A semana começou com um ex-recordista mundial conduzindo a Tocha Olímpica Rio 2016 em Bicas. Ronaldo da Costa foi selecionado a partir da campanha do Bradesco e carregou a tocha na manhã desta segunda-feira (16). Durante o dia, 12 pessoas indicadas pelo Banco terão a honra de participar do revezamento nos municípios de Bicas, Leopoldina e Muriaé, em Minas Gerais;Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro; e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.
Acostumado a corridas de longas distâncias, Ronaldo percorreu o trecho de 200 metros sem nenhuma pressa. “Foi incrível ver o povo nas ruas de Bicas. Por isso corri devagar, para que todos pudessem aproveitar esse momento único na nossa região”, afirmou após passar a chama olímpica para frente.
Ronaldo apareceu no cenário nacional em 1994, quando venceu a prova de São Silvestre, em São Paulo. Antes, era bóia-fria. No ano seguinte, foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, na disputa dos 10 mil metros. Ronaldo ainda disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, mas não conseguiu passar das eliminatórias.
Em 1998, Ronaldo da Costa não era considerado favorito da maratona de Berlim, uma vez que aquela era apenas a sua segunda prova de 42,195 km – tinha corrido também em Berlim no ano anterior, ficando na quinta colocação. Naquele 20 de setembro, ele não apenas venceu a prova como quebrou o recorde mundial que durava 10 anos, cruzando a linha de chegada com o tempo de 2h06m05.
Nascido em Descoberto (MG), a menos de 40 km de Bicas, Ronaldo foi indicado por dois amigos na campanha de condutores do Bradesco e selecionado para conduzir a tocha. Atualmente, Ronaldo trabalha em Brasília, em um projeto do Instituto Joaquim Cruz. Sua função é descobrir novos talentos para o atletismo brasileiro.
Além do ex-recordista mundial em Bicas, os outros selecionados a partir da campanha de indicação do Bradesco para carregarem a tocha nesta segunda-feira foram Dimas Diego de Souza e Rodrigo Pereira Soares, em Leopoldina; Diones Henrique de Castro, Karine Santana Mendes e Valéria Regina Souza Bruno, em Muriaé; Rogério Costa Ferreira, em Itaperuna; Sandro Luiz Rosa Reis, em Bom Jesus do Itabapoana; e Carlos Augusto Dantas, Marlus Muri Thompson, Rosemary Pinheiro e Regiane Coradini, em Cachoeiro de Itapemirim.
Sobre o Revezamento da Tocha Olímpica
O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer mais de 300 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.