ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Marcelo Harger

Opinião: Questão de perspectiva

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Tudo depende da perspectiva. Certa vez um lutador foi derrubado por sete vezes em uma única luta de boxe. Levantou todas as vezes e continuou a luta até o final. Foi entrevistado por um repórter, que perguntou como ele se sentia por ser o lutador profissional que mais vezes fora derrubado em uma única luta. Ele respondeu que na verdade foi o que mais vezes se levantou. Um verdadeiro sábio.

Todos já assistimos lutas terminarem em um só round, mas quantas oportunidades tivemos de ver alguém levantar-se sete vezes em uma única luta? É questão de perspectiva. Quando um dedo aponta para o céu, há quem veja as estrelas. Outros preferem olhar o dedo.

Certa vez um violinista teve a corda de seu instrumento arrebentada durante um concerto. Ele não se perturbou. Terminou a música com apenas três cordas e foi aplaudido de pé. Aquilo que surgiu como um problema, ao ser superado, tornou-se um elemento que ressaltava a habilidade do violinista.

Dale Carnegie afirmava que somente existe um lugar onde não há problemas: o cemitério. Mário Quintana, por sua vez, em um poeminha sugere que “no dia em que estiveres muito cheio de incomodações, imagina que morreste anteontem”. E indaga: “tudo aquilo teria mesmo tanta importância?”.

Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O problema em si não conta, mas sim o modo como o encaramos. É certo que frases como “não desista dos seus sonhos” e “continue em frente” podem parecer lugar comum.

Obviamente, não basta repeti-las mentalmente. Realizar sonhos e alcançar os próprios objetivos dá muito trabalho. É preciso querer mesmo. Isso significa abrir mão de uma série de confortos.

71 Publicações

Sobre
Colunista da Por Dentro de Minas. Marcelo Harger advogado em Joinville, escritor, membro da Academia Joinvilense de Letras, mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, MBA em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Artigos
Relacionados
Marcelo Harger

Opinião: Quem queria ter sido

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Quem queria ter sido”
Marcelo Harger

Opinião: Abudo da Mocidade

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Abudo da Mocidade”
Marcelo Harger

Opinião: Um artigo para lembrar

Na coluna de Dr. Marcelo Harger desta semana, leia: “Um artigo para lembrar”

Deixe uma resposta