O ex-prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania) faleceu nesta terça-feira (4), aos 90 anos. Ele estava internado em Brasília para tratar um quadro de AVC, que sofreu em 22 de dezembro, poucos dias antes de terminar seu mandato à frente do Executivo da cidade no Norte de Minas. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro de Humberto Souto.
À época da internação pelo AVC, ele ainda estava consciente, mas foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC. O ex-prefeito chegou a ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias. Ele ficou internado por 19 dias na Santa Casa de Montes Claros e foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, no dia 10 de janeiro, onde permanecia hospitalizado desde então.
O legado de Humberto Souto
Com mais de seis décadas dedicadas à vida pública, Humberto Souto deixou uma marca significativa na história política de Montes Claros e do Brasil. Foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos, de janeiro de 2017 a dezembro de 2024. Antes disso, exerceu diversos cargos legislativos: foi deputado estadual de 1971 a 1975 e deputado federal por seis mandatos consecutivos, entre 1975 e 1995.
Em 1995, Souto assumiu a posição de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), chegando a presidir a instituição de 2001 a 2002. Permaneceu no TCU até 2004. Posteriormente, voltou à Câmara dos Deputados em 2007, mas não conseguiu a reeleição em 2010. Seu retorno ao cenário político ocorreu em 2016, quando foi eleito prefeito de Montes Claros, cargo que ocupou até sua internação.
A dedicação ao serviço público e à transformação de Montes Claros foi lembrada pelo atual prefeito Guilherme Guimarães, que destacou o legado de obras, ações e ensinamentos deixados por Souto. “Ele transformou e melhorou a vida das pessoas, deixando um grande exemplo”, afirmou Guimarães.
Homenagens nas redes sociais
A morte de Humberto Souto gerou uma grande repercussão nas redes sociais, onde diversas figuras públicas lamentaram sua partida. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), destacou a honestidade e eficiência do político.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também prestou suas condolências, afirmando que Souto foi um gestor “proeminente”. Já Tadeu Martins Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enfatizou o legado de dedicação à vida pública. “Dia de luto na política mineira. O amigo Humberto Souto deixa uma história de dedicação à vida pública”, escreveu.
A Câmara Municipal de Montes Claros emitiu nota de solidariedade à família do ex-prefeito, exaltando sua memória e contribuição para a cidade. “Que a memória de Humberto Souto seja eternizada em nossos corações e em nossa cidade”, destacou o comunicado.
O velório e o sepultamento de Humberto Souto ainda aguardam confirmação de detalhes, mas a Prefeitura de Montes Claros informou que está em contato com a família para que o corpo seja velado na sede do Executivo municipal nesta quarta-feira (5).
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.