Se tem uma coisa que não falta nesse Campeonato Brasileiro de 2020 é imprevisibilidade. Os jogos de hoje, no atual cenário nacional, comprovam que tudo está equilibrado e quem firmar uma certeza absoluta poderá quebrar a cara logo ali na frente. Uma mistura de coisas atípicas recheou a competição, e poderão surgir mais novidades ou surpresas quando apontarmos o campeão ao fim da temporada, um desfecho merecido para esse campeonato tão maluco.
Isso porque os times que estão firmes na disputa pelo caneco não vencem uma competição de nível nacional há muito tempo, e se formos levar em consideração apenas o Brasileirão, tem clubes que há décadas não sentem o sabor dessa conquista.
Começaremos pelo Internacional, atual líder do certame. O Colorado não vence o Brasileiro desde 1979, quando Falcão desfilava seu futebol encantador pelos gramados brasileiros. O time dos pampas gaúchos amenizou o jejum de títulos nacionais em 1992, quando venceu sua única Copa do Brasil, mas é pouco para um time de tanta história. Agora, o time chega com chances reais de tomar o topo do país e oferecer uma conquista nacional para suas novas gerações de torcedores.
Já o Atlético Mineiro, não vence o Campeonato Brasileiro há mais tempo. A última conquista foi no longínquo ano de 1971, tendo sido o campeão da primeira edição da competição com essa terminologia, pois antes o nosso conhecido Brasileirão era denominado Robertão. O Galo vem na cola do Inter de Porto Alegre, e Sampaoli promete lutar até o último pingo de suor para trazer essa taça para Minas Gerais. Nem mesmo o título da Copa do Brasil nesta década faz os torcedores esquecerem essas décadas de fila no Brasileiro.
Agora, em relação à situação do São Paulo, o Tricolor Paulista teve anos de ouro na década de 2000, papando um tricampeonato irretocável, mas os anos se passaram e a seca de títulos só aumenta no Morumbi. O torcedor São paulino é acostumado com conquistas e cobra da sua atual direção a volta da hegemonia nacional. O time está na cola do líder e tem chances reais de buscar o seu heptacampeonato.
Confira a lista de alguns dos maiores jejuns de título brasileiro:
Atlético Mineiro – 49 anos
Internacional – 41 anos
Coritiba – 35 anos
Sport – 33 anos
Bahia – 25 anos
Grêmio – 24 anos
Vasco – 20 anos
Athletico Paranaense – 19 anos
Santos – 16 anos
São Paulo – 12 anos