A Copa Itatiaia, o torneio amador mais emblemático de Minas Gerais, teve um reforço de peso em 2024: a casa de apostas KTO foi a patrocinadora oficial da competição. Essa foi a primeira vez que a empresa apoiou o evento, considerado um dos mais tradicionais do futebol amador brasileiro.
Como é tendência no futebol brasileiro, o acordo incluiu também os naming rights da competição, que foi chamada oficialmente de Copa Itatiaia KTO.
O campeonato começou no dia 15 de dezembro de 2024 e teve a finalíssima em 19 de janeiro de 2025. Ao todo, 40 equipes de diversas regiões de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana disputaram o título.
Como de costume, o torneio foi dividido em duas chaves. Na Chave Belo Horizonte, 16 clubes da capital mineira foram organizados em quatro grupos de quatro equipes cada. Os dois melhores de cada grupo avançaram para as quartas de final.
Já a Chave Metropolitana trouxe 24 times de 22 cidades da Região Metropolitana e do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, distribuídos em seis grupos de quatro equipes. Os líderes de cada grupo e os dois melhores segundos colocados seguiram para as quartas de final.
Betim e Contagem foram as únicas cidades a ser representadas por dois times, enquanto as outras 20 cidades classificaram apenas os campeões locais. A novidade desta edição foi a inclusão de Juatuba, Matozinhos e Pará de Minas na competição.
A Copa Itatiaia, organizada desde 1960, é uma competição reconhecida por revelar talentos e movimentar o futebol amador em Minas Gerais. Criada pelo radialista Januário Carneiro, a competição foi inicialmente pensada como um torneio de verão para manter viva a paixão dos torcedores durante as férias dos grandes clubes. Desde então, tornou-se um patrimônio do esporte local.
Grandes nomes do futebol já passaram pelos gramados da Copa Itatiaia antes de brilharem em palcos nacionais e internacionais. Entre os destaques, estão jogadores que chegaram à Seleção Brasileira, como Toninho Cerezo e Paulo Isidoro, que iniciaram suas carreiras em campos amadores de Minas Gerais.
Outro caso bastante interessante vem do quadro de árbitros do torneio. Hoje comentarista da rádio, Márcio Rezende de Freitas teve seu início na Copa Itatiaia — foi inclusive o responsável por apitar a final do torneio em 1986. Doze anos mais tarde, já com sua carreira consolidada, foi o árbitro brasileiro escalado para a Copa do Mundo de 1998, disputada na França.
A 63ª Copa Itatiaia KTO promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. As equipes qualificadas foram selecionadas com base em campeonatos municipais e regionais ao longo do ano, e a rivalidade entre as cidades promete mobilizar as torcidas.
A Copa Itatiaia KTO, que combina tradição e inovação, reafirma seu status como o principal torneio amador de Minas Gerais, contando agora com o apoio de um renomado patrocinador. Mais informações sobre a empresa patrocinadora e formas de contato podem ser encontradas no site oficial: kto.bet.br. A competição não apenas emocionou os torcedores, mas também pode ter contribuído para revelar novos talentos no futebol brasileiro.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.