O Governo de Minas Gerais anunciou neste sábado (17) o descarte de 450 toneladas de ovos férteis como ação preventiva contra a gripe aviária. A medida ocorre após a confirmação de um foco do vírus H5N1, de alta patogenicidade, em uma granja comercial localizada em Montenegro (RS), conforme comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) feito no último dia 15 de maio.
Os ovos descartados haviam sido enviados ao Centro-Oeste mineiro a partir da granja gaúcha na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), os produtos foram rastreados com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e a operação de descarte foi conduzida em conformidade com os protocolos de biossegurança vigentes.
Os ovos férteis são utilizados para a reprodução de aves em granjas comerciais, e não para consumo humano. Por isso, mesmo que não representem risco direto à população, o contato com materiais contaminados pode facilitar a disseminação do vírus da influenza aviária entre plantéis, prejudicando a produção e ameaçando o setor avícola.
A Seapa-MG informou ainda que novos descartes podem ocorrer nos próximos dias, à medida que o rastreamento dos produtos vindos da granja de Montenegro for concluído.
Com a segunda maior produção de ovos do Brasil e sendo o quinto estado no ranking nacional da criação de galináceos, Minas Gerais intensificou os protocolos de vigilância sanitária, biosseguridade e educação sanitária.
“O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) realiza ações contínuas de vigilância epidemiológica contra doenças como Newcastle, salmonelose e micoplasmose, além de manter cadastro e vistoria de criatórios de subsistência”, destaca a nota divulgada pelo Governo do Estado.
As autoridades mineiras estão em contato com o Ministério da Agricultura e atualizações sobre a situação serão divulgadas assim que disponíveis.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.