Redes Sociais

Atletismo

Em clima de Copa, Cross Urbano CAIXA tem etapa noturna no Mineirão, em Belo Horizonte

Prova será disputada neste sábado por mais de 1.200 competidores, com largada dividida em diferentes categorias

• atualizado em 15/06/2018 às 20:33

Cross Urbano CAIXA já movimentou Belo Horizonte no ano passado – Foto: Divulgação

O atletismo vai entrar no clima da Copa do Mundo de Futebol. A partir das 19h deste sábado (16), o Mineirão, em Belo Horizonte, recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Cross Urbano CAIXA, circuito de corridas conceito, que reúne competidores em diferentes categorias, divididos por faixa etária, com a oportunidade de correr dentro do estádio. A expectativa é da participação de 1.200 corredores.

Será a segunda etapa do Cross Urbano CAIXA nesta temporada 2018, que começou em Brasília (DF), no mês de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, e terminará em Fortaleza (CE), dia 1ª de setembro, na Arena Castelão. As provas são sempre disputadas nas arenas que foram sede da Copa do Mundo de 2014.

Conhecida como “A Corrida dos Estádios”, o Cross Urbano CAIXA transforma, por um dia, o local tradicionalmente voltado para o futebol em pista de atletismo, utilizando dessa forma o espaço das arenas para outros esportes.

A prova tem percurso de 6 km, com trechos dentro do estádio e em seus arredores. A largada é noturna, por categoria de idade. Uma oportunidade inédita para os participantes de correr nas arenas da Copa, assim como em suas proximidades, passando por túneis, passarelas, rampas, volta olímpica ao redor do gramado, arquibancada inferior e corredores.

“A expectativa é muito boa. A prova conta com uma forte presença das assessorias esportivas de Minas Gerais, bem como dos competidores em geral”, afirma Freddy Carvalho, idealizador do evento.

Sucesso entre os participantes – Competidores individuais, assim como várias assessorias esportivas, participam do evento, que é sucesso entre os participantes. Quem já correu, aprovou a experiência.

“Ano passado foi a primeira corrida Cross Urbano Caixa, aqui em BH, e nos surpreendemos com todo o evento. Levei minha família e todos amaram. Foi uma grande emoção correr no Mineirão, um percurso diferente de todos, e ainda poder ver o nosso vídeo sendo passado no telão enquanto corríamos. Vale muito a pena participar, kit top, corrida boa, diversão para toda família”, destaca a influenciadora e atleta Gabriela Oliveira.

“Para mim, foi sensacional em 2017. Este ano continuo com a mesma expectativa, pois trata-se de um evento bem diferenciado dos demais e isso gera uma grande expectativa”, afirma o influenciador e atleta Gustavo Alves. “Foi a primeira vez que fiz uma prova desse nível no ano passado. Amei! Desafiadora. E com companhias tops”, observa a atleta Tathyana Ribeiro.

Entrega de kits – A entrega dos kits para os participantes da etapa de Belo Horizonte será feita nesta sexta-feira (15), das 12h às 21h30, e no próprio dia da corrida, no sábado, das 10h às 15h, na Decathlon (Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1.495 – União).

Horário das Largadas
19h – 55 a 59 anos, 60 a 64 anos e acima de 65 anos (masculino e feminino)
19h15 – 50 a 54 anos (masculino e feminino)
19h25 – 45 a 49 anos (masculino e feminino)
19h35 – 40 a 44 anos (masculino e feminino)
19h45 – 35 a 39 anos (masculino e feminino)
19h55 – 30 a 34 anos (masculino e feminino)
20h05 – 16 a 24 anos e 25 a 29 anos (masculino e feminino)
20h55 – Cerimônia de Premiação

A etapa de Belo Horizonte do Cross Urbano CAIXA tem o patrocínio da Caixa, com apoio de Unimed, Decathlon, Hortifruti, Prats e Pizza no Galpão, com organização da Oprea Marketing.

