6 dicas para a lucratividade do seu negócio
Quando se tem uma empresa, um dos principais objetivos do gestor é aumentar a lucratividade do seu negócio. Para isso, é necessário investir em análises de cenário econômico e desenvolver estratégias de reação que aumentem esse índice.
Diante dessa realidade, nosso conteúdo falará sobre a importância de analisar os pontos certos do negócio e identificar quais as melhores estratégias para um retorno financeiro positivo, por meio de 6 dicas.
Entenda sobre a lucratividade da empresa
Um dos principais aspectos a se avaliar em uma empresa é o seu índice de lucratividade.
Essa taxa pode ser definida a partir do que a empresa ganha em relação ao trabalho desenvolvido. Ou seja, é o lucro líquido que o empresário tem sobre sua receita.
Essa é uma métrica que ajuda na definição da produtividade de uma empresa, assim como seu desenvolvimento operacional, contribuindo com a identificação de melhorias e investimentos, bem como do desenvolvimento.
O acompanhamento da lucratividade é uma missão para os gestores, que devem entender o que o dado representa e como sua empresa está posicionada no mercado, avaliando diferentes cenários para compor o índice.
Com isso, o gestor consegue visualizar a situação financeira de sua empresa, o que contribui para avaliar como está a saúde financeira, assim como a lucratividade empresarial, e quais são os principais pontos de atenção.
6 passos para promover o aumento da lucratividade da empresa
Para que um negócio seja lucrativo, existem algumas dicas que podem ser seguidas para auxiliar no gerenciamento e otimizar o lucro. Traremos 6 exemplos a seguir:
1. Tenha parcerias com fornecedores
Os seus fornecedores são uma parte importante quando o assunto é firmar parcerias e otimizar custos.
Afinal, são eles que fornecem vários produtos e matérias-primas para sua empresa.
Por isso, é possível aliar parcerias com qualidade no preço e um serviço que seja satisfatório. Do mesmo modo, é importante avaliar facilidades no pagamento e aspectos de contratos. O ideal é criar um vínculo amistoso e desenvolver parcerias de longo prazo.
Dessa forma, é possível trabalhar com mais regularidade nas entregas e, consequentemente (com um bom conhecimento do público e suas necessidades), nas vendas, construindo uma imagem positiva diante de seus clientes.
2. Aumente a carteira de clientes
A conta é bastante simples, mas, basicamente, quanto mais clientes sua empresa tiver, maior ela será e mais vendas poderá fazer.
Por isso, é fundamental que sua empresa busque conhecer o perfil dos clientes, assim como é necessário investir em estratégias de marketing para atrair e segmentar os leads, consumidores em potencial e clientes efetivos de acordo com necessidades e relação com a marca.
As estratégias de marketing podem ocorrer em diferentes canais, inclusive, podem ser aplicadas nas redes sociais e em sites corporativos, e visam criar uma comunicação mais clara e efetiva com os clientes, evoluindo-os na jornada de compra.
3. Fidelize os consumidores
Investir na fidelização de clientes é essencial para que eles continuem em contato com seu negócio e, inclusive, indiquem para outras pessoas.
O bom relacionamento entre a marca e o cliente é o que sustenta a carteira de clientes e proporciona crescimento mais sustentável para um negócio. Por isso, não deve finalizar no processo de efetivação da compra.
Pelo contrário, é fundamental que o cliente continue tendo experiências que promovam encantamento e satisfação com o negócio, para que ele possa indicar para terceiros.
Dessa forma, sua empresa pode:
- Aumentar o número de clientes;
- Desenvolver uma imagem positiva;
- Ter um diferencial diante dos concorrentes;
- Aumentar a lucratividade.
Algumas formas de conseguir fidelizar os clientes se dá por meio de programas de desconto e cartões fidelidade, contatos para verificar a experiência com o produto, se disponibilizar para ouvir e incentivar o engajamento nas redes, bem como realizar envio de indicações e novos materiais de valor.
4. Analise a precificação adequadamente
O planejamento estratégico utilizado em sua empresa é uma parte importante quando o assunto é aumentar a lucratividade.
Por isso, é fundamental realizar uma análise direcionada para os preços, visando estabelecer os custos, lucros e reinvestimentos de forma correta.
Isso envolve todos os valores relacionados a cadeia de fornecimento, reajustes, gastos de manutenção, taxa almejada de lucro, matéria-prima (em casos de produtos), a atratividade para o cliente (ou clareza do valor), dentre outros fatores.
Em casos de reajuste ou para demonstrar o destaque da marca para reter clientes, algumas ações de marketing podem ser utilizadas, agregando ainda mais valor ao produto/serviço.
5. Identifique quais os custos e necessidades de corte
Parece uma dica clichê, mas sua empresa só vai começar a lucrar se cortar gastos desnecessários.
Isso envolve criar ações que sejam direcionadas para a eficiência das atividades, assim como a identificação de ações que podem ser melhoradas. Assim, essa redução de custos pode contribuir para o crescimento da empresa.
Mas, lembre-se que reduzir os custos não é reduzir a qualidade dos produtos ou serviços ou impactar em atividades que são cruciais para uma boa entrega/experiência ao cliente.
6. Incentive compras significativas
Nossa última dica direcionada para o aumento da lucratividade, diz respeito ao processo de criação de campanhas direcionadas para as vendas, sobretudo, de produtos que possuem um ticket médio maior.
Existem vários produtos que possuem um grande volume de vendas, mas que apresentam pouco retorno financeiro.
Dessa forma, é possível criar metas para vender produtos que agreguem maior retorno financeiro, obtendo melhores resultados dentro de sua empresa.
Por fim, com essas dicas, sua empresa terá o aumento da lucratividade, além de uma melhora na gestão financeira.