Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias em Minas Gerais faturou R$3,1 bilhões neste 3º trimestre, um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, maior do que a média da Região Sudeste, que ficou em 7,9% nesse período.
Ao se comparar todo o desempenho do País, o mercado mineiro representa 7,5% do faturamento do mercado nacional de franquias, que nos meses de julho a setembro foi de R$ 41,850 bilhões.
inas Gerais é o quarto Estado da nação em número de empresas franqueadoras e o terceiro em unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
“Mesmo com toda a instabilidade econômica do País, estes números refletem a força do mercado mineiro. As empresas do setor na região têm trabalhado duro para manter e expandir seus negócios com a certeza de que há espaço e boas oportunidades de crescimento. Podemos dizer que estamos numa curva ascendente de desenvolvimento”, afirma Danyelle Van Straten, diretora regional da ABF Minas.
Nesse mesmo levantamento, a cidade de Uberlândia se destaca em 5º lugar entre as que mais cresceram em número de unidades no ranking das 30 cidades brasileiras com o maior número de unidades e de marcas atuantes.
Com 556 unidades e 265 marcas, Uberlândia cresceu 11% no primeiro semestre de 2017. Isso representa um crescimento maior do que a capital, Belo Horizonte (10%). Estes dados confirmam o crescente movimento de interiorização do franchising, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País. Fica claro também que algumas economias locais estão com um ritmo de recuperação superior à média nacional.
Um dos maiores e mais importantes segmentos do sistema de franchising, o setor de Alimentação corresponde a 21% de todo o mercado mineiro. Em Uberlândia, assim como todo estado, predomina o serviço rápido tradicional, no qual é muito utilizado pelas redes de culinária japonesa, chinesa e outras asiáticas. Como é o caso da rede Jin Jin, tradicional rede de culinária asiática com mais de 25 anos no mercado, presente em 11 estados, com 79 lojas em operação, sendo duas em Uberlândia, opera predominantemente em shopping centers, e oferece aos clientes o formato buffet na praça de alimentação e também conta com o modelo JIN JIN Sushi, quiosque também em shoppings, hipermercados, galerias, aeroportos, etc. A expectativa é chegar ao final do ano com crescimento de 15% tanto em unidades como em faturamen to.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.