Atletismo

Confira a agenda de corridas de rua em agosto em Minas Gerais

Há várias corridas no estado durante todo o mês de agosto

A capital mineira conhecida popularmente pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha  é um dos principais locais para a corrida de rua. Nesse pelo palco será contemplado por atletas da Meia Maratona Nacional da Advocacia, mas há vários outras corridas espalhadas pelo estado de Minas Gerais durante o mês.

O portal Por Dentro de Minas traz para você a agenda de corridas de rua (abaixo) que serão realizadas até o final do mês de setembro em Minas Gerais, onde são boas dicas para quem ainda não pratica atividades física e mesmo aqueles que já praticam e querem participar pela primeira vez de uma corrida.

Agenda
05/08 tem Meia Maratona Nacional da Advocacia – Pampulha – 21 km. Saiba mais sobre o evento.

05/08 tem Fit Day – Paraíso dos Coqueiros- Itaúna- MG

05/08 tem Corrida HF 15 anos – Lagoa Seca – Belvedere

11/08 tem Corrida e Caminhada Acad. Movel – Pista Cooper Tirol – 1,6, 5 e 10 km. Saiba mais sobre o evento.

12/08 tem Corrida e Caminhada Bem Hortfruti – Pampulha – 2, 5, 10, 14 km. Saiba mais sobre o evento.

15/08 tem Maratona Ecológica de Raposos – MG – 6, 21 e 42 km

15/08 tem Corrida 70 anos Paróquia São Sebastião – 5 km. Saiba mais sobre o evento.

19/08 tem Circuito das Estações Primavera – Pampulha – BH – 5, 10 e 21 km. Saiba mais sobre o evento.

19/08 tem Corrida Boníssima – Pça. Lagoa Seca – Belvedere – BH – 2, 5 e 10 km. Saiba mais sobre o evento.

26/08 tem Golden Run – Praça Nova Pampulha – BH – 21 km. Saiba mais sobre o evento.

26/08 tem Trail Run- Lavras Novas- MG – 7, 12 e 21 km. Saiba mais sobre o evento.

26/08 tem  Corrida de Santa Luzia – MG – 5 km. Saiba mais sobre o evento.

26/08 tem Corrida Apoio PF Contra Corrupção – Montes Claros – MG – 2, 5 e 10 km. Saiba mais sobre o evento.

26/08 tem a 8ª Corrida Rústica Indiana- Teófilo Otoni- MG – 3, 4, 10 km.

Benefícios da atividade física
A atividade física regulamente tem inúmeros benefícios em nosso corpo entre eles estão o melhor condicionamento no sistema respiratório, além de reduzir a obesidade e risco de AVC (Acidente Vascular Celebra), diabetes entre outros.

Em breve, confira um série de reportagens sobre atividades física, como se preparar, como manter as atividades física sem que haja preguiça.

Continua lendo

Atletismo

Mineirão tem muita festa e 1.200 participantes na segunda etapa do Cross Urbano

Prova foi disputada neste sábado (16) em clima de Copa do Mundo. Competidores elogiaram muito a corrida

Prova teve 1.200 participantes – Foto: Divulgação

A segunda etapa do Cross Urbano CAIXA, circuito de corridas conceito, teve festa, disputa e a presença de 1.200 competidores neste sábado (17) em Belo Horizonte (MG). Em clima de Copa do Mundo, a prova foi realizada no estádio do Mineirão, com muitos elogios dos participantes. No Masculino, o melhor tempo ficou com Thiago Vilela (V-Run), completando o percurso em 21min52seg. No Feminino, a mais rápida foi Silvia Suensson Paulino, no tempo de 26min21seg. Eles receberam troféus que são quadros, em azulejo, com moldura.

Conhecida como “A Corrida dos Estádios”, o Cross Urbano CAIXA transforma, por um dia, o local tradicionalmente voltado para o futebol em pista de atletismo, utilizando dessa forma o espaço das arenas para outros esportes. E, desta vez, em um momento em que todos estão voltados para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A prova teve largada noturna, em diferentes categorias – desde os 16 anos até acima dos 65 anos, no masculino e no feminino. Foram 6 km de percurso, com trechos dentro do estádio e em seus arredores. A corrida percorreu o Mineirão e as proximidades, passando por túneis, passarelas, rampas, volta olímpica ao redor do gramado, arquibancada inferior e corredores.

