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Simoni Pinto Coelho

Opinião: Qual é a tua obra faz 10 anos e quem ganha o presente sou eu!

Na coluna de Simoni de Cássia Pinto Coelho desta semana, leia: “Qual é a tua obra faz 10 anos e quem ganha o presente sou eu!”.

O livro Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão e liderança, do filósofo Mário Sérgio Cortella está completando dez anos de lançamento.

Junto com ele também tenho muito o que comemorar. Explico por quê.

Fiquei sabendo sobre essa data histórica para o livro, por meio de uma ex-aluna que me marcou numa rede social, dizendo que ao ver a notícia lembrou-se de mim.

Sim, sou professora. E ser lembrada por um livro foi uma conquista!

Esse livro me inspirou nas reflexões sobre os temas caros à administração e gestão e venho indicando sua leitura aos estudantes dos cursos técnicos, nos quais leciono as disciplinas de Fundamentos da administração e empreendedorismo.

Opinião: O que os empreendedores podem aprender com o filme Fome de Poder

Já no primeiro texto “Em busca de sentido”, Cortella nos convoca a pensar sobre trabalho com propósito, aquele que qualifica as nossas vidas e dá sentido à obra:

“Temos carência profunda e necessidade urgente de a vida ser muito mais a realização de uma obra do que de um fardo que se carrega no dia a dia.”

O texto “Estoque de conhecimento” ajudou a turma de administração do curso técnico em segurança do trabalho a refletir sobre a educação corporativa e o papel da liderança. “Educação continuada pressupõe a capacidade de dar vitalidade às competências, às habilidades, ao perfil das pessoas”.

“Vento oportuno” introduziu os trabalhos com a turma de Administração e Empreendedorismo no curso técnico em administração, dando força e coragem para darmos conta da jornada. Cada um com seus desafios e o principal, conciliar um dia cansativo de trabalho com mais três horas de aulas.

“A coragem não é ausência do medo”. “Para ir da oportunidade ao êxito é preciso enfrentar os medos de mudança, romper com esse sentimento e ir atrás do vento oportuno”.

O texto sobre liderança “Aquilo em que me reconheço” é instigante e nos provoca a pensar na liderança como uma virtude, uma força intrínseca que pode ser desenvolvida e ser circunstancial. Posso ser o bom líder em uma situação e não ser tão bom assim em outra.

“Você não nasce líder, você se torna líder no processo de vida com os outros”.

A última parte do livro nos faz refletir sobre ética. Com a turma de Relações Humanas discutimos o tema usando as perguntas propostas pelo autor:

Quero? Devo? Posso? Perguntas que nos ajudam a vencer nossos dilemas éticos.

Com essa turma também refletimos sobre o outro de nós mesmos. “Visão de alteridade é a capacidade de ver o outro como outro, e não como estranho”. Fazendo-nos refletir sobre a necessidade de aceitarmos as diferenças entre as pessoas, valorizando as características individuais.

“O outro me ronova, nós nos renovamos”. “Porque quem despreza o outro perde uma fonte de renovação”.

Fui renovada.

Obrigada, Cortella. Obrigada, Érika por me fazer revisitar esse livro tão cheio de reflexões instigantes.

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Simoni Pinto Coelho

Opinião: O que os empreendedores podem aprender com o filme Fome de Poder

Na coluna de Simoni de Cássia Pinto Coelho desta semana, leia: “O que os empreendedores podem aprender com o filme Fome de Poder”.

O filme Fome de Poder conta a história do McDonald’s, mostrando a inovação realizada pelos irmãos criadores da lanchonete até sua transformação em uma rede de franquias, tendo a frente o ex-vendedor e ambicioso Raymond Kroc que adquiriu o controle acionário da marca.

Muitas lições empreendedoras podem ser aprendidas com o filme:

Simplificação e padronização de processos – bem à maneira de Taylor e Ford, os criadores da lanchonete idealizaram um sistema de produção que gerou economia de tempos e movimentos, numa linha de montagem de produção do sanduíche, garantindo a qualidade e padronização;

Disrupção no modelo de negócios – enquanto a moda eram os drive-ins que ofereciam serviço de lanchonete servido por garçonetes diretamente nos carros, os irmãos, criaram um modelo que abrangia mais pessoas com um preço mais acessível, eliminando os talheres e pratos e as garçonetes. No novo modelo, o cliente pedia direto no balcão e recebia seu sanduíche em embalagens descartáveis, pelo preço de $0,35 (sanduíche, batata e refrigerante).

Estratégia do Oceano Azul – Ao eliminar elementos dos modelos tradicionais, o McDonald’s criou seu oceano azul, diminuindo custos e  diferenciando a entrega de valor ao cliente.

Valor e identidade de marca – os arcos dourados passaram a ser a referência da lanchonete, assim como as igrejas têm a cruz e os tribunais a bandeira do país. A marca se firmou como uma lanchonete da família para a família. Os primeiros franqueados eram casais recém-casados, com forte senso de trabalho para garantir a padronização e qualidade do produto oferecido.

Monetização – Mas e quando o negócio está tendo sucesso de mercado, mas não está dando o retorno financeiro correspondente? É hora de rever o que de fato lhe rende receita. É hora de rever seu modelo de negócios. No caso da lanchonete mais conhecida no mundo inteiro, com a ajuda de um consultor financeiro, pôde-se perceber que de fato o negócio era imobiliário e não de alimentação. Ao exigir que os franqueados escolhessem um terreno e construíssem o prédio de acordo com as especificações, a franquia passou a comprar os terrenos e arrendá-los aos franqueados. Atualmente a marca é dona das esquinas mais valorizadas do mundo, com um patrimônio imobiliário em torno de R$ 40 bilhões de dólares.

*The Founder. Direção:  John Lee Hancock. EUA, 2017

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  • Simoni de Cássia Pinto Coelho

    Simoni Coelho é professora na Escola do Sebrae de Formação Gerencial e coorganizadora do programa AGITA. Formada em Administração, MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas e mestranda em Administração e Negócios. Coordena os projetos Tutoria, Empresa Simulada e Estágio Supervisionado na EFG Sebrae.
    //www.linkedin.com/in/simoni-pinto-coelho-31a714b1/

Sobre o blog

  • Na coluna será tratado assuntos variados relacionando filmes, livros e eventos ao empreendedorismo e educação empreendedora.