O sonho de muitos casais é ter o seu próprio lar. Seja para conseguir um apartamento ou uma casa, o chamado financiamento em casal é uma das soluções para quem quer começar a vida a dois em seu próprio espaço.
Esse tipo de financiamento é possível graças à comprovação da chamada composição de renda familiar. Trata-se do conjunto das rendas dos dois parceiros. Esse valor servirá para mostrar ao banco que vocês têm dinheiro o suficiente para conseguir arcar com as parcelas do financiamento.
No entanto, esse tipo de investimento requer uma certa cautela, principalmente em casos em que não existe nenhum documento que comprove o relacionamento de vocês.
Qual é a renda do casal?
A primeira coisa a ser analisada quando se pretende financiar um imóvel a dois é a renda do casal. Isso porque para que o banco libere o crédito para o financiamento, é preciso comprovar que vocês têm dinheiro o suficiente para arcar com o imóvel.
Fazer as contas direitinho é essencial, porque as despesas com a compra do imóvel não devem ultrapassar 35% dos rendimentos conjuntos. Ter clareza a respeito disso dá uma dimensão do quanto vocês poderão gastar e o tempo necessário para conseguir quitar a dívida.
Composição de renda familiar
Como já foi dito, a composição de renda familiar é uma forma de mostrar ao banco que vocês possuem renda suficiente para conseguir arcar com a compra de um imóvel.
A composição de renda familiar, no entanto, não precisa se restringir aos cônjuges. Em determinados casos, o casal pode acrescentar a renda de pais, irmãos, filhos, sogros, tios, primos, enteados, padrastos, madrastas e até mesmo amigos. Isso na hipótese de não terem crédito o suficiente para o financiamento.
Agora, é preciso ter clareza de que essa pessoa, independentemente do tipo de relação que ela tem com vocês, também terá direito sobre o imóvel. Nesses casos, é fundamental estabelecer as regras dessa aquisição, caso a ideia seja de ressarcir a pessoa para manter a casa em nome do casal.
Casamento e união estável
O financiamento em conjunto é a melhor forma de conseguir um imóvel para dois, principalmente quando já existe um regime de relacionamento estabelecido entre ambos. O casamento é a principal forma de comprovação de que existe um relacionamento conjugal estável, mas não é o único.
O chamado regime de união estável é um exemplo. Esse tipo de relacionamento diz respeito aos casais que moram juntos há algum tempo, mas que não necessariamente têm o enlace formalizado em cartório.
Porém, ter essa união oficializada, seja através do casamento, seja através do pedido de união estável escriturada em cartório, é fundamental para estabelecer as regras em caso de separação. Na verdade, é uma forma de resguardar os dois parceiros de futuros problemas, caso o relacionamento acabe.
Como funciona o financiamento?
O financiamento é uma troca que se faz com um banco quando vocês não têm o dinheiro total ou parcial para comprar algo, como um imóvel. Funciona da seguinte forma: o banco paga ao vendedor do imóvel a quantia a ser financiada, enquanto o comprador deve pagar o banco que quitou a dívida da compra do imóvel.
Cada banco oferece suas próprias condições de financiamento e, por isso, vale a pena analisar qual é a mais vantajosa para vocês. Isso porque existem diferenças entre duração dos contratos, taxas de juros e quanto do valor do imóvel pode ser financiado. Por isso, avalie bem qual proposta vale mais a pena.
Escolhido o banco, será necessário apresentar uma série de documentos (originais e cópias), como RG, CPF e comprovantes de estado civil e de renda. É feita, também, uma análise cadastral para verificar se existe algum tipo de inadimplência nos nomes cadastrados.
Faça simulação de financiamento
Depois de resolvidos os acertos com documentação e renda, é preciso fazer uma simulação de financiamento. Esse passo é indispensável, já que vai apresentar a vocês uma estimativa de quanto de dinheiro é preciso ter tanto agora quanto nos meses posteriores do financiamento.
Busque imóveis com financiamento facilitado
Uma outra dica é buscar casas e apartamentos que tenham condições de financiamento facilitado. Dessa forma, vocês não vão comprometer tanto a renda do casal com a aquisição do imóvel.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.