ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Flávio Melo

Opinião: Diferença de hobby e profissão

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Durante a escolha profissional é bastante comum querer transformar um hobby em profissão, mas ter uma atividade como passatempo não significa que gostará de realizá-la como atividade profissional, nem que dará certo caso resolva construí-la. Vamos aprofundar esse tema com o seguinte exemplo: um adolescente adora tocar violão, conhece inúmeras músicas e sempre é elogiado pelos amigos por conta do seu desempenho. No entanto, só toca quando está inspirado e se sentindo bem. Esse mesmo adolescente descobre que sua banda preferida irá tocar em sua cidade dentro de um mês e compra o ingresso. Durante trinta dias ficou ansioso para ver o que considera que será o melhor show da sua vida. Porém, no dia do show o principal músico dessa banda se desentendeu com o empresário, discutiu e se alterou emocionalmente.

É preciso deixar claro que independente da carreira, qualquer profissional sobrevive e se desenvolve no mercado de trabalho solucionando problemas. Cabe ao músico profissional, independente dos empecilhos emocionais, manter o foco no espetáculo e dar o seu máximo, visto que o público está ali para satisfazer suas necessidades e não para ter empatia com o músico e questionar como ele está se sentindo.

Esse exemplo é válido para qualquer profissão. Basta você refletir como gosta de ser tratado por qualquer profissional que esteja lhe atendendo. Atuar profissionalmente é construir um projeto que dê condições de se realizar através dos resultados, bem como se ver no reconhecimento que seus clientes lhe passam. Portanto, é importante não confundir hobby com profissão.

52 Publicações

Sobre
Colunista do Por Dentro de Minas. Flávio é Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e Especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Artigos
Relacionados
Flávio Melo

Opinião: Como identificar a mentira

Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Como identificar a mentira”
Flávio Melo

Opinião: Ejaculação precoce, um problema possível de ser resolvido

Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Ejaculação precoce, um problema possível de ser resolvido”
Flávio Melo

Opinião: Como escapar de um relacionamento abusivo

Na coluna de Flávio Melo desta semana, leia: “Como escapar de um relacionamento abusivo”

Deixe uma resposta