AGORAChuva forte causa estragos e fecha avenidas em Belo Horizonte acompanhe ao vivo
Chromos

Professores do Chromos comentam os dois dias de provas do ENEM

 conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

 

As provas do ENEM 2015 surpreenderam alguns alunos. As provas seguiram as exigências dos anos anteriores, porém com grau de dificuldade maior. A contextualização de conhecimento com questões corriqueiras e contemporâneas exigiu do candidato uma noção sobre os acontecimentos do país e do mundo, ou seja, uma base de conhecimentos sólidos.

Para o professor de história do Chromos, Rodrigo Martelli, “os conteúdos da prova de história foram estudados e enfatizados em sala, com destaque para patrimônio e memória, luta negra e escravidão e, povos indígenas. Além das questões de atualidades, discutidas durante o curso: estado islâmico e crise econômica de 2008”.

Contudo, algumas questões traziam referências bibliográficas e conceitos menos comuns, assim como alternativas muito similares, exigindo dos candidatos muita concentração e releitura. As questões de química, em especial, estavam mais difíceis que nos anos anteriores. A professora de química, Juliana Castanha, comenta que “As questões apresentaram níveis de dificuldade mais elevado do que o Exame de 2014.

Dentre as 16 questões resolvidas pela equipe de professores do Chromos, classificamos 7 como fáceis, 4 como médias e 5 com conhecimento técnico mais aprofundado, que exigia dos alunos maior entendimento sobre o assunto”.

No domingo, a grande expectativa dos candidatos foi em relação ao tema da redação. O tema escolhido, em 2015, aborda “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e foi considerado tranquilo pela equipe de português e redação do Chromos. É um assunto que foi discutido e trabalhado em sala de aula e esteve em evidência durante o ano, sobretudo, pela aprovação da Lei do Feminicídio, em maio deste ano.

Foto: Divulgação Chromos

Foto: Divulgação Chromos

A professora Poliana Wink, da equipe de redação do Chromos, afirma que “A prova foi tranquila, porque o tema já era esperado. Porém tem alguns riscos. Como o foco era falar da questão da persistência, pode ser que o aluno tenha focado em violência contra a mulher, os tipos de violência, alguma questão, mas não tenha focado na questão da continuidade, da persistência contra a violência que a sociedade precisa ter”. Poliana avalia ainda que a prova de linguagem teve textos longos e cansativos, mas estava com grau de dificuldade mediano.

O professor Guilherme Camargo, de matemática, considera que os conteúdos cobrados exigiram mais atenção e cautela, porém estava dentro do esperado. “A prova de matemática está cada vez mais encorpada, ela exige mais conhecimento, mais utilização de fórmulas e intepretações mais elaboradas. Tivemos uma questão de logaritmo bastante pesada e complexa, o que demonstra uma nova tendência que o Enem começa a seguir nesse momento”.

Logo Chromos
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
Relacionados
Chromos

Gabarito do Enem extraoficial do segundo dia, elaborado por professores já pode ser conferido

 conteúdo de responsabilidade do anunciante     O segundo dia das provas do Enem 2015 terminou e os professores da Chromos já…
Chromos

Gabarito do Enem extraoficial do primeiro dia, elaborado por professores já pode ser conferido

 conteúdo de responsabilidade do anunciante     Mal acabou o primeiro dia de provas do Enem 2015, os professores da Chromos já…
Chromos

Professores do Chromos estão reunidos para solucionar o gabarito!

 conteúdo de responsabilidade do anunciante Mais de 60 professores do Chromos Pré-Vestibular participam da Ação Gabarito ENEM – Chromos Soluciona, desenvolvida há…