ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Marcelo Harger

Opinião: Coronavírus por Marcelo Harger

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Estou com dificuldade para escrever. A culpa é do Coronavírus. Tento encontrar temas, mas eles sempre parecem irrelevantes diante da pandemia. Por outro lado, escrever sobre o COVID-19 dá uma canseira antecipada. Sei que independentemente da minha opinião vou “apanhar”.

Já aprendi que em temas polêmicos como esse, os leitores ficam de mal com o escritor e não batem nos argumentos. Chutam quem escreveu. Caso eu defenda o fim da quarentena serei considerado por alguns como um capitalista sem coração que não se preocupa com a vida das pessoas. Caso eu escreva que a quarentena deve continuar, haverá quem diga que eu vivo fora da realidade, que as pessoas precisam trabalhar e que a crise que virá matará mais pessoas do que a pandemia, e eu serei um dos culpados disso.

Porque precisa ser assim? Porque é preciso personalizar tudo no mundo de hoje? Pensar diferente não é problema. É da essência do ser humano. Creio que foi Voltaire quem disse algo como “posso não concordar com o que você diz, mas morrerei para defender o teu direito de dizê-lo”. É assim que penso.

Quero ter o direito de dizer coisas que não agradem a todos sem sofrer ofensas pessoais por isso. Amo o debate. Por isso escolhi ser advogado. Aprendi exercendo essa profissão que não existem verdades absolutas. Existe apenas a verdade de cada um. Muitas vezes há duas verdades que se opõem sem deixar de ser menos verdadeiras.

Há como não se preocupar com as vidas que serão perdidas em virtude do Coronavírus? Por outro lado, há como não se preocupar com as consequências econômicas advindas de empresas quebradas e empregos perdidos?

Estamos em uma daquelas vezes em que não existe solução ótima que abranja apenas um dos lados. A solução maniqueísta seguramente é errada. É preciso procurar atender ambas as preocupações. Vidas são vidas e são afetadas igualmente pela pandemia ou pela economia. As mesmas pessoas que não gostariam de estar infectadas pelo vírus são as que não querem perder os empregos em virtude da crise econômica. Ambas as possibilidades são desesperadoras, e é preciso que o Poder Público pense nelas ao tomar as decisões sobre a crise de saúde que assola o país.

71 Publicações

Sobre
Colunista da Por Dentro de Minas. Marcelo Harger advogado em Joinville, escritor, membro da Academia Joinvilense de Letras, mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, MBA em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Artigos
Relacionados
Marcelo Harger

Opinião: Quem queria ter sido

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Quem queria ter sido”
Marcelo Harger

Opinião: Abudo da Mocidade

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Abudo da Mocidade”
Marcelo Harger

Opinião: Um artigo para lembrar

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Um artigo para lembrar”

Deixe uma resposta