encobrir Fábio mas acertou a trave direita da meta celeste.

Quase o segundo!

O Coelho teve outra chance de gol aos 27. Vitor Rangel recebeu dentro da área e tentou surpreende a defesa com um voleio. Atento, Fabio mandou para escanteio.

Contra-ataque mortal!

O América era melhor em campo e o segundo gol era questão de tempo no Independência. Ele aconteceu aos 30 minutos em um contra-ataque fulminante. Bruno Rodrigo tentou cortar lançamento no meio-campo e a bola sobrou limpa para Pablo avançar livre pela direita. Ele serviu Vitor Rangel que estava livre de marcação na área e só teve o trabalho de tocar no fundo do barbante da meta de Fábio.

O segundo gol foi um banho de água fria no Cruzeiro. O time já vinha mal em campo e piorou ao ver o América em vantagem e muito bem postado no setor defensivo. Sem esquema, o time celeste ia totalmente desorganizado para o ataque e nada produziu para tentar diminuir a vantagem do Coelho no Independência.

Olho na Copa do Brasil!

Na quarta-feira, dia 20 de abril, tanto América quanto Cruzeiro deixarão as semifinais do Mineiro de lado para focar na Copa do Brasil. Os dois estrearão na edição 2016 do torneio longe de BH. O Coelho vai até Campinas encarar o Red Bull. A bola rolará no Moisés Lucarelli às 19h30. Já o Cruzeiro viajará até Campina Grande, na Paraíba, para o duelo contra o Campinense. O duelo contra a Raposa paraibana começará as 21h45 (horário de Brasilia). Lembrando que vitória por dois ou mais gols de diferença fora de casa elimina o jogo de volta nesta fase do torneio.

AMÉRICA 2 X 0 CRUZEIRO

Motivo: jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte
Data: 16 de abril (sábado)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (Asp. Fifa/MG)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (CBF/FMF) e Magno Arantes Lira (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Tiago Luís, Sueliton e Claudinei (América); Lucas Romero e Ariel Cabral (Cruzeiro)
Gols: Adalberto, aos 42 minutos do 1º tempo; Victor Rangel, aos 30 minutos do 2º tempo

América – João Ricardo; Adalberto, Leandro Guerreiro e Sueliton; Pablo, Claudinei, Tony, Tiago Luís (Ernandes) e Bryan; Rafael Bastos (Danilo) e Victor Rangel (Borges) Técnico: Givanildo Oliveira

Cruzeiro – Fábio; Mayke, Leo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique e Ariel Cabral (Elber); Alisson, De Arrascaeta (Matías Pisano) e Rafael Silva (Allano) Técnico: Deivid

Por Cláudio Guimarães

Comentários

Newsletter do América-MG

Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do América-MG.

[contact-form-7 id="157749" title="Newsletter América"]

Newsletter do Cruzeiro

Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Cruzeiro.

[contact-form-7 id="157748" title="Newsletter Cruzeiro"]
Sair da versão mobile