Parafraseando Euclides da Cunha, podemos dizer que o brasileiro é, antes de tudo, um forte. Chega a ser incrível a capacidade nacional de conseguir arranjar soluções para problemas os mais diversos possíveis. Dentre os mais comuns, o emprego – ou a falta dele – situação combatida por muito empreendedorismo verde-e-amarelo. Basta dizer que um terço dos jovens do país (mais de oito milhões de pessoas) entre os 18 e 24 anos de idade já possuem sua própria empresa.
Talvez por essa grande massa jovem e empreendedora, cada dia mais as novas tecnologias têm sido aplicadas em prol de quem faz acontecer. Se você pretende empreender, veja algumas ferramentas que pode considerar.
Por trás da cortina
Antes mesmo de chegar ao público, um empreendedor pode se beneficiar de diversas tecnologias de backoffice – as atividades que não aparecem para os clientes, mas que são de fundamental importância. Aqui há dois grandes destaques: a gestão financeira, que inclui não só a parte contábil, mas também o controle de custos, provisão de pagamentos e fluxo de caixa, e a análise de dados, cada dia mais necessária no contexto digital dos negócios. Todos esses temas são, geralmente, algo que aterroriza empreendedores, pois não são o core business, mas podem infartar a saúde do negócio.
Na parte financeira, se antes era necessário contratar um ou dois funcionários para cuidar da cozinha, hoje é possível delegar à tecnologia a maior parte do trabalho braçal. Há diversos aplicativos específicos para o tema, como o BKper, com múltiplas funcionalidades e alguns gratuitos, ou a um custo muito baixo. Sim, ainda será necessário alimentar o programa, mas é uma tarefa muito mais suave do que gerenciar todo o processo.
No setor de análise de dados, vale o mesmo raciocínio: há diversas ferramentas que ajudam a suavizar o trabalho mais pesado, deixando espaço livre na cabeça para raciocinar sobre os números – esse sim, o verdadeiro trabalho do empreendedor.
A hora do show
Uma vez que as fundações do negócio estão feitas, é hora de brilhar. E, novamente, novas tecnologias ajudam. Uma das que mais ganhou espaço e seguidores foi a plataforma Twitch, que permite uma grande variedade de ações, combinando a produção de conteúdos diversos com sua propagação para uma base de fãs – ou clientes. Até mesmo o fenômeno Ronaldo Nazário reserva algum tempo de sua atribulada agenda de gestor do Cruzeiro para transmissões da Ronaldo TV na Twitch – seja para jogar videogame, ou para comentar jogos. E poucas pessoas são mais empreendedoras que Ronaldo.
Os desenvolvedores de games, por sinal, são uma vanguarda dentro do empreendedorismo. Misturando criatividade e conhecimentos técnicos, eles conseguem criar jogos cada vez mais complexos, cada vez mais interativos e cada vez mais abrangentes – com centenas de usuários jogando juntos, online. E fazem isso, muitas vezes, da própria casa, sem sequer tirar o pijama.
É claro que conforme as coisas evoluem e se expandem, novos problemas surgem, como administrar e moderar a interação dos usuários, que por vezes podem ir para caminhos tortuosos. Mas para um empreendedor, cada novo problema é uma nova oportunidade. E assim surgiu o ToxMod, uma ferramenta de gerenciamento automático de clientes que escuta o que está sendo falado, identifica o que foi dito, o tom e o contexto e analisa se aquilo é uma fala tóxica (daí o nome ToxMod – moderador de toxidade). Se for, ele notifica ao responsável para providências.
A tecnologia do ToxMod tem sido muito bem recebida não só pelos desenvolvedores de videogames, mas também por plataformas digitais como a PokerStars, que utilizam essa inovação nas versões em realidade virtual de seu carro-chefe, o Texas Hold´em. Usando o ToxMod, os jogadores podem interagir com a certeza em um ambiente amigável e, por consequência, mais divertido. Uma prova de que uma boa ideia, bem executada, é capaz de crescer de forma orgânica e muito rapidamente.
Se vir uma oportunidade…
Ao fim e ao cabo, essa é a grande mensagem por trás do empreendedorismo, seja ele digital ou não: se vir uma oportunidade, agarre-a. Ofereça a solução para um problema – e sempre há problemas. Ou, no mínimo, uma forma de fazer algo melhor. A tecnologia está aí, e é a melhor amiga do empreendedor.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.