A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, nesta quinta-feira (19), um advogado de 52 anos acusado de estelionato. Identificado como Geraldo da Silva Vieira, ele se apresentava como vice-cônsul honorário da Rússia em Belo Horizonte para ganhar a confiança das vítimas e aplicar golpes. A prisão ocorreu em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As investigações começaram em abril deste ano, após denúncias de vítimas e testemunhas na Delegacia de Lagoa Santa. Segundo a PCMG, Geraldo contratava funcionários e prestadores de serviço com a intenção premeditada de não pagar pelos serviços prestados.
Além disso, usava o falso título para abrir contas bancárias em nome do consulado, movimentando valores milionários. O Consulado Honorário da Rússia confirmou ter recebido denúncias semelhantes desde 2018.
O suspeito, que também é investigado por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, mantinha um perfil no LinkedIn repleto de especializações e certificados para atrair credibilidade. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e segue à disposição da Justiça. As investigações continuam, e a PCMG apura se há mais vítimas envolvidas nos golpes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.