O número de mortes por dengue em Minas Gerais subiu para três em 2025, conforme dados atualizados nesta quinta-feira (13) pelo painel de monitoramento de casos de arborviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Além dos óbitos confirmados, outros 22 casos estão sob investigação.
Segundo o relatório, até o momento, foram registrados 30.202 casos prováveis de dengue, dos quais 10.478 foram confirmados.
Além da dengue, Minas Gerais enfrenta a chikungunya, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O estado já notificou 2.641 casos da doença, com 1.904 confirmações. Uma morte foi registrada em decorrência da chikungunya, enquanto outro óbito ainda está sob investigação.
Com o avanço das arboviroses, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou a ampliação da cobertura vacinal contra doenças como dengue, zika, chikungunya e febre Oropouche. Serão destinados R$ 210,7 milhões para a compra de vacinas, capacitação de profissionais para identificação de casos e campanhas de conscientização.
O órgão também relatou que pretende intensificar a vigilância em possíveis focos dos mosquitos transmissores. Campanhas de conscientização serão realizadas em áreas de difícil acesso, com o objetivo de aumentar a adesão à vacinação e reduzir o número de casos. As autoridades de saúde reforçam a importância de eliminar criadouros do mosquito para conter o avanço das doenças.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.