O corpo do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), que morreu aos 86 anos de falência múltipla de órgãos, está sendo velado nesta segunda-feira (3) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, das 10h às 16h. A cerimônia ocorre com honrarias de reconhecimento e respeito ao legado de sua carreira política.
Pela manhã, o corpo do ex-governador foi conduzido do bairro Santa Efigênia ao Palácio da Liberdade em um cortejo organizado pelo Corpo de Bombeiros e o cerimonial do governo. O trajeto, realizado com escolta de batedores da Polícia Militar, terminou por volta das 7h35, quando a urna foi levada ao interior do Palácio e disponibilizada para o início do velório. Após uma cerimônia reservada à família,desde das 10h, o velório está aberto para toda a população mineira no Palácio.
O velório reúne autoridades e figuras políticas de destaque, como o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). O público pode prestar suas últimas homenagens com acesso pelo portão principal do Palácio da Liberdade.
Ainda estão previstas, para o decorrer do dia, uma oração conduzida por um representante da Igreja Católica às 15h, seguida da entrega solene da bandeira de Minas Gerais à família às 15h40. Às 16h, o corpo será retirado do Palácio da Liberdade para ser levado para uma cerimônia de cremação, marcada para às 17h30.
A cremação será realizada em caráter reservado à família no Parque Renascer, em Contagem, marcando o encerramento das homenagens ao ex-governador.
O legado do ex-governador
Natural de Brumado, na Bahia, Newton teve uma trajetória marcante na política mineira e nacional. Foi governador de Minas Gerais de 1987 a 1991, prefeito de Contagem por três mandatos e deputado federal por três vezes. Sua atuação deixou um legado importante para o estado.
Newton Cardoso foi internado nos últimos dias no Hospital Orizonti, no bairro Mangabeiras, mas a família preferiu não revelar a data de internação. Segundo o deputado Newton Cardoso Júnior (MDB), filho do ex-governador, a saúde do pai vinha se deteriorando devido à idade avançada.
Em reconhecimento aos feitos e a importância do político para o estado, o governador Romeu Zema decretou luto oficial de três dias em Minas Gerais. Nas redes sociais, o presidente Lula, o vice-governador Matheus Simões e outras autoridades lamentaram a morte do político, destacando sua contribuição histórica para o estado e o país.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.