O petróleo tem se tornado cada vez mais um assunto muito falado dentro do Brasil também ao redor do mundo. o chamado “ouro negro” impacta em diversas coisas do nosso dia a dia, e é comum ver pessoas preocupadas quando o preço do petróleo sobe por exemplo, o que acaba gerando um impacto financeiro em diversos setores diferentes.
E não é à toa que isso aconteça, o petróleo é um recurso que temos que servir para praticamente tudo, e as coisas que vem do petróleo são indispensáveis dentro da nossa sociedade. Quando falamos sobre petróleo, falamos sobre combustível, e quando falamos sobre combustível não falamos apenas do carro da pessoa comum, mas dos entregadores, por exemplo.
E não é somente pela sua utilidade, mas também pela sua complexidade na hora da extração. Extrair petróleo do solo definitivamente não é um trabalho simples, e movimenta diversos setores da indústria, como caldeiraria, perfuração, análise de solo e diversas outras. E vamos falar melhor disso agora.
Veja como ocorre a mineração de petróleo
Para começar é preciso dizer que encontrar uma jazida de petróleo não é um trabalho nada fácil. Estamos acostumados a ver em algumas representações de Hollywood ou da Tv pessoas encontrando jazidas de petróleo em suas casas e o líquido negro jorrando pelo alto, mas definitivamente não é um processo simples assim.
A começar pela raridade desses poços, que podem levar milhares de anos para poder ser armazenado dentro de uma chamada rocha sedimentar, e não só isso, a quantidade precisa ter matéria orgânica suficiente para poder formar uma grande quantidade.
Essa matéria orgânica vem de restos de animais e também de vegetais, e vai passar por uma transformação, que vai fazê-la se transformar em petróleo. E diferente do que se pensa no imaginário popular, a maior parte desse petróleo não veio de dinossauros, e sim de vidas microscópicas que vieram do fundo do oceano, como explicado em uma matéria muito interessante da Gazeta do Povo.
Então podemos afirmar que o primeiro passo para poder minerar o petróleo é sem sombra de dúvidas identificar uma destas raras jazidas e no caso isso é feito através de profundos estudos geológicos.
Esse é um trabalho complexo e que pode levar anos para uma identificação apropriada, afinal, nenhuma empresa vai começar o processo de perfuração sem ter uma boa estimativa das chances de ter petróleo ali.
Assim que identificado, aí sim o processo de escavação começa. O objetivo inicial é atingir a rocha sedimentar, já que depois dela a sonda vai poder chegar finalmente à camada petrolífera.
Esse é o momento já citado em que o petróleo acaba jogando para cima, isso acontece porque existe uma grande pressão ali dentro por conta de gases que se formam no petróleo, fazendo com que ele se expanda com força.
É necessário inclusive que exista um tanque de lama para poder fazer a perfuração. Isso porque a ideia é que a lama sirva para resfriar os motores e a broca, impedindo que ele superaqueça e pare de funcionar. Por isso é necessário não só o tanque de lama, mas também a bomba de lama para fazê-la circular e ir registrando tudo, já que um superaquecimento dentro desse trabalho pode ser algo extremamente perigoso.
Assim, com o petróleo identificado ali, é hora de construir uma torre de fracionamento, que vai permitir fazer a purificação do líquido, e dali para frente existem formas diferentes de tratar o petróleo dependendo de para que você quer que ele sirva.
Os poços de petróleo podem chegar a até 6 mil metros de profundidade, e precisam de brocas muito poderosas para poder fazer os poços. Algumas chegam a utilizar brocas de diamante, enquanto outras usam um modelo de 3 brocas de metal juntas para dar ainda mais força.
Vale citar ainda que muitas vezes o petróleo pode estar em uma forma densa, o que impediria a extração, porém para isso existe uma solução, que é injetar um tanto considerável de vapor de água bem aquecido.
A ideia é injetar isso com muita pressão, tanto que precisa ser feito através de um segundo poço que deve ser feito dentro do próprio reservatório. Isso acontece porque o valor do vai conseguir diminuir a densidade e a viscosidade que o petróleo tem, e além disso ajuda o líquido a subir por conta da pressão, parecido com o que os gases que se formam naturalmente fazem como falamos antes.
Outro ponto importante é que essa extração é bem mais complexa quando ela está acontecendo em alto mar. Enquanto em terra firme as pessoas podem contar com a pressão e também com um aparato enorme chamado Cavalo de Pau para fazer a expressão, dentro da água todo o equipamento de perfuração e extração precisa ser mais complexo, e precisa também ser feito dentro de plataformas gigantescas e navios-sonda.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.