A Agência Nacional de Mineração (ANM) retirou o nível de emergência da barragem de Campo Grande, localizada na Mina Alegria, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
A decisão, que ocorreu na última segunda-feira (16), após a estrutura receber a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva com avanço no processo de descaracterização da estrutura.
A retirada do nível de emergência da barragem Campo Grande foi devidamente comunicada aos órgãos reguladores e fiscalizadores competentes. A barragem continuará sob supervisão constante até que os requisitos legais sejam completamente atendidos.
Declaração de estabilidade
A estrutura recebeu uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a segurança atual da barragem. Este avanço foi possibilitado pelo progresso no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale, que abrange 30 estruturas construídas com o método a montante. O programa, iniciado em 2019, já recebeu investimentos superiores a R$ 10 bilhões e tem como meta eliminar a função dessas barragens de reter rejeitos e água até 2026.
Monitoramento
A Vale informou que as principais barragens sob sua responsabilidade, incluindo a de Campo Grande, são monitoradas 24 horas por dia pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs). Desde 2022, 16 barragens tiveram o nível de emergência encerrado. Das 14 estruturas que ainda mantêm algum nível de emergência, nenhuma está em operação para recepção de rejeitos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.