O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) mantém uma rotina de atualização de cadastro de seus beneficiários, incluindo a etapa da prova de vida e da perícia. Em parceria com o INSS, a Serasa vem alertando os consumidores sobre a necessidade de identificar e se proteger contra fraudes que envolvem a manipulação de dados pessoais. Como parte dessa iniciativa, foi criado o programa “Sempre Alerta”, que disponibiliza informações sobre esse tema.
No mais recente capítulo do programa “Sempre Alerta”, a atenção é voltada para uma modalidade de golpe em que criminosos se fazem passar por servidores do INSS para obter dados pessoais de segurados. O método usado por esses golpistas envolve o uso da prova de vida como isca. Durante essas tentativas de fraude, os fraudadores entram em contato com as pessoas por meio de telefonemas, e-mails ou mensagens, com o objetivo de adquirir informações confidenciais.
Durante esses contatos, os golpistas solicitam informações pessoais e, em alguns casos, até mesmo fotos de documentos, alegando que a recusa em fornecer tais dados resultaria no bloqueio dos pagamentos. Em situações mais elaboradas, chegam a enviar links para que os segurados realizem o que afirmam ser uma biometria facial. No entanto, o INSS esclarece que, em situações desse tipo, é fundamental que as pessoas desliguem imediatamente o telefone e não compartilhem nenhuma informação. No caso de mensagens de texto, é aconselhável bloquear o número de telefone.
Segundo o proprietário da João Financeira, João Adolfo de Souza, o segurado deve concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma gov.br e jamais compartilhar login e senha. Além disso, também precisa manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
“As fraudes do INSS estão entre os principais golpes financeiros do país, e não é de hoje. Independente do meio de contato, os golpes do INSS giram em torno de convencer o pensionista ou aposentado a passar seus dados pessoais, como dados de cartão e senha bancária”, diz. “Milhares de segurados do INSS caem em golpes todos os anos, o que acaba por prejudicar a vida de muitos.”
Para evitar cair nesse tipo de golpe, o INSS oferece algumas orientações essenciais. Primeiramente, o INSS nunca entra em contato direto com os segurados para solicitar dados pessoais, tampouco pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem. O único canal digital oficial para o envio de documentos é o “Meu INSS”, disponível no site ou aplicativo. Além disso, a biometria facial deve ser realizada exclusivamente por meio do aplicativo gov.br.
O INSS também destaca que, sempre que se convoca alguém para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no “Meu INSS” (aplicativo ou site) e pode ser verificada pelo telefone 135. Portanto, é aconselhável utilizar apenas os canais oficiais de atendimento do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar documentos, como o “Meu INSS” (aplicativo ou site) ou as agências da Previdência Social (mediante agendamento).
É importante salientar que, quando alguém ligar para o telefone 135, o atendente pode solicitar algumas informações como parte de um procedimento de segurança para confirmar a identidade do chamador. Por fim, o INSS incentiva todos os segurados a manterem seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, sempre atualizados, o que pode ser feito por meio do “Meu INSS” (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135.
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