O projeto de lei de autoria da vereadora Iza Lourenço (PSOL) que prevê a adoção de tarifa zero nos ônibus de Belo Horizonte avançou na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (06). A proposta foi aprovada por unanimidade, pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e agora passará por outras três comissões antes de ir a plenário.
Antes de chegar ao Plenário, o projeto ainda tramitará nas comissões de Administração Pública, Mobilidade Urbana e de Orçamento.
A vereadora Iza Lourenço (PSOL) comemorou no X (antigo Twitter) a aprovação por unanimidade do projeto de lei de sua autoria, confira:
‘’Projeto de lei da tarifa zero em BH acaba se ser aprovado por unanimidade na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ). Nossa cidade está cada vez mais próxima de ter busão 0800 pra toda a população! A aprovação do parecer pela constitucionalidade, na CLJ, é a primeira vitória. Agora, nosso projeto vai passar por mais três comissões e depois será apreciado no Plenário. Tarifa Zero em BH é possível! Vamos com tudo!’’
AGORA
PROJETO DE LEI DA TARIFA ZERO EM BH ACABA DE SER APROVADO POR UNANIMIDADE NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA (CLJ)Nossa cidade está cada vez mais próxima de ter busão 0800 pra toda a população! A aprovação do parecer pela constitucionalidade, na CLJ, é a primeira…
— Iza Lourença (@Izalourenca) May 6, 2025
Sobre o projeto de lei
De autoria de Iza Lourença (Psol) e outros 21 vereadores, o PL 60/2025 visa instituir o “Programa Municipal de Incentivo ao Uso do Transporte Público Coletivo por Ônibus” na capital. O destaque do projeto é a implementação da tarifa zero no serviço de transporte em até quatro anos, sem distinção de linhas ou horários. Para tanto, o texto da proposta prevê, entre outras medidas de custeio, a instituição da “taxa do transporte público”. Ela seria paga pelas empresas que exerçam atividades em Belo Horizonte e empreguem 10 ou mais funcionários.
O projeto de lei tem autoria de mais 21 vereadores, além da Iza Lourença (PSOL) da atual legislatura da Câmara de BH, veja quem são:
Arruda; Cida Falabella; Cleiton Xavier; Diego Sanches; Dr. Bruno Pedralva; Dra. Michelly Siqueira; Edmar Branco; Helton Junior; Irlan Melo; Janaina Cardoso; Juhlia Santos; Leonardo Ângelo; Luiza Dulci; Neném da Farmácia; Osvaldo Lopes; Pedro Patrus; Pedro Rousseff; Rudson Paixão; Tileleo; Wagner Ferreira; Wanderley Porto.
Para se tornar lei, o projeto ainda deve ser aprovado em dois turnos no Plenário, por dois terços dos vereadores.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.