Uma coisa que descobrimos ao iniciarmos os estudos sobre investimentos em geral é que, sem eles, é simplesmente impossível manter o seu poder de compra a longo prazo, em especial, no Brasil, onde a inflação sempre está presente em percentuais altos.
Mas, a gama de opções é grande e, assim, alguns investimentos podem passar despercebidos.
Este é o caso das criptomoedas, para muitas pessoas. Afinal, por serem um ativo razoavelmente novo, ainda há muita coisa que foge ao que os investidores se acostumaram e, assim, acaba sendo uma oportunidade perdida.
Por isso, trouxemos este artigo. Para que a sua conta de negociação de login na corretora ganhe mais uma poderosa opção de investimento.
É claro que também existem riscos associados, uma vez que se trata de um ativo de renda variável. Por outro lado, como sempre, se bem estudadas, as criptomoedas trazem características únicas que podem alavancar os seus ganhos em uma velocidade raramente vista.
Comecemos por uma breve descrição delas.
-
Definição do ativo criptomoeda
Criptomoedas são moedas digitais que utilizam tecnologia de criptografia para garantir a segurança das transações. Elas são descentralizadas e não são controladas por governos ou bancos. As criptomoedas têm características únicas, como privacidade e rapidez nas transações, mas também têm riscos, como volatilidade de preço e falta de regulamentação.
Nós falaremos mais dessas características únicas a seguir. Afinal, é importante entender os riscos e benefícios antes de usar ou investir nessa classe de ativo que, como você verá, pode guinar a lucratividade da sua carteira tanto para cima, como para baixo, em alta velocidade.
Vejamos a parte boa primeiro.
-
As vantagens de investir em criptomoedas
Embora seja possível elencar uma longa lista de vantagens, assim como de riscos, vamos nos concentrar nos benefícios mais decisivos, de forma que você tenha a exata noção do que elas podem oferecer, com o devido estudo para tomar as suas decisões.
-
#1 – Potencial de valorização
As criptomoedas são conhecidas por sua volatilidade, o que significa que seus preços podem subir rapidamente em curtos períodos de tempo. Isso oferece a oportunidade de obter retornos significativos sobre o investimento em tempo recorde.
-
#2 – Acesso a mercados globais
Criptomoedas são transacionadas online e podem ser negociadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem fronteiras geográficas. Isso permite o acesso a mercados globais e a oportunidade de diversificação em diferentes ativos digitais, com um leque de oportunidades muito mais amplo e consistente.
-
#3 – Descentralização e privacidade
Criptomoedas são descentralizadas, ou seja, não são controladas por governos ou bancos centrais. Além disso, muitas delas oferecem maior privacidade nas transações, protegendo a identidade do usuário, o que basicamente as tornam mais difíceis de serem taxadas ou limitadas por um governo ou entidade.
-
#4 – Agilidade nas transações
As transações de criptomoedas são geralmente rápidas e eficientes, sem a necessidade de intermediários financeiros. Isso pode reduzir os custos de transação e acelerar as operações financeiras. Uma grande exemplo disso é que não há limitações ou interrupções dessas negociações fora do horário bancário, o que ocorre com outros tipos de investimentos.
-
#5 – Diversificação de portfólio
Investir em criptomoedas pode ser uma forma de diversificar um portfólio de investimentos, adicionando um ativo digital com características únicas e independente de outras classes de ativos tradicionais, como ações e títulos de rendas fixas, entre outros.
Agora, o outro lado da moeda.
-
Os riscos em potencial das criptomoedas
Algumas das vantagens, a depender do cenário, podem jogar contra o investidor. Por este motivo, ressaltamos que é indispensável analisar a fundo cada uma das criptomoedas em que se pretende investir, a fim de usar suas características da maneira apropriada. Em outras palavras, para se obter bons lucros.
Eis tais potenciais perigos.
-
#1 – Volatilidade dos preços
O mercado de criptomoedas é conhecido por sua alta volatilidade. Isso quer dizer que os preços podem flutuar significativamente em curtos períodos de tempo. Esse efeito pode resultar em perdas substanciais para os investidores, nos momentos de oscilação de baixa.
-
# 2 – Falta de regulamentação
As criptomoedas são ainda relativamente novas e muitos países têm pouca ou nenhuma regulamentação específica para elas. Esse contexto pode levar a incertezas jurídicas e potencialmente afetar a proteção do consumidor, a segurança e a estabilidade do mercado.
Evidentemente, essa situação, aos poucos, tende a mudar no mundo todo. Entretanto, em se tratando de realidade atual, é mais um fator que tem de ser observado, sobretudo, para ativos de menor expressão e projetos mais novos.
-
#3 – Riscos de segurança
A segurança das criptomoedas depende da tecnologia de criptografia e da proteção de chaves privadas. No entanto, as ameaças cibernéticas, como hacks e roubos de carteiras digitais, podem resultar na perda total dos investimentos em criptomoedas.
E, quando contextualizamos isso junto com a falta de regulamentação que mencionamos, o cenário é de uma perda provavelmente permanente, sem nenhum tipo de proteção de órgãos ou de governos sobre o capital do investidor.
Com isso aprendido, você está pronto para estudar as opções e tomar melhores decisões.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.