O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

5 formas de usar o cartão de crédito com inteligência

Por Dentro de Minas - Google News

Ter um cartão de crédito pode ser muito vantajoso: prêmios, programas de milhas, facilidade em comprar pela internet e a segurança de não precisar sair de casa. Além disso, com organização e disciplina, usar o cartão para fazer aquisições facilita ter controle das suas despesas, fator que é essencial no planejamento financeiro pessoal. 

Porém, como a praticidade de usar o cartão de crédito em todos nossos gastos, existe o risco do consumo desenfreado, sem a preocupação com a fatura do próximo mês. E quando vira um hábito comum de empurrar com a barriga o pagamento do cartão, ele pode virar o grande vilão da sua educação financeira.  

Para que esse tipo de coisa não ocorra com você, preparamos artigo com cinco formas de usar o cartão de crédito com inteligência e, ainda, conseguir extrair dele todas as suas vantagens. Boa leitura!

Cartão de crédito: aliado das finanças

Para ter o cartão de crédito como aliado das suas finanças é preciso saber reconhecer que ele é uma forma de pagamento e não um dinheiro a mais no final do mês.  Por isso, tenha sempre em mente que o limite fornecido não é uma renda extra e sim, uma maneira de flexibilizar seus gastos e com maior segurança.

Outra prova dessa parceria entre você e o seu cartão é a possibilidade de definir uma data para pagamento da fatura. Dessa maneira, você consegue alinhar melhor o seu salário com as despesas mensais, o que é uma excelente escolha para seu planejamento financeiro.

5 dicas para usar o cartão de crédito com inteligência

Para facilitar a sua leitura, enumeramos cinco dicas para você usar o seu cartão de crédito com inteligência:

  1. Siga seu o planejamento financeiro pessoal;
  2. Tenha um valor-limite de despesas mensais;
  3. Nunca atrase a fatura;
  4. Fique de olho nos gastos;
  5. Aproveite todas as vantagens do cartão.

Não subestime o planejamento financeiro

Não subestimar o planejamento financeiro é estar atento ao seu orçamento. Por isso, nunca gaste mais do que você ganhe, já que os juros rotativos podem virar uma bola de neve. 

A organização das suas despesas é fundamental para o seu controle financeiro e evitar eventuais dívidas. 

Defina um limite de gastos

O cartão de crédito pode ser muito útil para deixar o seu planejamento financeiro funcional: basta usar a internet ou o smartphone e acompanhar a fatura do mês. Essa atitude é uma ótima forma de ter um limite de gastos. 

Infelizmente, quando lidamos com o dinheiro em espécie é muito mais difícil analisar e somar todas as despesas mensais. Aproveite essa vantagem do cartão e jamais saia desse limite. 

Pague a fatura em dia

Jamais atrase o pagamento da fatura do seu cartão, já que as taxas de juros são umas das mais altas do mercado. 

Infelizmente, como já citado acima, elas são como uma bola de neve. Um dos maiores vilões da educação financeira é a inadimplência, por isso quite a fatura no máximo do prazo de vencimento.

Caso você já esteja com uma dívida do cartão de crédito em aberto, pode cogitar solicitar um empréstimo online para quitá-la e diminuir as taxas de juros.

Sempre acompanhe os gastos

Como já citado no tópico sobre limite, a tecnologia possibilita o monitoramento das despesas mensais. 

Atualmente, grande parte das empresas de cartão de crédito tem aplicativos que possibilitam acessar o histórico das suas compras. Nesse arquivo fica registrado cada pagamento, o horário, o local e o quanto de crédito você ainda dispõe no mês. 

Caso a operadora do seu cartão não ofereça esse tipo de serviço, lembre-se de montar uma planilha mesmo que feita à mão. Evite surpresas desagradáveis para não afetar seu planejamento financeiro pessoal. 

Aproveite benefícios e vantagens

Vamos ao tópico mais desejado: benefícios e vantagens do cartão de crédito. Quando você escolhe o dinheiro eletrônico como forma de pagamento nas suas compras, a operadora do cartão pode te dar pontos, descontos, participação em programas de fidelidade ou milhagem

Com os programas de fidelidade, você pode ter acesso a pacotes de viagem com valores promocionais ou até adquirir eletroeletrônicos “gratuitamente”. Procure ter atenção aos pontos acumulados para que não expirarem e você perder essa oportunidade!

Já os programas de milhagem atraem muita atenção dos consumidores de cartão de crédito. Normalmente, as anuidades desses cartões são um pouco mais altas, mas valem a pena por poder trocar por passagens aéreas e economizar nas viagens. 

Qual o cartão ideal para cada perfil?

Uma dúvida muito comum é saber como escolher o melhor cartão de crédito. Para saber qual tem mais a ver com o seu perfil financeiro, procure pesquisar todas as opções existentes e considerar itens como:

  • Taxas de juros;
  • Anuidade;
  • Programas de recompensa: como milhagem, fidelidade, dentre outros;
  • Aplicativos que facilitem o acompanhamento da fatura;
  • Condições de parcelamento.

E a tecnologia facilita essa escolha online nos dias de hoje. É possível usar um comparador de cartão de crédito e comparar diversas opções de diferentes empresas, encontrando aquela que mais atende seu perfil de acordo com o benefício procurado.

Não se esqueça de escolher aquele que será um grande aliado ao seu planejamento financeiro pessoal.

Ferramenta financeira

É importante nunca esquecer do que já foi citado anteriormente no texto: o cartão de crédito é uma das ferramentas de pagamento que ajudam no seu planejamento financeiro pessoal. Além disso, jamais se esqueça de deixar um valor para eventuais emergências. 

Você acredita que será fácil seguir essas cinco dicas listadas acima?  Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

Total
1
Shares

Relacionados