O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

O empréstimo para cada perfil

Por Dentro de Minas - Google News

Um empréstimo pode resultar na realização de um sonho ou ser a resposta para uma situação emergencial. Há vários tipos de crédito e cada um é ideal para uma necessidade. Por conta disso, é importante estar atento antes de solicitar aquele que se encaixa corretamente com seu perfil.

Você está precisando de um empréstimo, mas ainda está em dúvida qual é o tipo de crédito que é o melhor para o seu perfil? Nesse artigo listamos as principais modalidades do mercado e quando você deve escolher um, sem que isso pese no seu bolso!

Quais os tipos de empréstimos disponíveis

Os principais tipos de empréstimos disponíveis no mercado são:

  • Empréstimo pessoal;
  • Empréstimo para negativado;
  • Empréstimo para empresa;
  • Empréstimo com garantias;
  • Empréstimo consignado;

Empréstimo pessoal

É o tipo mais popular dos empréstimos listados. As taxas de juros do empréstimo pessoal variam de acordo com a instituição financeira, a garantia oferecida e, inclusive, os níveis burocráticos.

Ele é a melhor opção para situações em que a quantidade necessária de dinheiro a ser emprestado é pouca e é possível quitar rapidamente.

A dica é não contratar um valor que a parcela mensal seja maior do um terço do seu salário.

Empréstimo consignado

Essa linha de crédito tem suas parcelas descontadas diretamente do salário do benefício do contratante. Somente aposentados, pensionistas do INSS e assalariados é que podem fazer uso.

Os juros costumam ser menores já que a instituição financeira tem mais segurança em que receberá seu dinheiro de volta. Esse é o tipo de crédito que deve ser usado para trocar uma dívida cara por uma mais barata, por exemplo.

Empréstimo para negativado

Esse tipo de empréstimo é usado com objetivo certo: uma pessoa está com restrições em seu nome e precisa de uma linha de crédito.

Deve-se ter muito cuidado ao dar entrada neste tipo de empréstimo para que a dívida não vire uma bola de neve. As taxas de juros costumam ser mais elevadas em comparação às várias modalidades existentes de crédito, já que o score do tomador do dinheiro costuma ser baixo.

A dica é só realmente recorrer quando não houver outra alternativa e com muita organização financeira e parcimônia.

Financiamento

O financiamento é uma linha de crédito específica, basicamente usada para pagar um imóvel ou um veículo. Ele pode ser considerado um tipo de empréstimo pessoal, mas com um objetivo definido.

O valor emprestado segue o preço do bem que será financiado. As taxas de juros são próximas do valor do empréstimo pessoal, no entanto, se o financiamento imobiliário tiver outra fonte, como FGTS, essa condição pode ajudar as taxas de juros caírem.

Quando solicitar um empréstimo

A grande dúvida de muitas pessoas é saber o momento certo de fazer a solicitação de um empréstimo. Afinal, ninguém deve ter uma maior complicação financeira por algo que supostamente seria um auxílio.

Abaixo seguem 5 dicas infalíveis de quando solicitar um empréstimo sem medo:

  1. Só solicite um empréstimo quando você tiver dinheiro para pagar: a regra de ouro é tenha no mínimo um terço do seu salário disponível por mês;
  2. Em caso de emergência: você teve um imprevisto e não possui uma reserva financeira;
  3. Você tem dívidas com juros muito altos: a ideia é trocar esses juros da sua dívida atual por um crédito com taxas mais baixas;
  4. Quando você precisa realizar algo em pouco tempo, por exemplo, surge a oportunidade de comprar um imóvel com preço abaixo de mercado. Esse é o momento em que solicitar um empréstimo pode fazer diferença;
  5. O empréstimo vai gerar retorno: você é um empreendedor e realizar um investimento em particular, representa uma boa previsão financeira de retorno.

O que considerar antes de contratar um empréstimo

Querendo ou não, antes de solicitar um empréstimo são necessários alguns cuidados já que se trata de uma dívida de médio a longo prazo na sua vida financeira.

Seguem os 9 principais cuidados a serem considerados antes da sua tomada de decisão final:

  1. Solicite crédito apenas em bancos ou instituições financeiras idôneas;
  2. Pesquise muito e faça simulações;
  3. Na comparação entre instituições veja as taxas de juros, os prazos para pagamento e o custo efetivo envolvidos;
  4. Não confie nas ofertas de dinheiro fácil;
  5. Jamais assine qualquer contrato sem ler antes;
  6. Verifique sobre a segurança (no caso da contratação online sobre o certificado do site) antes de fornecer seus dados;
  7. Solicite apenas o valor que você realmente necessita;
  8. Não pague nada antes para garantir seu empréstimo;
  9. Não é necessário contratar nenhum serviço adicional para ter seu crédito.

Onde solicitar e comparar empréstimos

Como já informado acima, os simuladores online são as melhores opções para você pesquisar e comparar as mais diversas instituições financeiras existentes. A outra vantagem é que com apenas um clique e sem sair de casa, você consegue ter uma pesquisa com resultados eficientes e eficazes.

Alguns exemplos de modalidades de empréstimos e simuladores para consultar:

A escolha certeira

Tomando todos os cuidados necessários e conhecendo previamente o perfil de contratação de empréstimo que você precisa, é possível solicitar uma linha de crédito sem dores de cabeça futuras.

Com todas informações e dicas mencionadas acima, o que você considera mais relevante como fator decisório para definir qual é o melhor empréstimo a ser tomado? Conte para nós abaixo para sabermos mais!

 

 

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Facebook, no Twitter e por RSS
Total
0
Shares
Relacionados