As tecnologias digitais transformaram profundamente a vida no Século 21: da nossa relação com as informações e pesquisa até os métodos de trabalho e claro, também o entretenimento. No esporte a história não é diferente, e enquanto podemos encontrar exemplos mais explícitos como o avanço dos computadores e sistemas eletrônicos em carros de Fórmula 1, nem mesmo esportes mais “tradicionais” como o futebol escaparam das transformações da Era Digital.
Por sorte essas mudanças estão seguindo um caminho extremamente positivo e bem recebido pelos jogadores, equipes técnicas e torcedores. Em 2022, ano de Copa do Mundo, o conjunto de soluções tecnológicas no futebol está mais avançado do que nunca. Confira.
Consumo e streaming
Uma das transformações que merecem maior destaque dentro do mundo esportivo na última década foi a profunda transformação na maneira como os torcedores consomem as partidas. Se antes o padrão era assistir ao jogo ao vivo através da televisão aberta, através de uma antena ou receptor a cabo, e a opção premium era assinar um pacote com canais exclusivos que ofereciam qualidade relativamente semelhante, mas maior competência na entrega do vídeo, atualmente a transmissão através da internet via streaming promete ser a melhor e principal forma de assistir ao futebol.
Essa migração já foi notada por especialistas, como apontam os dados da ExpressVPN, e se aplica do futebol ao UFC e a tantos outros esportes. Em 2022 por exemplo, a transmissão oficial da Copa do Mundo no Catar através do aplicativo Globoplay ocorrerá em altíssima resolução e qualidade (4K) enquanto as operadoras de TV a cabo ainda estão tentando negociar os direitos de transmissão em HD. Uma vantagem considerável do streaming é sua acessibilidade: é possível instalar o aplicativo na TV inteligente, em um tablet, computador, ou smartphone. Assim, o problema de perder uma partida enquanto está no trânsito ou na fila do banco é resolvido.
Arbitragem eletrônica (VAR)
Outro conjunto de tecnologias que se tornaram notáveis para os torcedores – e gerou uma série de debates – foi o VAR, sistema de arbitragem eletrônica que busca auxiliar os juízes e assistentes na tomada de decisões durante uma partida.
Desde sua chegada em 2018, o VAR tem avançado e expandido suas capacidades. Formado por um conjunto de câmeras extremamente avançadas e capazes de capturar em uma alta taxa de quadros, o sistema gera imagens que são analisadas em tempo real por um software de mapeamento em 3D calibrado para cada campo e que reconhece a posição de cada câmera. Em uma sala especializada, uma equipe pode analisar as imagens em diversos ângulos, obter informações como velocidade relativa da bola, e aplicar efeitos de câmera lenta para averiguar com alta precisão cada lance. Isso ajuda a combater erros no apito de pênaltis, faltas, impedimentos, e até mesmo gols.
Para a Copa de 2022, no Catar, o VAR recebeu melhorias que aumentaram sua aplicação. Em conjunto com um sensor presente na bola, diversos sensores espalhados pelo gramado (além do sistema de câmeras tradicional) o sistema mapeará a posição de cada jogador e da bola no último momento em que um toque foi percebido, assim, o programa detectará o impedimento ou legalidade do lance mesmo antes que o árbitro tome sua decisão ou reconheça o acontecido. As promessas são partidas mais justas, com menos erros humanos e menos interrupções desnecessárias.
Jogo casual
Para finalizar, vale destacar que não são somente os profissionais dentro de um estádio que podem se beneficiar dos avanços nas tecnologias sem fio e câmeras. Para quem é fã de partidas casuais com os amigos, soluções de startups e aplicativos para smartphone oferecem recursos extremamente divertidos e avançados.
Um exemplo é o sistema Filma Eu, conhecido por sua aparição no reality show Shark Tank Brasil. A empresa age em parceria com clubes, quadras esportivas, prefeituras e outras organizações para instalar o sistema em uma quadra. Durante a partida, quando uma jogada incrível é realizada, um lance engraçado acontece ou uma possibilidade de vídeo viral é detectada, os jogadores podem apertar um botão e imediatamente ter o último minuto de vídeo enviado para seu smartphone. Esse recurso pode ser usado para publicações em redes sociais, treinamento e instrução, registrar memórias com amigos e muito mais. Outros concorrentes existem no mercado, oferecendo desde soluções mais complexas até opções caseiras mais baratas.
Alguns aplicativos para Android e iOS também oferecem uma proposta interessante para atletas amadores: usando a câmera do celular e inteligência artificial, o app detecta a postura do jogador e seus movimentos, e oferece uma série de informações como cálculo da trajetória da bola, músculos tensionados, correção para a postura, e dicas para melhorar o chute.
Essas e outras tecnologias continuam sendo continuamente desenvolvidas para manter cada vez mais atualizado o mundo do esporte, e o futebol é um grande exemplo de como a junção entre o mundo moderno e a tradição podem criar resultados incríveis.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.