“A prova foi sensacional, perfeita, muito elogiada pelos competidores, desde a entrega dos kits até a chegada das diferentes categorias. A camiseta com manga longa, novidade desta temporada, fez muito sucesso entre os participantes. Além da medalha, todos foram recepcionados no final com frutas, água de coco, suco de laranja integral. Uma corrida ímpar, com volta olímpica no gramado. Todos elogiaram, também, o custo benefício da prova”, afirmou, satisfeito, Freddy Carvalho, idealizador do evento.

Foi a segunda etapa do Cross Urbano CAIXA nesta temporada 2018, que começou em Brasília (DF), no mês de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, continuará em Fortaleza (CE), dia 6 de outubro, na Arena Castelão, e terminará em 24 de novembro, na Arena Pernambuco, em Recife. As provas são sempre disputadas nas arenas que foram sede da Copa do Mundo de 2014, em uma oportunidade inédita para os competidores.

Continua lendo

Atletismo

Corredores mineiros entre os favoritos ao pódio da abertura do Circuito de Corridas CAIXA

Inscrições para participar da prova ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial até esta quarta-feira (9).

O chamado ‘fator casa’ é um diferencial favorável no esporte. Competir em ambiente conhecido e com apoio da torcida sempre se reverte em vantagem. Essa é uma das apostas do esquadrão mineiro que vai disputar a prova de abertura do Circuito de Corridas CAIXA neste domingo (13), no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte. São pelo menos 12 atletas na categoria Elite dos 10km, 10 no masculino e 2 no feminino, nascidos/radicados no estado ou defendendo um dos mais tradicionais clube de Minas Gerais, o Cruzeiro.

O mineiro Gilmar Silvestre Lopes vai em busca do bicampeonato em Belo Horizonte. Ano passado, também na abertura do Circuito de Corridas CAIXA, o corredor da equipe Cruzeiro/Profesp/Pref de Garanhuns venceu com o tempo de 29min56. Além do campeão, os cinco primeiro colocados da prova de 2017 estarão em ação: Wellington Bezerra da Silva (segundo colocado, com 30min10), Damião Ancelmo de Souza (terceiro, com 30min20), Valdir Sérgio de Oliveira (quarto lugar, com 30min26) e Gilberto Silvestre Lopes (quinto, com 30min28). Destes, o Cruzeiro/Caixa – que terá 8 atletas na Elite 10km – conta com Wellington, que é natural de Pernambuco; Damião, de Alagoas; e Valdir, de Minas Gerais. Gilberto também é menineiro, mas defende a equipe Pé de Vento, do Rio de Janeiro.

Outro corredor de Minas que chega com fome de vitória é Giovani dos Santos. Natural da pequena Natércia, cidade com cerca de 5 mil habitantes e distante 400km da capital Belo Horizonte, o atleta de 36 anos, e que defende a equipe de Pé de Vento, lidera o ranking dos 10km da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). No site da entidade, de acordo com atualização de 24 de abril, ele aparece no topo da lista dos mais velozes para a distância com o tempo de 30min06. Valério de Souza desponta em segundo nessa classificação, com 30min33.

Dennis Kemboi Bera Kusimbra é a ameaça estrangeira à festa brasileira que se arma no pódio da abertura do Circuito de Corridas da Caixa 2018. O queniano, da equipe Coquinho-Fila/Bioleve, vem de vitória na Meia Maratona de São Paulo, com o tempo de 1h05min02, quando bateu Giovanni dos Santos (1h05min28). Entre os melhores resultados internacionais mais recentes, apresenta o terceiro lugar na Monbasa-Kenya 10km, com 29min00, e quarto na Meia Maratona Kajiado– Kenya, com 1h03min20, ambos em 2017.

