Pé direito! Foi assim que o Atlético estreou na Copa Libertadores 2016, literalmente com o pé direito. Em um jogo difícil fora de casa em Arequipa (PER), os mineiros superaram a altitude de 2.500 metros e derrotaram o Melgar-PER por 2 a 1 de virada no estádio Monumental Unsa. Aliás, a vitória atleticana foi marcada por dois golaços de Rafael Carioca, que acertou um chutaço de fora da área, e Patric, que recebeu na área, passou pelo goleiro e completou para o gol. Omar Fernández marcou para os peruanos.

Com a vitória, o Galo sai na frente no grupo 5 e é o líder com três pontos ganhos e um gol de saldo. Vale lembrar que os outros dois times da chave, o Independiente Del Valle-EQU e o Colo Colo-CHI, ainda vão se enfrentar nesta quinta-feira (18), às 22h45, no Equador. Agora, o Atlético volta a campo pela Libertadores na quarta-feira que vem, dia 24, quando estreará em casa diante do Independiente Del Valle-EQU, às 21h45, no Independência. Já o Melgar-PER pegará o Colo Colo-CHI no mesmo dia, às 22h, no Chile.
Apesar disso, antes do segundo duelo pela Libertadores, o Galo muda o foco para o Campeonato Mineiro 2016. O Atlético tentará se manter na liderança do estadual contra o Boa Esporte no domingo (21), às 17h, no Independência. A expectativa é de que neste jogo Robinho, Júnior Urso e Juan Cazares, os dois primeiros já estão regularizados na CBF e o segundo tem a chance de aparecer no BID até sexta-feira, possam fazer suas estreias oficiais com a camisa alvinegra.
Virada atleticana
O jogo entre Atlético e Melgar-PER começou bem movimentado no Monumental de Unsa. Melhor tecnicamente, o Galo teve suas oportunidades e teve a primeira grande chance do jogo. Mas foi os peruanos que acabaram abrindo o placar. Depois do susto, o time alvinegro não sentiu o golpe e conseguiu buscar a virada depois de desperdiçar várias finalizações.
Logo no início, Hyuri teve a chance de abrir o placar. Com muita técnica, Marcos Rocha deu um lindo passe para Hyuri, que bateu de primeira, mas a bola desviou na defesa e foi para fora. Apesar disso, quem aproveitou bobeira da defesa adversária e saiu à frente do marcador foi o Melgar-PER. O gol saiu aos 13 minutos, quando o veterano Zuñiga cruzou na área, Léo Silva tentou tirar duas vezes em bate e rebate na área, mas no final Omar Fernández acabou completando para o gol. 1 a 0.
Apesar do susto ao sair atrás do placar, o Galo não sentiu o golpe e mostrou ser mais forte tecnicamente conseguiu buscar a virada. O segundo gol alvinegro quase saiu aos 19 minutos, quando Patric cara a cara com o goleiro adversário acabou finalizando por cima do gol. O lateral do Atlético já havia perdido outra boa oportunidade em lance anterior. Porém, logo depois, Rafael Carioca acertou chute incrível de fora da área pela esquerda e marcou um golaço deixando tudo igual. 1 a 1.
Depois disso, o Atlético passou a dominar a partida e jogava com muita tranquilidade. O gol da virada veio aos 39 minutos, quando Luan deu lindo lançamento para Patric, que desta vez não desperdiçou. O lateral driblou o goleiro e completou para o gol. Virada atleticana no primeiro tempo. 2 a 1.
Galo sente cansaço, mas segura pressão do Melgar-PER
O Atlético voltou para a etapa final e optou por administrar o placar. Aos poucos, os mineiros começaram a sentir muito o cansaço e o Melgar-PER, mais inteiro, procurou pressionar o adversário e deu bastante trabalho para o Galo. Apesar disso, a equipe alvinegra conseguiu se segurar e garantir uma vitóra importante.
Apesar disso, a primeira boa chance da etapa final foi do Atlético. Aos 15 minutos, Lucas Pratto recebeu na entrada da área, girou bem e acertou belo chute, a bola bateu no travessão, no goleiro e saiu para escanteio. Deu sorte o time peruano neste lance. O volante Rafael Carioca deixou o campo sentindo dores e deu lugar a Eduardo. Já Luan e Hyuri saíram se queixando de cãimbras e foram substituídos por Dodô e Lucas Cândido.
Depois disso, o Melgar-PER aos poucos foi crescendo e começava a pressionar o Galo. Os peruanos tiveram uma boa chance em cobrança de falta perigosa, Quina cobrou e Victor fez boa defesa no cantinho mandando para escanteio. Aliás o goleiro atleticano deu um susto na torcida aos 36, após receber uma bola recuada, Victor furou a bola ao tentar ajeitar e deu sorte porque ela foi para fora. Mas no final, o Atlético conseguiu se segurar e garantiu a vitória na estreia.
Ficha técnica
MELGAR-PER 1 X 2 ATLÉTICO
Motivo: 1ª rodada do grupo 5 da Libertadores 2016
Data/horário: 17/02/2016, quarta-feira, 21h45
Local: Monumental de Unsa, em Arequipa (PER)
Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (COL) e Alexander León (COL)
Gols: Omar Fernández (MEL), 13min 1ºT, Rafael Carioca (ATL), 20min 1ºT, Patric (ATL), 39min 1ºT
Cartões amarelos: Santamaría e Quina (Melgar); Leandro Donizete e Hyuri (Atlético)
Melgar-PER: Ferreyra; Arismendi, Villamarín, Arías (Alexander Sánchez) e Quina; Leudo, Estrada e Santamaría (Estrada); Omar Fernández, Zúñiga (José Fernández) e Cuesta. Técnico: Juan Reynoso.
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca (Eduardo), Leandro Donizete, Patric, Luan (Dodô) e Hyuri (Lucas Cândido); Lucas Pratto. Técnico: Diego Aguirre.
Por Bruno Muniz
Newsletter do Atlético
Seja SEMPRE avisado onde vai passar os jogos do Atlético.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.






