Com a chegada do verão o trânsito nas estradas fica mais intenso e as operações de segurança no trânsito retornaram a fazer uso do bafômetro passivo. Com a nova tecnologia, o etilômetro está mais moderno, mas será que o teste pode detectar o uso de vape eletrônico?
O que é o teste de bafômetro
O teste do bafômetro é um procedimento oficial realizado pelas forças policiais para aplicar a Lei Seca e garantir mais segurança no trânsito. A medida visa evitar o tráfego de motoristas que não estejam em plenas condições de dirigir devido ao uso de substâncias.
O teste do bafômetro é realizado através de um equipamento chamado etilômetro, que é capaz de medir a quantidade de álcool na corrente sanguínea do condutor através do hálito. Ele indica se houve a ingestão de bebida alcoólica e o percentual da substância que está no organismo do motorista no momento da abordagem.
Como é feito o teste de bafômetro?
Para realizar o teste, em primeiro lugar, a lei define que o equipamento esteja dentro da data de validade, em boas condições de manutenção e funcionamento e, sobretudo, tenha o selo de validade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Essa condição é muito importante para a validação da abordagem, já que, de acordo com várias jurisprudências de trânsito, se o equipamento não conter o selo da instituição, o processo de autuação e punições administrativas e jurídicas por embriaguez e direção pode ser extinto.
O teste de bafômetro é rápido e demonstra o resultado na hora, sendo o suficiente para gerar provas físicas contra o condutor infrator e encaminhar o mesmo às devidas providências legais.
Para realizar o teste, o policial informa ao condutor sobre a necessidade do mesmo e disponibiliza o etilômetro com um bocal descartável, para que o motorista assopre o bucal e a amostragem possa ser realizada.
Teste de bafômetro passivo
A polícia militar do estado de São Paulo anunciou o teste de bafômetro passivo. O procedimento é feito com um etilômetro que é capaz de detectar o consumo de álcool sem o motorista precisar soprar o aparelho.
Segundo o delegado responsável pela segurança no trânsito, o estado recebeu cerca de 289 novos etilômetros deste novo modelo. O aparelho não requer contato físico e basta aproximar do corpo do motorista e ficar atento às luzes que ele emite.
Em caso de o motorista não ter consumido álcool, o aparelho emite uma luz verde e o condutor é liberado da abordagem.
Porém, em caso de luz vermelha, o condutor é convidado a realizar o teste com o etilômetro padrão, para realizar a confirmação e eliminar a possibilidade de um falso positivo para embriaguez.
O teste de bafômetro pode detectar o uso de vape?
O vape é um tipo de cigarro eletrônico que muitas pessoas utilizam no dia a dia ou em ocasiões festivas, como encontros de música eletrônica e baladas. O produto funciona com um tipo de essência líquida, também chamada de juice, que permite o fornecimento de nicotina através da vaporação.
Essas essências podem ser nic salt e free base, porém esse detalhe é mais restrito ao tipo de nicotina utilizada na fabricação. Em geral, as essências para vape eletrônico contém a nicotina na apresentação nic ou free, aromatizantes e substâncias que permitem a combustão do juice.
Segundo os fabricantes, essas substâncias podem ser a glicerina vegetal (GV) e o propilenoglicol (PG), um derivado do álcool diol, embora normalmente, os juices tenham uma mistura das duas para proporcionar mais leveza.
No entanto, mesmo que a essência do juice contenha a substância PG, que é obtida através do processo químico no álcool diol, as essências não são ingeridas pelo usuário e não causam prejuízos na coordenação motora da pessoa.
Da mesma forma, as essências não interferem na quantidade de álcool no sangue, pois, devido à combustão, o álcool nem mesmo chega a estar presente na fumaça inalada, sendo consumido totalmente antes de chegar nas vias respiratórias.
Por esse motivo, o teste de bafômetro não pode detectar o uso de vape eletrônico, já que o dispositivo não é prejudicial para a capacidade cognitiva do motorista e não tem influência direta com a causa de acidentes de trânsito que coloquem em risco a vida das pessoas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.