Feminino – Entre as mulheres, a argentina Marcela Cristina Gomez vai largar com o objetivo de Subir dois degraus no pódio da etapa mineira do Circuito de Corrida CAIXA. Em 2017, a atleta do Cruzeiro concluiu os 10km com o tempo de 36min09, atrás de Consolata Cherotich (35min38) e Joziane Cardoso da Silva (35min45), campeã e vice, respectivamente. A corredora ocupa o segundo lugar do ranking da CBAt para os 10km, com o tempo de 34min44 , e não terá a dupla de rivais pela frente em BH.

Em 2018, despontam como suas principais adversarias da argentina, a pernambucana Fabiana Cristine da Silva, quarta colocada na corrida de Belo Horizonte no ano passado, com o tempo de 36min41; e Adriana Cristina Luz Marçal, quinto lugar com 36min49. Adriana nasceu no Maranhão, mas está radicada em Belo Horizonte desde os 12 anos. Outras fortes competidoras são Camila Aparecida dos Santos, quarta colocada na lista dos melhores tempos para os 10km na CBAt, com 35min45; e a queniana Pamela Chemurgor Talam.

Ainda dá tempo de correr – Além dos atletas de elite, milhares de amadores estarão no Parque da Pampulha para a abertura do Circuito de Corridas Caixa. Ainda é possível garantir presença de forma antecipada pela Internet (www.circuitocaixa.com.br/#belo-horizonte) até esta quarta-feira (9). Depois, só é possível fazer a inscrição na entrega dos kits, que será na Loja Centauro do BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049 LJ 72/74 / CEP 30320-900 – Belvedere – Belo Horizonte) na sexta-feira (11) das 10h às 20h e no sábado (12) entre 10h e 17h.

Aniversário de 15 anos – Um dos mais tradicionais e importantes eventos esportivos do Brasil, o Circuito de Corridas CAIXA chega aos 15 anos em 2018. Quem ganha o presente são os milhares de corredores espalhados pelo Brasil, que terão a oportunidade de participar de 12 etapas ao longo do ano. Criado em 2004, já recebeu mais de 280 mil pessoas em provas por todo o Brasil, seguindo de forma ininterrupta no objetivo de apoiar os atletas brasileiros de elite e incentivar o esporte entre os amadores que buscam na corrida mais qualidade de vida.

“O Circuito de Corridas CAIXA está consolidado entre as provas de rua mais importantes do Brasil e chegar ao aniversário de 15 anos comprova sua relevância no cenário nacional. Importante ressaltar o quanto ter um patrocinador forte e que mantém o apoio por um longo período faz toda a diferença na solidificação de uma cultura de esporte, saúde e qualidade de vida no país. Por tudo isso, somos muito gratos à Caixa Econômica Federal por proporcionar essa oportunidade aos nossos corredores, tanto de elite como amadores”, declara Hélio Takai, diretor da HT Sports Marketing & Consultoria, responsável pela organização do evento.

Contando com a chancela das Federações Estaduais, a temporada 2018 do Circuito de Corridas CAIXA terá etapas em Uberlândia (19/05), Goiânia (03/06), Salvador (10/06), Campo Grande (01/07), Recife (29/07), Fortaleza (05/08), Porto Alegre (26/08), Ribeirão Preto (16/09), Curitiba (14/10), São Paulo (21/10) e Brasília (25/11), além de Belo Horizonte neste domingo. Entre as novidades, destaque para a inclusão da caminhada de 5km, o que torna as provas da CAIXA ainda mais democráticas.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Belo Horizonte tem a supervisão técnica da Federação Mineira de Atletismo.

Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa – 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa – 19/05 – Uberlândia
3ª etapa – 03/06 – Goiânia
4ª etapa – 10/06 – Salvador
5ª etapa – 01/07 – Campo Grande
6ª etapa – 29/07 – Recife
7ª etapa – 05/08 – Fortaleza
8ª etapa – 26/08 – Porto Alegre
9ª etapa – 16/09 – Ribeirão Preto
10ª etapa – 14/10 – Curitiba
11ª etapa – 21/10 – São Paulo
12ª etapa – 25/11 – Brasília

Continua lendo