ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Gustavo Fonseca

Gasolina aditivada ou não?

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

Usar gasolina aditivada pode ser vantajoso para o seu veículo

 

A gasolina aditivada pode trazer algumas vantagens para o seu veículo em relação à comum, sabia?

 

Apesar do preço mais caro, abastecer o veículo com gasolina aditivada permite que o sistema de alimentação esteja mais limpo por mais tempo.

 

Porém, isso não quer dizer que o seu carro ficará mais potente. Significa que você não terá preocupações tão cedo com a limpeza dos bicos de injeção ou das engrenagens do veículo.

 

Curioso sobre as vantagens da gasolina aditivada? Então, leia este artigo até o fim para saber mais!

 

Qual a diferença da gasolina aditivada para a comum?

 

Antes de falar sobre as diferenças, é importante saber o que é a gasolina comum.

 

Apesar de ser o principal combustível utilizado em veículos no Brasil, por vezes não nos preocupamos em saber do que ela é feita, não é mesmo?

 

Esse tipo de combustível é um derivado do petróleo que, ao sofrer combustão, lança gases que trazem prejuízos para a natureza, além de sujar as válvulas de admissão do motor.

 

Essa sujeira pode acarretar em prejuízo no funcionamento do veículo, aumento do consumo de combustível e na necessidade de limpeza e troca de peças em um tempo menor do que o previsto.

 

Porém, há uma fórmula que pode impedir o acúmulo dessa sujeira nas válvulas. Trata-se do uso de detergentes dispersantes, essencialmente durante o abastecimento, em combinação com a gasolina.

 

Agora, adivinha qual tipo de combustível que possui essa fórmula?

 

Se você disse gasolina aditivada, então acertou direitinho!

 

Os detergentes dispersantes são capazes de limpar as válvulas, além de ter aditivos que auxiliam na lubrificação das peças e na melhoria do funcionamento do motor.

 

Com isso, há uma economia no nível de consumo de combustível.

 

Ou seja, o carro polui menos e, em comparação ao constante uso da gasolina comum e seus efeitos, pode ser mais econômico a longo prazo.

 

Quando usar a gasolina aditivada?

 

O ideal é sempre utilizar esse tipo de combustível devido às vantagens que possui em relação à gasolina comum.

 

Porém, como em geral é mais caro, talvez não caiba sempre em seu bolso.

 

Então, devido à constante sujeira deixada pela gasolina comum, é recomendável fazer o abastecimento com aditivada a cada três ou quatro tanques.

 

Dessa forma, você estará garantindo que as peças internas tenham maior duração, evitando a formação de carbono nas câmaras de combustão do veículo e diminuindo as possibilidades de ele dar uma “engasgada” ou vir a falhar.

 

Há prejuízos em usar gasolina aditivada?

 

O motivo que mais causa dúvidas no momento da escolha é o seu valor.

 

Por ser mais cara do que a gasolina comum e demorar a surtir os efeitos positivos, em geral desanimamos ao escolhermos esse combustível nos postos de abastecimento, não é mesmo?

 

Além disso, como a gasolina aditivada possui detergentes dispersantes não inflamáveis, a capacidade de queima da gasolina pode sofrer uma redução.

 

Porém, esse último fator não é tão forte, tendo em vista que a gasolina aditivada auxilia na diminuição do lançamento de gases que trazem prejuízos para o meio ambiente.

 

Mas a questão do dinheiro pode ser um empecilho. Na verdade, você só sentirá uma diferença nos gastos a longo prazo, principalmente na manutenção e no desempenho do veículo.

 

Por isso, caso não possa estar abastecendo constantemente, sugerimos seguir a dica anterior e fazer o abastecimento com a gasolina aditivada a cada três ou quatro tanques de comum.

 

Um outro aspecto que pode ser tido como fator contrário ao uso de gasolina aditivada é o fato da mistura dos aditivos mudar conforme a marca do combustível.

 

Portanto, o ideal é realizar o abastecimento sempre na mesma bandeira de posto de gasolina, para evitar que o combustível não aja em seu potencial total.

 

Para quem usa pouco o veículo, a gasolina aditivada é ideal

 

A gasolina aditivada possui efeitos antioxidantes e anticorrosivos, permitindo que o combustível mantido no tanque seja melhor conservado.

 

Assim, aqueles que não rodam tanto com o carro podem ficar tranquilos ao usarem esse tipo de combustível.

 

As partes metálicas do automóvel também agradecem, já que essa gasolina diminui a sua corrosão.

 

A partida a frio também é melhor com o uso desse combustível, pois impede que o líquido acabe ficando espesso no tanque, gerando fortes melhorias para a ignição do veículo.

 

Ou seja, se você usa pouco o seu carro, saiba que abastecê-lo com gasolina aditivada pode trazer grandes vantagens.

 

Afinal, você deve ou não usar a gasolina aditivada?

 

Essa resposta somente você poderá dar.

 

Caso se identifique com alguns pontos ressaltados no texto, como usar pouco o veículo, ou não se importar em ter ganhos somente a longo prazo, o uso desse tipo de combustível pode ser o ideal para você.

 

Agora, caso não esteja tão disposto a gastar mais dinheiro e prefira ganhos a curto prazo, então, não recomendamos o uso dessa gasolina.

 

No caso de carros novos, o uso da aditivada permite que as peças do veículo possuam maior vida útil, enquanto em carros antigos o melhor é “acostumar” o motor do automóvel ao novo tipo de combustível, ou seja, fazer o abastecimento com a aditivada de forma gradual.

 

Dessa forma, o melhor é que você analise com que tipo de motorista mais se identifica e, assim, poderá tomar a sua decisão.

 

Nós, do Doutor Multas, recomendamos que analise o custo-benefício de investir na gasolina aditivada para o melhor funcionamento do seu veículo.

 

Se feito correto e continuamente, esse uso pode trazer muitas vantagens para o seu carro, que serão facilmente percebidas por você.

 

Portanto, não tome decisões antecipadas. Pense com calma, verifique cada vantagem e desvantagem e, então, tome sua melhor decisão na próxima vez que precisar abastecer o seu automóvel.

 

Finalizando

 

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo ou precisa de ajuda para entrar com o seu recurso?

 

Então, entre em contato conosco.

 

Nós, do Doutor Multas, estamos sempre à disposição para ajudá-lo da melhor maneira possível.

 

Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar este conteúdo.

 

145 Publicações

Sobre
Escritor especialista em Direito de Trânsito, fundador do blog Doutor Multas que há nove anos vem conscientizando motoristas sobre seus direitos e deveres.
Artigos
Relacionados
Gustavo Fonseca

Você é motorista de app? Confira dicas para reorganizar sua renda familiar!

O transporte de passageiros foi um dos setores mais afetados com a pandemia do novo coronavírus. Para os motoristas de aplicativo especificamente,…
Gustavo Fonseca

Oratória para advogados: conheça todos os motivos para aprimorar a sua fala

Advogados dependem diretamente da capacidade de se expressar bem. Tanto é assim que, para esses profissionais, essa habilidade é praticamente um instrumento…
Gustavo Fonseca

Como fazer recurso de multa por transitar em local e horário não permitido

Como fazer recurso de multa por transitar em local e horário não permitido   Dirigir nas ruas e avenidas tão movimentadas e,…

Deixe uma resposta