O mundo digital tem ganhado força em diferentes mercados, e é claro que com o futebol não poderia ser diferente. Assim como já acontece na Europa há mais de uma década, os sites de apostas esportivas começaram a ganhar espaço na camisa dos clubes brasileiros. Uma prova disso é que todos os 20 times da Série A possuem algum acordo com empresas deste ramo. Vale um destaque para o futebol mineiro, com o Atlético sendo patrocinado por um dos maiores sites do mundo.
Esse momento é facilmente explicado pelo aumento do entretenimento digital no Brasil, que não está focado apenas nos sites de streaming ou nos jogos de videogame on-line. As apostas também estão ganhando espaço entre os brasileiros, o que aproximou as empresas dos clubes de futebol.
Durante o mês de agosto deste ano, a Série A do Campeonato Brasileiro finalmente viu 100% das equipes fecharem com um site de apostas como patrocinador. Isso aponta para o fato de que o ano de 2022 está consolidando o setor no futebol nacional.
Patrocínio das competições
Além de acordos com as equipes, os sites de apostas esportivas também estão começando a fechar patrocínio com as competições. Até mesmo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negocia com empresas do setor em busca de acordos financeiros chamativos.
São diversas as empresas do setor ganhando espaço no mercado do futebol. Por exemplo, o site da 1xbet é confiável e um dos mais conhecidos no ramo das apostas on-line, o que lhe rendeu o papel de patrocinador do Campeonato Mineiro, seguido por um acordo com o Paulistão. A plataforma possui mais de 400 mil usuários em todo o mundo e cotações de mais de 70 tipos diferentes de esportes. Além disso, oferece promoções e bônus de boas-vindas aos apostadores, bem como uma grande variedade de métodos de pagamento.
Clubes maiores se destacam
O foco dos sites de apostas também está nas equipes com mais títulos e com as maiores torcidas do futebol brasileiro. O Fluminense, por exemplo, foi um dos primeiros clubes a negociar com empresas do ramo, e atualmente possui um dos melhores acordos. Isso também aconteceu recentemente com o Palmeiras, o qual fez um acordo com a Betfair para patrocinar a sua equipe feminina de futebol.
Assim, a quantidade de sites de apostas interessados nas equipes de futebol só tende a crescer, uma vez que há variedade e as cifras são interessantes. Podemos dar o exemplo do Atlético Mineiro, que possui um acordo com a Betano, uma das maiores casas de apostas do país e do mundo. A divisão das demais equipes da Série A inclui outros sites de apostas conhecidos, como Betfair, Bwin e 888 Sports.
Dessa maneira, o futebol brasileiro torna-se cada vez mais integrado ao mercado digital, seguindo a tendência mundial do universo esportivo. Nos últimos anos vimos os serviços de streaming, como a HBO e a Star+, investirem na transmissão de jogos importantes, o que aos poucos diminui o domínio da televisão tradicional. Esse é o futuro da economia esportiva no Brasil e no mundo.